Home / Animais / Animais que Comecam com a Letra C: Nome e Características

Animais que Comecam com a Letra C: Nome e Características

Existem milhares de animais no mundo inteiro, e todos possuem suas próprias características, que em alguns casos, inclusive, são únicas.

Esses animais estão na natureza há milhares de anos, e existem milhares de espécies diferentes em cada uma das famílias animais.

Hoje, iremos aprender sobre alguns animais que comecem a letra C, e saberemos suas características e muitos mais, acompanhe!

Cobra

A cobra é um animal que pertence a subordem chamada Serpentes, e possui características que a aproxima muito do lagarto.

Uma das principais diferenças das cobras para os lagartos é que a cobra é considerada um réptil poiquilotérmico, ou seja, ela não possui pata, por isso ela se arrasta para poder se movimentar.

O esqueleto de uma cobra é bem específico, e a maioria possui apenas o crânio, a coluna vertebral, os maxilares e as costelas.

Uma cobra possui uma coluna vertebral que é formada por 200 até 400 vértebras, e em alguns casos, esse número pode ser ainda maior.

A cobra possui uma pele que é totalmente coberta por escamas, e elas podem ser lisas ou em alguns casos granuladas.

Suas pálpebras, ou seja, a parte que protege seus olhos, são formadas por escamas que são totalmente transparentes e estão fechadas a todo momento.

Como muitos já devem saber, a cobra possui uma habilidade de troca de pele, e esse processo que ocorre de tempos em tempos é chamado de muda ou ecdise.

Uma das teorias mais aceitas é que essa troca de ele ocorre principalmente para que os parasitas externos sejam removidos.

Apesar de possuir algumas diferenças entre as espécies de cobras, o que elas possuem em comum é a sua alimentação.

Sendo todas carnívoras, as cobras se alimentam principalmente de animais de pequeno porte, como ovos, insetos, aves e até mesmo lagartos ou outras cobras.

Algumas espécies de cobras possuem peçonha, ou seja, uma toxina produzida por elas, para que as suas presas possam ser capturadas e então imobilizadas antes da cobrar ingerir.

Quando vão comer sua presa, entretanto, a cobra não mastiga a carne, mas sim utiliza a sua mandíbula que é muito flexível.

Entre as espécies de cobras, apenas um quarto possui peçonha, no entanto, a maioria dessas toxinas podem ser letais para os seres humanos.

Cobras com peçonha costumam ser muito bravas e agressivas, e quando mordem um adulto saudável, esse pode falecer se não tiver o tratamento adequado.

Cachorro

Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, e isso não é nenhuma surpresa, já que essa foi uma das primeiras espécies que foram domesticadas pelos humanos.

O cão, conhecido popularmente como cachorro, faz parte da família dos canídeos, sendo que a sua subordem é do lobo.

Uma das teorias mais aceitas sobre o surgimento do cachorro é de que ele se originou do lobo asiático na Ásia.

Com o passar do tempo e o surgimento de novas tecnologias, o cachorro teve várias modificações genéticas, onde suas características físicas, comportamento e aptidões foram moldadas de acordo com o necessário.

Por conta disso, existem hoje milhares de cachorros de diferentes espécies, e cada uma dessas espécies possuem características únicas e exclusivas.

As principais características de um cachorro, no entanto, são suas quatro patas, sua excelente audição e olfato e sua capacidade de ser adestrado.

A expectativa dos cachorros pode variar muito de espécie para espécie, mas costuma ser entre 10 até vinte anos.

Os cachorros, em sua grande maioria, possuem um comportamento muito social, dócil e amigável, e costumam aceitar os seus donos como um líder.

Podem existir cão de caça, de guarda, de companhia, de guia, policial, entre outras diversas funções que um cachorro treinado pode ter.

Camaleão

O camaleão é um dos animais mais bonitos, curiosos, misteriosos e com habilidades excepcionais que existem.

A sua família é a Chamaeleonidae, e as espécies podem variar, sendo que existem cerca de 80 espécies conhecidas e catalogadas de camaleão.

O camaleão vive, principalmente, em regiões da África, da Ásia e em alguns locais na Europa, como na Espanha e Portugal.

Essa família existe há muito tempo, e a teoria principal é que ela surgiu há mais de 100 milhões de anos atrás.

As características principais de um camaleão é o seu tamanho, que costuma ser de cerca de 60 centímetros, com a sua língua que pode chegar a 1 metro, sua habilidade de mudar de cor e de conseguir mexer os olhos de forma independente até 360 graus.

O camaleão come, principalmente, insetos como moscas, gafanhotos, besouros, mariposas, joaninhas, entre outros.

Possui uma velocidade muito lenta, e isso serve principalmente para que suas presas não o notem antes de dar o seu bote.

A pele de um camaleão é formada por escamas que são muito resistentes e oferecem uma ótima proteção contra os predadores de camaleões.

Cavalo

O cavalo é um animal que, assim como o cachorro, é muito conhecido e querido por todos os seres humanos.

Ele pertence à ordem dos ungulados, e é um mamífero totalmente herbívoro, sendo que as fêmeas são conhecidas como égua.

O cavalo é um animal considerado muito sociável, e ele costuma viver em bando que é liderado por uma matriarca.

A expectativa de vida de um cavalo é de cerca de 25 até 40 anos de idade, e por muito tempo, eles foram os principais meios de transportes e de carga utilizados pelos seres humanos.

São animais que andam em quatro patas, e são considerados muito altos, mas com uma velocidade tão veloz que o faz escapar de forma muito fácil de vários predadores.

Atualmente, os cavalos são animais muito mais domésticos, pois suas funções foram substituídas por várias tecnologias, como carro, trem, entre outros.

O cavalo possui também uma forma de comunicação muito avançada, que até mesmo é estuda por humanos para que a comunicação entre nós seja melhor e também muito mais eficaz.

No mundo dos negócios, os cavalos participam de corridas que valem apostas com uma quantidade muito grande de dinheiro.

E então, o que você achou do conteúdo? Você conhece mais animais que comecem com a letra C? Deixe nos comentários abaixo o que achou ou qualquer dúvida que tenha surgido durante a leitura!

Veja também

Cachorro Vira Lata

História do Vira Lata, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre os cães chamados de “vira – latas”, assim …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.