Home / Plantas / Cebola Vidália: Características, Onde Comprar e Fotos

Cebola Vidália: Características, Onde Comprar e Fotos

Cebolas como a vidália possuem características exóticas, como vemos nessas fotos, e geralmente são compradas por importadores ou por redes de restaurantes.

As cebolas que conhecemos são variedades do gênero Allium, também descritas como pertencentes à família das Liliáceaes; espécies caracterizadas pela sua constituição na forma de bulbos repletos de “folhas”, semelhantes a escamas que se desenvolvem em camadas e flores distribuídas em umbelas.

Algo que surpreende a muitos é o fato de que, no Brasil, a cebola é a 3ª espécie vegetal mais consumida, atrás apenas da batata-inglesa e da batata-doce.

Apesar do seu sabor picante tão característico, ela torna-se uma grata surpresa quando preparada da forma como se prepara a variedade “vidália”, por exemplo, que nos Estados Unidos tornou-se quase uma celebridade gastronômica, pelo simples fato de ser frita em bastante óleo e saboreada – de forma ainda mais surpreendente – como se saboreia um aperitivo, acompanhado de uma bebida.

Mas não é somente como variedade gastronômica que a cebola conquistou mais de 20 países ao redor do mundo.

Em determinadas culturas – como algumas ligadas ao mito de Krishna – , as cebolas são utilizadas para uma comparação com as diversas camadas do ego humano, que seria composto por várias camadas que, devidamente debulhadas, revelariam a essência espiritual de um indivíduo.

Cebola Vidália
Cebola Vidália

Já os egípcios a utilizavam mesmo era como um eficaz repelente contra maus espíritos, inclusive contra aqueles que supostamente traziam doenças físicas, mentais e espirituais.

Também poderes afrodisíacos, estimulantes da libido e capazes de despertar determinas energias adormecidas, já foram atribuídos à cebola ao longo da trajetória humana.

Mas no ocidente ela conquistou mesmo foi pelas suas qualidades gastronômicas, como as da cebola vidália, cujas características, dificuldades de serem encontradas, entre outras singularidades (como essas da foto), não deixam dúvidas de que se tratar de uma espécie à parte nesse popular e ao mesmo tempo extravagante universo do gênero Allium.

Cebola Vidália, Características, Fotos e Onde Comprar

A cebola vidália é uma curiosa variedade doce e originária dos Estados Unidos. E para se ter uma ideia do seu prestígio no país, o estado da Geórgia tem a espécie como um verdadeiro patrimônio cultural, inclusive com área de produção delimitada por lei desde meados dos anos 80 – período no qual começou a chamar a atenção pelas suas características, digamos, exóticas e peculiares.

Algumas das principais características da cebola vidália – que, obviamente, será impossível apreciar apenas por meio dessas fotos –, são a dificuldade de serem compradas, o seu sabor extremamente doce e um interior suculento e crocante.

Mas para os apreciadores do vegetal, esse seu sabor singularmente picante, principalmente quando cortada em rodelas, é uma experiência difícil de reproduzir em outras variedades.

Tanto é assim, que a vidália tornou-se célebre como principal ingrediente do não menos célebre Bloomin Onion (a “cebola vidália frita”); um aperitivo que, graças à característica da cebola de possuir água em quantidades maiores e enxofre em quantidades menores do que nas demais espécies, consegue proporcionar um sabor dos mais originais e singulares entre as variedades de petiscos criados nos Estados Unidos.

Mas a fama da cebola vidália frita (ou a “Bloomin Onion”, como deve ser chamada, segundo os seus admiradores) atingiu proporções estratosféricas quando a famosa cadeia de restaurantes dos Estados Unidos, a Outback Steakhouse – um mega empreendimento, com cerca de 800 lojas espalhadas por mais de 20 países –, digamos, “inspirou-se” numa famosa receita criada em um restaurante de Nova Jersey.

A partir dela, o restaurante passou a produzir a especialidade “Bloomin Onion” como hoje a conhecemos, baseada na cebola vidália como matéria-prima vinda diretamente do estado norte-americano, onde costuma ser comprada e distribuída para todo o restante do país.

Uma Variedade que Tornou-se uma Referência nos Botecos Americanos

Reza a lenda que a cebola vidália seria, na verdade, uma espécie originária da Austrália, que, de alguma forma, conseguiu atravessar o Oceano Pacífico e desembarcar no estado de Nova Jersey, de onde espalhou-se por quase todos os estados norte americanos, tornando famoso todo e qualquer restaurante que a tivesse em seu cardápio.

Mais curioso ainda é saber que a cebola vidália, mesmo com características tão singulares, hoje pode ser cultivada e comprada facilmente nos Estados Unidos; e como podemos ver nessas fotos, com um tamanho que costuma surpreender os que apenas conhece a nossa modesta e tão discreta Allium cepa (a cebola tradicional), trazida diretamente da Ásia Central (China) para o Brasil e resto do mundo.

Hoje a Bloomin Onion é simplesmente o aperitivo mais famoso da popular cadeia de restaurante Outback.

Nela é possível encontrar a cebola em diversas apresentações, com molhos dos mais discretos aos mais elaborados – o que contribui, ainda mais, para torná-la uma espécie de ícone da gastronomia norte americana desde o final dos anos 80.

E como não poderia ser diferente, ao chegar no Brasil, a badalada Outback trouxe em sua bagagem a cebola vidália como a sua “menina dos olhos”.

E se alguém tinha alguma dúvida de que aqui por essas bandas a iguaria também faria sucesso, essa dúvida simplesmente foi pelos ares!

Pois ela simplesmente conseguiu desbancar os não menos famosos e tradicionais “Camarões Empanados”, ou mesmo as originais “Quesadillas Recheadas”. E nem mesmo as populares e deliciosas “Sobreasas de Frango Empanadas” da rede conseguiram fazer frente aos encantos da imbatível Bloomin Onion, a Cebola Vidália Frita”.

Características e Fotos da Preparação da Cebola Vidália

O preparo dessa iguaria geralmente requer determinados procedimentos que a tornam ainda mais extravagante e original.

A cebola vidália terá que ficar submersa em água com cubos de gelo por um período de tempo entre 3 e 5 horas, a fim de que as suas escamas abram naturalmente e adquiram aquele aspecto que lhé é tão característico.

Em não mais do que 1 minuto, a cebola é cortada com o uso de um instrumento criado especialmente para esse fim, preparada com os condimentos tradicionais e frita em bastante óleo.

O resultado será um petisco saborosíssimo, que agrada não somente ao paladar, como também aos olhos, já que adquire durante o processo de fritura o curioso formato de uma flor (uma flor típica da Austrália), geralmente degustada em companhia do não menos saboroso molho “Bloom”; um molho capaz de ressaltar, ainda mais, o já tão marcante Bloomin Onion, ou simplesmente a “Cebola Vidália Frita”, um dos petiscos mais tradicionais dos Estados Unidos da América.

Caso queira, deixe as suas impressões sobre esse artigo. E continue compartilhas os nossos conteúdos.

Veja também

Como Fazer Chá da Casca do Mangostão

Conhecido como “a rainha” das frutas dos países tropicais, o Mangostão possui um sabor e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *