Home / Animais / Enguia É Venenosa? Ela É Perigosa Para O Ser Humano?

Enguia É Venenosa? Ela É Perigosa Para O Ser Humano?

Na natureza existem milhares de animais que possuem diferentes e exclusivas características que os diferenciam.

A variedade de animais é tão grande que é até um pouco difícil catalogar e estudar cada uma das espécies existentes no mundo atualmente.

Outro fator que pode deixar esse processo mais difícil é o local que alguns animais habitam, como o fundo do mar ou florestas perigosas.

Cada um desses animais pode possuir também características ou habilidades que podem exercer enorme interesse nos humanos.

Esse interesse pode ser transformado tanto domesticação de um animal, ou também caça de um animal.

A enguia, por exemplo, é um animal que está em um estado crítico de conservação, e isso é devido principalmente a caça e alta da poluição em seu ambiente.

Mas muitos também possuem medo da enguia, e podem se perguntar: a enguia é venenosa? Ela é perigosa para o ser humano?

Hoje vamos descobrir tudo sobra a enguia, se ela possui veneno, quais perigos oferece e quais são as suas principais características, acompanhe essa leitura!

Características

A enguia é uma espécie que pertence a família dos peixes, e há cerca de 15 espécies que foram descritas e catalogadas até o momento.

Normalmente, uma enguia é um peixe catádromo, e costuma se desenvolver nos rios e sua reprodução ocorre nos grandes oceanos.

Seu habitat costuma ser as águas com clima tropical e também temperado, mas não há registro de enguia no Atlântico Sul e no Pacífico Oriental.

A enguia, quando reproduz, cria pequenas larvas que possuem uma grande habilidade de nadar, podendo se locomover por grandes distâncias, como do mar onde nasceu até o rio onde irá se desenvolver.

O corpo de uma enguia é muito alongado, um pouco cilíndrico, e ela possui algumas escamas em sua pele.

A enguia possui uma enorme importância economicamente, pois elas servem como alimentação de várias pessoas, e podem ser vendidas de forma fresca, em latas ou defumadas.

A Enguia É Perigosa Para O Ser Humano?

Algumas espécies de enguias possuem a habilidade de dar choque elétrico, o que pode apresentar grande perigo para um ser humano que esteja nadando em suas águas desprevenido.

No entanto, a enguia elétrica não é exatamente da mesma família que as enguias normais, porém possuem características muito parecidas.

A principal é o seu corpo que é esverdeado, muito comprido e também a boca que é cheia de dentes.

Esse tipo de enguia possui uma capacidade de dar choques elétricos que podem chegar até 850 volts, pois elas possuem algumas células especiais.

O choque elétrico é usado principalmente para conseguir caçar suas presas, mas também para se defender de seus predadores ou ainda para poder se comunicar com outras enguias nos rios e mares.

Uma enguia pode mantar uma cerca de um minuto uma descarga elétrica de uma maneira contínua.

A enguia elétrica é encontrada na América do Sul, e vive principalmente nas bacias que são encontradas no Rio Amazonas e também em Orinoco, no entanto, pode ser encontrada também em locais tranquilos e nos pântanos.

A maior enguia registrada até o momento media cerca de 2 metros e meio e tinha cerca de 20 quilos.

Esse tipo de enguia pode apresentar perigo aos seres humanos justamente por sua habilidade de dar choque dentro do mar.

Então, é comum que alguns acidentes possam ocorrer, mas normalmente esses acidentes são causados quando alguma pessoa decide nadar próximo a uma enguia em um rio e então como forma de proteção a enguia dispara o choque.

Enguia Elétrica
Enguia Elétrica

Comportamento

Nos mares e nos rios as enguias sofrem com os predadores como lontra, polvo, tubarão e também golfinhos.

Conseguem se proteger muito bem através da sua velocidade, dos seus dentes, e em alguns casos, do choque elétrico que podem emitir.

No total, uma enguia pode viver cerca de 2 ou até mesmo 50 anos, sendo que costuma viver cerca de 20 anos na média geral.

O local preferido que uma enguia escolhe para viver são as águas com bastante oxigênios e que são mais quentes.

Preferem lugares com um fundo lodoso, de areia ou ainda com uma densa e variedade vegetação submersa.

A enguia vive cerca de 6 até 12 anos nas águas doces, e após esses anos, ela retorna para o mar aberto para poder se reproduzir.

Uma enguia pode apresentar colorações variadas, e isso dependerá principalmente do tipo de água onde vivem.

A enguia que vive na América do Norte, por exemplo, costumam ser amarelas, verdes, marrom ou cinza clara.

Reprodução

Filhote de Enguia
Filhote de Enguia

Uma enguia possui uma velocidade e uma resistência muito alta para nadar nos mares onde vai se reproduzir.

Dessa forma, ela consegue realizar grandes viagens, e cada uma delas pode ser de cerca de quatro mil quilômetros.

Essas viagens são feitas para que as enguias possam desovar seus ovos no mar aberto em várias regiões do planeta.

O local escolhido normalmente possui uma temperatura que pode variar entre 13 a 16 graus e com 500 metros aproximadamente de profundidade.

Após se reproduzirem e desovarem, a enguia morre. Os ovos, no entanto, eclodem após alguns dias e começam a se mover nas correntes mais próximas até que consigam encontrar um rio novamente.

Filhote de Enguia na Mão de uma Pessoa
Filhote de Enguia na Mão de uma Pessoa

Uma enguia será macho ou fêmea de acordo com a salinidade da água onde se encontra, e normalmente, os machos são formados nas águas mais salgadas, enquanto as fêmeas nas águas menos salgadas.

Para chegar aos rios onde irá se desenvolver e viver grande parte da sua vida, uma enguia leva aproximadamente cerca de 4 anos, podendo ser mais ou menos, dependerá da velocidade..

Quando a enguia entra em contato pela primeira vez com uma água doce, é realizada a metamorfose que transforma aquela larva em uma enguia completa.

Durante a sua vida, uma enguia é principalmente onívora, mas pode também se alimentar de moluscos, insetos, vermes, alguns crustáceos e peixes de porte pequeno encontrados nos rios e mares.

O que você achou do conteúdo? Você já viu uma enguia enquanto nadava por algum rio? Deixe nos comentários a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido. E se tiver alguma curiosidade que não citamos, não deixe de compartilhar com a gente!

Veja também

Affenpinscher

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.