Home / Animais / Habitat do Crocodilo: Onde Eles Vivem?

Habitat do Crocodilo: Onde Eles Vivem?

Neste artigo falamos de crocodilos, esses enormes répteis considerados fósseis vivos por causa de sua aparência praticamente inalterada por milhares de anos. Falaremos mais especificamente, de acordo com os vários locais do mundo e os tipos de crocodilo, seu habitat preferido, escolhido para facilitar a predação de alimentos e seu conforto necessário.

Breve Definição De Crocodilos

Seu nome científico é crocodylus e a diferença entre crocodilos e jacarés está na forma de seu focinho, na verdade os crocodilos têm um focinho em forma de V, portanto alongados, enquanto os jacarés em forma de U. As espécies de crocodilos se originam cerca de 200 milhões de anos atrás e alguns recursos foram alterados ao longo do tempo. Seu corpo é alongado e plano e sua cauda é quase 50% do comprimento total do crocodilo.

A barriga é de cor clara em comparação com as costas e também é mais suave, na verdade a parte superior da maioria dos crocodilos é protegida por cristas e proeminências ósseas. A boca é alongada e possui dentes afiados e muito poderosos, capazes de quebrar qualquer coisa, como conchas de moluscos ou até ossos de outros animais. A força da mandíbula é realmente impressionante, por exemplo, uma pequena com 50 kg é capaz de exercer uma força de 700 kg.

Tem de 3 a 6 metros de comprimento e pesa de meros 100 a até 1700 kg, com seus membros curtos, e é por isso que se move muito lentamente em terra, ao contrário de na água. O crocodilo passa várias horas tomando banho de sol em suas margens para poder manter sua energia durante a noite em que está ativo. É um animal com um comportamento muito dominante em seu território e vem defendê-lo com gestos físicos e vocalizações.

Habitat Do Crocodilo: Onde Eles Vivem?

Como dissemos, o crocodilo pode viver em água doce e salgada e, portanto, no mar, a espécie que vive em água salgada é o maior réptil vivo do mundo. Na verdade, é longo de 4,5 a 5 metros e seu peso varia de 600 a 1000 kg. Esses animais amam o clima quente e equatorial, então podem ser encontrados em todo o planeta na área central, perto do equador. Normalmente procura águas onde a salinidade é adequada, pois fornece ao corpo sais minerais ideais para esse réptil.

Este incrível animal pode ser encontrado nas áreas geográficas da África, Austrália, Ásia, Oceania, Índia e em alguns estados dos Estados Unidos da América. Na natureza, eles vivem em áreas quentes porque seu corpo pode regular a temperatura do corpo e entram na água para se refrescar e beber. Se a água não estiver disponível, os crocodilos cavam na areia e na lama para se refrescar. Podemos encontrá-los, como mencionado, em vários tipos de água, como rios, lagos, lagoas e pântanos.

Crocodilo na Beira da Água
Crocodilo na Beira da Água

Nas áreas úmidas, portanto com alta umidade, poças são criadas durante a estação chuvosa, onde os crocodilos mergulham. Como já dissemos, os crocodilos também são capazes de viver em água salgada, onde outros répteis como jacarés não podem viver. Eles não têm predileção por água doce em comparação com a água salgada, basta encontrar o que os satisfaz. No entanto, é necessário que o habitat do crocodilo seja muito úmido para manter seu corpo sempre fresco e permitir um crescimento saudável.

Os crocodilos têm uma percepção sensorial, uma espécie de radar, que lhes permite reconhecer o habitat natural onde cresceram e, mesmo que sejam removidos, para levá-los a outros lugares, farão todo o possível para poder voltar àquele lugar. Encontramos nos lagos e mares americanos o crocodilo do Mississippi, que se alimenta principalmente de peixes e anfíbios, enquanto na África encontramos o crocodilo do Nilo, um perigo para quem vive em suas áreas de caça; na Índia, encontramos o crocodilo do Ganges, crocodilo característico pela forma estreita e alongada de seu focinho.

Água, O Local Ideal Para O Crocodilo

Crocodilo Dentro da Água
Crocodilo Dentro da Água

Eles gostam de viver principalmente na água, por muitas razões, e graças à sua estrutura são ótimos nadadores; o rabo movido por músculos fortes atua como hélice, permitindo que sejam muito rápidos. Fora da água, eles não são tão rápidos e ágeis, mas podem se lançar em corridas com tiros muito rápidos; portanto, mesmo estando no continente, você nunca deve baixar a guarda.

Eles amam a água também porque podem se camuflar com habilidade, conseguindo abordar as presas de maneira discreta e silenciosa, para surpreendê-las com um clique, mordendo-as e arrastando-as com elas. Áreas úmidas são preferidas, água parada e suja é ideal para se esconder; perto das margens, é difícil ver um crocodilo entre os galhos que flutuam em um líquido turvo, e é precisamente aqui que os animais que param para beber aguardam.

Mesmo que sejam animais solitários, eles geralmente se reúnem nos pontos mais cruciais para compartilhar suas presas, ajudando uns aos outros a separar os grandes pedaços de carne que engolirão inteiros; a técnica mais eficaz (e mais tremenda) é morder um animal e se virar, conseguindo manejar a carne rasgando-a com força. A temperatura e o ambiente circundante são fundamentais para induzir o crocodilo a escolher seu habitat.

Crocodilo Comendo um Jacaré
Crocodilo Comendo um Jacaré

Na verdade, ele geralmente procura lugares sombrios com solo suficientemente macio para poder cavar; quando a fêmea faz um buraco no solo bastante profundo, ela põe os ovos dentro, cobrindo-os com terra e matéria vegetal orgânica que fornecerá o calor necessário para mantê-los vivos. Mesmo que aos nossos olhos pareçam répteis rudes, os crocodilos são na verdade pais apreensivos, fornecendo aos ovos toda a proteção de que precisam e, assim que nascem, seus filhotes ficam super protegidos por seu primeiro período de vida.

Biologia de Crocodilos

Predadores ativos, os crocodilos tendem a viver agrupados com seus pares, embora não se possa falar de estruturas sociais como o bando. Às vezes, esse modelo social é radicalmente subvertido, e os espécimes adultos tendem a defender suas áreas de caça de maneira extremamente agressiva de outros adultos e jovens, que muitas vezes são vítimas de predações canibais. Eles caçam presas de tamanhos variados, principalmente peixes ou pequenos vertebrados, mas quando atingem o pleno desenvolvimento, os crocodilos atacam com sucesso até animais muito grandes, como o gado.

Algumas espécies se alimentam exclusivamente de peixes e pequenos animais, mesmo quando atingem a idade adulta. A caçada ocorre por emboscada, aproximando-se da presa que desconhecia a água, permanecendo semi-submersa. A pesca pode ocorrer em imersão, capturando o peixe graças às notáveis qualidades de nadador ou, com uma modalidade curiosa observada no crocodilo do Nilo, posicionando-se com a mandíbula aberta sob um pulo d’água.

Sendo heterotérmicos , os crocodilos devem aquecer passando parte do dia ao sol. Durante essas pausas nas margens de rios ou lagos, algumas espécies de crocodilos interagem com certos tipos de aves, que limpa a boca de pragas e resíduos alimentares. A mordida de crocodilos tem sido uma das mais poderosa na natureza desde suas origens. Atualmente, a primazia pertence ao crocodilo marinho mas todos os crocodilos, incluindo aqueles com focinho alongado, possuem uma mordida extremamente poderosa, até quinze vezes a do tubarão branco.

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *