Home / Animais / Qual é a Raça de Garfield? Tem uma Raça Específica de Gato?

Qual é a Raça de Garfield? Tem uma Raça Específica de Gato?

Quem é fã dos desenhos animados e de tirinhas já deve conhecer um gatinho muito famoso: o Garfield. Mas será que existe uma raça de gato igual a desse felino tão fofinho? O artigo de hoje vai desvendar esse mistério. É só continuar acompanhando para descobrir!

Raça do Garfield

O Garfield é um gato muito comilão, preguiçoso e folgado. Nas telinhas ele sempre está envolvido em alguma história atrapalhada, mas sempre sendo muito fofinho e carente. Com esse jeitinho é impossível não se encantar com esse gato, não é verdade? Mas qual é a raça do Garfield?

Saiba que ele é um indivíduo da raça persa. Assim como o personagem, os gatos dessa raça também gostam de muita atenção e carinhos. Proveniente do Irã, os gatos persas são considerados nobres e precisam de uma série de cuidados.

Gato Garfield
Gato Garfield

Comportamento

São gatos dóceis que se apegam com muita facilidade aos seus donos. Como não gostam de ficar sozinhos, costumam ficar sempre perto dos seres humanos e possuem temperamento muito tranquilo e caseiro.

Os persas são inteligentes e assim como o Garfield são animais que adoram curtir uma preguicinha. A sua rotina é basicamente o revezamento entre o sono e a alimentação.

São gatos amplamente indicados para as crianças e que exigem muito carinho e mimos. Adaptam-se facilmente em ambiente pequenos como os apartamentos e não fazem muito barulho. Mas tome muito cuidados com objetos, pois eles adoram escalar em cadeiras, nas camas e em onde mais eles alcançam.

Características do Gato Persa

Os gatos persas podem chegar a pesar sete quilos e medir vinte e cinco centímetros. Seu rosto é grande e redondo, seu nariz empinadinho , além disso as bochechas são bem avantajadas.

O pelo do persa é volumoso e os seus olhos são grandes e muito expressivos. Não possuem um rabo grande e suas pernas também são bem curtinhas. Os gatos podem chegar a viver mais de quinzes anos e apresentam-se nas cores: preta, branco, creme e mais uma infinidade de combinações.

Não deixe de alimentar o seu bichinho da forma correta e procure sempre ração de boa qualidade para oferecer para o seu gato. Lembre que a alimentação deve levar em consideração o tamanho, idade e demais características do bichano. Além disso, não esqueça de deixar sempre um pote com água a disposição do pet.

Cuidado com os Gatos

A raça persa exige alguns cuidados especiais com os olhos e com a pelagem. Como o seu pelo é longo, eles precisam ser cuidados todos os dias para evitar problemas. Os banhos são indicados uma vez por mês.

Os olhos precisam ser limpos com frequência para evitar que fungos ataquem o seu gatinho e deixem a região com um aspecto manchando.

Alguns dos principais problemas que os gatos dessa raça apresentam são: problemas renais, de visão, dificuldades para a respiração e enfermidades do coração. Dessa forma, caso você decida criar um gato persa fique muito atento para esses detalhes e proporcione qualidade de vida para o seu amigo. Responsabilidade é a palavra de ordem quando se decide adotar um pet, ok?

Outros Cuidados e Curiosidades Sobre o Persa

Gato Persa Branco
Gato Persa Branco
  • São animais carinhosos que amam ficar perto das pessoas. Portanto, se você viaja com muita frequência, repense adotar um gato da raça persa já que eles não suportam ficar sozinhos por muito tempo e sofrem com a ausência dos seus donos. Não é à toa que esses animais são apelidados de “gachorro”, por terem hábitos muito parecido com os cães.
  • A origem do gato persa é um pouco desconhecida. A hipótese mais aceita é que ele tenha vindo da região da Pérsia (hoje faz parte do Irã). A popularização da raça foi feita por um italiano que visitou o país e disseminou a raça por toda a Europa.
  • É uma das raças mais escolhidas para criação entre os americanos.
  • São animais muito independentes, mas que amam um carinho e uma atenção de seus donos. Amor e muito cuidados são essenciais para o desenvolvimento pleno do seu persa.
  • Existem mais de cinquenta variações de cores da pelagem do gato persa. A raça pode apresentar gatos com a coloração preta, amarela, cinza e até mesmo laranja, como o nosso querido Garfield. Algumas espécies apresentam animais em tamanho bem menores que os mais tradicionais. É ou não um fofura?
  • Os persas possuem o focinho mais curto quando comparado com muitas outras raças. Isso aconteceu devido à uma anomalia na raça, que aconteceu na década de 50. O pequeno “defeito” acabou sendo visto com uma qualidade e os gatos persas ganharam ainda mais Os criadores acabam realizando a perpetuação da característica que virou marca registrada do gato persa. Entretanto, é preciso muito cuidado com os bichanos já que esse pequeno detalhe pode atrapalhar a sua respiração e a sua alimentação.
    Rosto do Gato Persa
    Rosto do Gato Persa
  • A primeira vez que o gato Garfield apareceu foi ainda na década de 70. A primeira tira contando a história do gato  foi publicada em diversos jornais norte-americanos. O nome do gatinho foi em homenagem ao avô do seu criador. Uma curiosidade interessante é que assim como o Garfield, o cartunista que criou o desenho também ama uma lasanha.

Bom, agora que você já descobriu qual é a raça do Garfield, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Caso você tenha um gato persa pode deixar um comentário nos contando sobre a experiência com essa raça, ok? Aproveite e conheça um pouco mais sobre outras raças de gatos e cachorros aqui no Mundo Ecologia.

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *