Home / Animais / Existe Barata Branca ou Albina? É Verdade ou Mito?

Existe Barata Branca ou Albina? É Verdade ou Mito?

Imagine o seguinte: você não suspeita de nada, vai à cozinha, acende a luz, prepara a cafeteira e surge em cima de sua pia, uma das muitas maravilhas da natureza. Uma visão rara e bonita. Lá, em toda a sua glória, está a barata albina super indescritível, fazendo uma pausa para sumir por detrás do seu armário. Se você for rápido o suficiente, poderá pegá-lo sob um copo para mostrar à família quando eles acordarem.

É uma história bonita, mas a realidade é muito diferente. No momento em que você pode exibir sua captura, a barata que você prendeu é tão marrom quanto qualquer outra na colônia. Você foi roubado de sua ótima exibição. O que aconteceu?

Se você encontrou uma barata branca ou albina em sua casa, empresa ou bairro, pode estar um pouco animado ou nervoso com essa observação aparentemente rara. Na verdade, elas não são raras. A verdade é que, na maioria das espécies de baratas, todas as baratas passam algumas horas, várias vezes durante a vida, como baratas brancas.

Por Que Não é Considerada Albina

A “barata branca” é na verdade uma barata recém-muda. Quando um inseto muda, ele fica branco e permanece branco até que o novo exoesqueleto tenha tempo de endurecer. Por exemplo, uma barata americana comumente chamada de “inseto de palmetto” passa de 10 a 13 molts em sua vida útil de dois anos. Leva apenas algumas horas para que a barata fique marrom e endureça novamente.

Primeiro, é importante observar que essas são duas condições diferentes. Por mais comuns que sejam as baratas brancas, nunca houve um caso documentado de barata albina, pelo menos não uma que se encaixe na definição de albinismo.

Barata Branca

Albinismo ou achromia é uma condição congênita que afeta enzimas que controlam a pigmentação na pele, cabelos e olhos dos animais afetados. O albinismo é causado por um gene recessivo herdado e está presente em todas as espécies de vertebrados, incluindo seres humanos. A condição pode se apresentar em diferentes níveis de gravidade, dos quais a ausência de pigmentos na pele é a mais perceptível, mas não necessariamente a mais problemática. Os animais atingidos pelo albinismo sofrem de outros defeitos congênitos, como surdez parcial a total, cegueira, uma sensibilidade aumentada à luz e uma propensão a desenvolver formas raras de câncer de pele nos anos avançados.

Um diagnóstico preciso não é feito com segurança observando a cor da pele. Em vez disso, é mais comumente diagnosticado por um simples exame oftalmológico. Mas não abra um centro de exames oftalmológicos de baratas ainda. O albinismo não é uma condição genética conhecida por afetar baratas. Em outras palavras, quando se trata de uma barata branca, o albinismo não é a causa.

Por Que a Barata Fica Branca

As baratas são artrópodes e, como todos os artrópodes, não têm espinha, tornando-os invertebrados. De fato, as baratas também não têm outros ossos. Mas, para que os músculos de uma barata operem adequadamente suas pernas, asas e outras partes móveis, eles precisam estar presos a algo rígido.

Do ovo até a fase adulta, as baratas  passam por 4 a 5 estágios de muda. O número de mudas depende das espécies de baratas com as quais você está lidando. Em cada estágio, eles perdem a pele e emergem como uma barata branca . Os animais parecem brancos porque o pigmento na nova pele ainda não se desenvolveu. Este é um processo químico que pode levar várias horas.

A pele leva alguns minutos para endurecer o suficiente para que a barata possa se mover. Isso ocorre porque a concha externa é tão macia que os músculos internos os puxam para fora de forma, em vez de movê-los como pretendido.  Se você encontrar uma barata branca, poderá perceber que é menos responsivo ou mais lento do que seus amigos. Isso porque eles podem não ser capazes.

Para se livrar do exoesqueleto antigo, um novo deve crescer sob a pele. Ele precisa ser maior que a versão anterior. Ele também deve ser macio e flexível, para permitir que o animal e sua nova pele sejam amontoados no espaço cada vez mais apertado. Após um certo período de tempo, o inseto entra na muda, um processo em que a pele velha se abre e o inseto recém-formado surge. A barata engole ar para inflar sua nova pele nas proporções certas.

Por Que São Tão Raras

Esta fase é quando a barata é mais vulnerável. A nova pele é macia e o animal não pode se mover tão bem com um corpo mole, deixando-a à mercê de predadores e outros perigos diversos. As baratas tendem a fazer a muda nas áreas portuárias, escondidas do perigo e da segurança dos números. É por esse motivo que as baratas brancas são uma visão rara em campo aberto, não porque sejam realmente raras.

Se você vir uma barata branca, algo perturbou seu refúgio e esses animais foram prematuramente retirados de seu esconderijo. Se você está vendo uma barata branca, você já conheceu muitos de seus amigos marrons. Onde existe uma, geralmente existem centenas nas paredes e é bem provável que uma parte delas também esteja na muda.

As baratas são altamente vulneráveis ​​à secagem e ao ataque de predadores logo após a muda, de modo que as baratas que mudaram permanecem escondidas, fora da luz e do ar em movimento. A nova concha não é rígida o suficiente para que os músculos forneçam muito movimento nesse momento, dificultando a corrida e a ocultação quando os predadores os perseguem. Esses fatores, combinados com a possível desordem de seus relógios biológicos, fornecem bastante incentivo para que as baratas fiquem fora de vista enquanto estão brancas.

O Que Significa Ver Barata Branca

A maioria das pessoas nunca vê baratas brancas, elas geralmente se escondem no escuro quando mudam, pois são muito vulneráveis ​​no momento. Mas se você os vir, está vendo um grande problema. Onde existem baratas na muda, existem fezes, exoesqueletos abandonados e provavelmente baratas mortas.

Os exoesqueletos e fezes antigos secam em sua casa e se transformam em um pó fino que pode causar alergias e ataques de asma. Você precisa limpar completamente e aspirar sua casa para remover esses resíduos. Coloque todos os pacotes de comida abertos em recipientes hermeticamente fechados e certifique-se de não deixar nenhum outro alimento para baratas, na forma de lixo, migalhas, graxa no fogão e assim por diante.

Animal Branco é Mais Valioso

Quando o caçador de búfalos J. Wright Mooar matou um búfalo branco em 1876, Teddy Roosevelt lhe ofereceu US $ 5.000 pela rara pele, o equivalente a cerca de um milhão de dólares em valores de hoje. Mooar recusou a oferta. Como Roosevelt, ele sabia que o búfalo branco extremamente raro trazia boa sorte (embora obviamente não seja para o búfalo).

E as baratas brancas? Não tem tanta sorte. Embora algumas pessoas acreditem que baratas brancas, como búfalos brancos, são albinos – não são. Baratas de cor branca são realmente apenas baratas velhas e desagradáveis ​​que estão em processo de muda. Se você encontrar baratas brancas, terá um problema.

Veja também

Borboleta Junonia Evarete: Características, Habitat e Fotos

As borboletas são muito bonitas e fazem de qualquer lugar mais bonito, sendo muito usadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *