Home / Animais / Como É Por Dentro Do Casco De Uma Tartaruga?

Como É Por Dentro Do Casco De Uma Tartaruga?

Há milhares de espécies animais espalhadas por todo o globo terrestre, e eles são encontrados em cada cantinho do nosso planeta.

Junto com os humanos há milhares de anos, os animais exercem as mais variadas funções, e inclusive são os responsáveis por manter o nosso planeta funcionando.

A diversidade de animais existentes faz com que a natureza esteja sempre em equilíbrio, principalmente na cadeia alimentar.

Por isso, é tão importante que os animais sejam preservados e estejam sempre contando com medidas de proteção adequadas.

Um animal muito importante, por exemplo, são as tartarugas, mas apesar da sua importância, ela vem sofrendo muito coma caça e com a perda do seu habitat natural.

Atualmente, as tartarugas compõem o grupo de animais que estão ameaçadas de extinção, apesar de serem animais muito fortes e que vivem muito.

Ainda assim, as tartarugas exercem um grande interesse nos seres humanos, e muita curiosidade também.

Uma das questões mais feitas em relação as tartarugas, por exemplo, é: como é por dentro do casco de uma tartaruga? Quantos anos uma tartaruga vive?

Acompanhe a leitura e descubra tudo sobre esse anima que é muito querido, famoso e amado por muitas pessoas.

Características

A tartaruga é considerada o maior animal do mundo com carapuça, ou como é mais conhecido, comum casco.

Quando adulta, uma tartaruga pode pesar cerca de 80 até 200 quilos, e o seu comprimento varia entre 70 até 95 centímetros.

Na história das tartarugas, o peso máximo que foi registrado foi de 545 quilos e a maior tartaruga já registrada media cerca de 213 centímetros.

A cabeça e a parte superior da tartaruga possuem, geralmente, cores que variam entre o amarelo com tons de laranja ao castanho com tons de vermelho, enquanto a parte interior, ou pescoço, costuma ter uma cor amarelo mais claro nas partes laterais.

Uma tartaruga se alimenta principalmente de invertebrados, nesse sentido, ela é considerada uma espécie onívora.

Com mandíbulas grandes e fortes, elas são capazes de capturar suas presas e de as desfazer com uma facilidade muito alta.

A tartaruga sofre um sério risco de extinção, e isso se deve principalmente as redes de peixes que ficam no mar, e fazem com que as tartarugas fiquem presas e se enforquem.

Outro fator que põe em risco as tartarugas são as praias que estão sendo cada vez mais tomadas pelo mar, e a areia é o local onde ocorre a desova.

Dentro Do Casco De Uma Tartaruga

O casco da tartaruga é uma das principais características que as distinguem de outros animais, e todo mundo consegue reconhecer uma tartaruga quando vê uma.

No entanto, a casca não é apenas uma característica de aparência, na verdade, ela apresenta funções muito importantes para a sobrevivência das tartarugas.

Formado por uma estrutura óssea, o casco da tartaruga se tornou muito forte e também muito resistente.

Essa formação é o resultado da junção de várias placas de ossos e ela é coberta por uma camada de escama que se origina da pele da tartaruga.

Dentro Do Casco De Uma Tartaruga
Dentro Do Casco De Uma Tartaruga

Com esse casco, a tartaruga consegue ter um ótimo escudo de proteção contra os seus predadores.

A parte dorsal do casco da tartaruga é chamada de costas, e dentro dela há a sua espinha e também a sua costela.

Esses dois órgãos estão unidos, e isso que faz com que a tartaruga se movimente de uma forma muito lenta.

Na parte inferior do casco, é encontrado as suas placas umerais e gular, e também as placas peitorais e abdominais, e por fim, as placas anais e femoral se encontram ali.

Uma casca pode variar em várias características, como cor ou tamanho, dependendo do habitat da espécie de tartaruga.

A textura também pode variar muito, sendo que ela pode ser lisa, áspera, granulada, ou ainda, em alguns casos, pode ser mesclada.

Algumas espécies também podem apresentar o que é conhecido como casco mole, e isso também é decorrente do habitat natural da espécie.

Tartarugas aquáticas podem, ainda, trocar o seu casco ao longo de sua vida, e quando um casco cai, o outro pode demorar um pouco para se formar.

Por fim, as tartarugas marinhas que vão até a praia para fazer o seu ninho, possuem um casco considerado hidrodinâmico, ou seja, são mais estreitos na parte das costas e mais largos na parte da frente, e isso permite que ela se movimente com mais rapidez na água.

Comportamento

As tartarugas, no geral, são animais muito mais ativos durante o dia do que a noite, e suas atividades são basicamente nadar durante o dia e descansar no fundo do mar durante a noite.

Entre as fêmeas, um fenômeno muito raro acontece, que é agressão entre elas. Esse comportamento é mais comum de ser observado entre os machos de espécies marinhas.

No entanto, são, no geral, animais muito quietos e mansos, mas estão sempre alerta quanto a perigos iminentes.

Uma das principais diferenças entre uma tartaruga macho e uma tartaruga fêmea é o tamanho do rabo, que costuma ser maior nos machos, e também possuem casco que são mais curtos.

Ciclo de Vida

Ciclo de Vida da Tartaruga
Ciclo de Vida da Tartaruga

Quando uma tartaruga nasce, ela possui cerca de 4,6 centímetros e pesam apenas cerca de 20 gramas.

Os ovos de uma tartaruga são depositados na areia das praias, e normalmente estão próximos ao mar, para que os filhotes possam retornar de forma mais fácil para o mar.

Quando crescem, a tartaruga costuma atingir a sua maturidade sexual com aproximadamente 17 até 33 anos de idade.

A tartaruga fêmea costuma colocar cerca de quatro ninhadas, porém quando os ovos são colocados, cerca de 80% sobrevivem, e a para colocar novamente, é necessário que a tartaruga aguarde cerca de dois até três anos.

Esse tipo de reprodução demorada é também outro fator que faz com que as tartarugas sofram risco de extinção.

Apesar disso, as tartarugas costumam viver por muitos e muitos anos, sendo que a expectativa de vida é aproximadamente de 47 até 67 anos de idade.

E então, o que você achou do conteúdo? Você já viu uma tartaruga de pegou ou tocou no seu casco? Não esqueça de deixar a sua impressão abaixo ou qualquer dúvida que tenha surgido.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *