Home / Plantas / Framboesa Batum: Características, Nome Científico e Fotos

Framboesa Batum: Características, Nome Científico e Fotos

A flora brasileira é motivo de muito orgulho para muitas pessoas, principalmente porque é por conta dela que temos uma diversidade muito grande de espécies vegetais disponíveis em nosso país, especialmente no caso de pessoas que moram em locais próximos à Floresta Amazônica.

Porém, a verdade é que toda essa diversidade pode acabar tendo um ponto negativo quando paramos para analisar tudo friamente: o fato de que muitas pessoas não conhecem nem 1% das espécies vegetais que temos em nosso país, principalmente no caso das pessoas que vivem em áreas urbanas e compram sempre as mesmas frutas nos mercados.

Apesar de tudo isso, algumas frutas também acabam ganhando certo destaque por serem difíceis de se encontrar, como é justamente o caso da framboesa batum, espécie que vem ganhando muita visibilidade principalmente entre os produtores atualmente.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a framboesa batum. Assim, continue lendo o texto para saber exatamente quais são as características da espécie, qual é o seu nome científico, qual o seu nome popular, e também algumas curiosidades sobre as framboesas em geral.

Características da Framboesa Batum

Entender um pouco mais sobre as características da espécie que está sendo estudada é essencial para que você consiga até mesmo reconhecer a fruta quando a ver no mercado, já que até isso pode ser difícil para quem não conhece a espécie que está estudando de acordo com as características.

Em primeiro lugar, podemos dizer que a framboesa costuma ter um gosto mais azedo caso ela tenha sido criada em um ambiente considerado inóspito quando comparado ao seu habitat natural, o que acaba sendo muito comum aqui no Brasil, e é por isso que importamos muitas framboesas.

Características da Framboesa Batum
Características da Framboesa Batum

Em segundo lugar, é possível afirmar que essa é uma fruta pequena e muito simples de colher, o que faz com que as pessoas sempre tentem arrancar uma framboesa da árvore com bastante rapidez, mesmo que algumas pessoas afirmem que ela é azeda.

Por fim, podemos também dizer que essa é uma planta que demora um pouco para crescer, e é justamente por isso que ela é tão aclamada pelas pessoas que gostam de frutas mais exóticas e raras.

Portanto, essas são algumas características muito interessantes que você provavelmente ainda não conhecida sobre a framboesa Batum.

Nome Científico da Framboesa Batum

O nome científico pode ser algo que causa bastante espanto nas pessoas, principalmente porque ele na grande maioria das vezes não é escrito em português, mas sim em latim, já que esse é o idioma utilizado de maneira universal para os nomes científicos.

Porém, a verdade é que por meio do nome científico podemos aprender as mais diversas características sobre um ser, e é exatamente por isso que ele pode ser tão interessante para os seus estudos.

Além de ser útil para os curiosos que estão estudando, podemos dizer que o nome científico também é extremamente útil para os cientistas, já que ele universalizou a linguagem da ciência, o que significa basicamente que ele é único para cada ser vivo e não se modifica de acordo com o idioma, fazendo com que a ciência se torne o idioma em si.

Nesse caso, podemos dizer que o nome científico é sempre formado por dois termos quando está completo: pelo gênero do ser vivo e depois pelo nome da especie, e ele é sempre grafado em itálico.

No caso da framboesa Batum, podemos dizer que o seu nome científico é Rubus idaeus; e de acordo com o que explicamos anteriormente, isso basicamente significa que o gênero dessa fruta é o Rubus, enquanto sua espécie é a idaeus.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o nome científico dessa espécie, e então consegue aprender um pouco mais sobre ela por meio desse nome.

Curiosidades Sobre Framboesas

Depois de aprender por meio do nome científico (que é considerado chato por muitas pessoas) você pode querer saber mais sobre essa fruta por meio de algumas curiosidades, já que assim o estudo fica mais leve.

Pé de Framboesa
Pé de Framboesa

Por isso, vamos ver agora algumas curiosidades sobre a framboesa que você provavelmente ainda não sabe!

  • As folhas dessa fruta possuem tanino, e é por isso que ela pode ter diversos efeitos medicinais;
  • As framboesas são naturais principalmente da América do Norte, e é por isso que elas não existem e nem são encontradas em abundância de maneira natural no Brasil;
  • Existem diversas espécies de framboesa, por isso você pode gostar do sabor de um e não gostar do sabor de outra;
  • O pé da framboesa é conhecido como framboeseira;
  • Os frutos da framboeseira na verdade aparecem nas extremidades dos galhos e não ao longo deles, o que é algo muito interessante;
  • A amora e a framboesa, apesar de serem parecidas, na verdade são bem diferentes, já que a amora é uma fruta original da Ásia;
  • Além disso, a framboesa é muito mais difícil de ser cultivada do que a amora.

Portanto, essas são apenas algumas curiosidades interessantes que podemos citar com relação à framboesa. Você já sabia alguma dessas curiosidades ou descobriu todas agora?

Nome Popular da Framboesa Batum

Você já viu qual é o nome científico da framboesa e nós já dissemos que ele é único, e é exatamente por isso que agora você deve saber um pouco mais sobre o nome popular dessa fruta. Isso porque um único ser vivo pode ter diversos nomes populares, e essa é a principal diferença do nome científico para o nome popular.

Nesse caso, podemos dizer que a framboesa também pode ser popularmente chamada por outros nomes, como por exemplo: framboesinha ou fruto vermelho.

Assim, podemos ver qual é a importância do nome científico, com ele temos apenas um nome para cada ser, já que a existência de mais de uma nomenclatura para um único ser pode acabar gerando bastante confusão.

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos existentes no mundo da Ecologia? Sem problemas, aqui sempre temos os melhores artigos para você! Para isso, leia também em nosso site: Toucanet Azul-Unida – Características, Nome Científico e Fotos.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *