Home / Animais / Lagarto Verde de Jardim: Características, Hábitat e Nome Científico

Lagarto Verde de Jardim: Características, Hábitat e Nome Científico

O lagarto verde de jardim (nome científico Ameiva ameiva) também pode ser conhecido pelos nomes de calango-verde, ameiva, jacarepinima e bico-doce.

Possui uma coloração com forte padrão de camuflagem. Sua alimentação é composta basicamente por insetos e folhagens.

O lagarto verde de jardim é a grande estrela desse artigo, que também abordará sobre outras espécies de lagartos já conhecidas por nós.

Então venha conosco e boa leitura.

Lagartos: Características Gerais

A maioria dos lagartos são ovíparos, sendo que a exceção fica com o lagarto Teiá. Ao todo são mais de 3 mil espécies (embora literaturas apontem quase 6 mil espécies), as quais estão distribuídas em 45 famílias.

Embora uma grande parte dessas espécies possua apenas alguns centímetros de comprimento, o famoso dragão de Komodo (considerado o maior lagarto de todos) pode atingir até 3 metros de comprimento.

Existem poucas espécies de lagartos que não possuem pernas e, dessa forma, parecem e locomovem-se de modo muito semelhante às serpentes.

Lagartos Características

Com exceção das lagartixas, a maioria dos lagartos é ativa durante o dia e repousa à noite.

Alguns lagartos (no caso, espécies de camaleão) são capazes de modificar a sua coloração para tons mais vivos e vibrantes.

Grande parto dos lagartos, principalmente lagartixas, tem a curiosa estratégia de destacar a cauda para distrair seus predadores (uma vez que tal estrutura continua movendo-se de forma ‘independente’ enquanto eles fogem).

Lagarto Verde de Jardim: Características, Hábitat e Nome Científico

Possui porte médio, uma vez que pode alcançar até 55 centímetros de comprimento. Sua coloração mescla tons de castanho, creme, verde e até mesmo discretas nuances de azul. Graças à esta coloração, pode se camuflar com facilidade em meio à folhagem.

Há um sutil dimorfismo sexual, uma vez que as fêmeas possuem menos coloração verde do que os machos, assim como um tom verde mais ‘empoeirado’. Ambos os sexos possuem manchas pretas nas laterais, e, para os machos, essas manchas possuem um tom preto mais intenso. A papada dos machos também é mais expandida.

Seu hábitat é constituído por locais de vegetação aberta, bem como clareira na mata. É uma espécie encontrada em quase toda a América Latina, sendo bastante comum no Paraná. Alguns biomas nos quais a espécie é encontrada incluem a Caatinga, Floresta Amazônica e partes do Cerrado.

Possui hábitos diurnos, sendo que, durante quase todo o dia, fica se aquecendo no sol, ou quando não, procurando por alimento. Um fato curioso é que após a alimentação, esta espécie raspa a sua boca contra alguma superfície forte como forma de limpá-la.

Na sua dieta estão inclusos principalmente insetos (a exemplo das aranhas) e folhagem; embora a espécie também possa se alimentar de pequenas rãs.

Em relação ao comportamento reprodutivo, é comum que o ritual de acasalamento inclua o macho perseguindo a fêmea, posicionando-se sobre ela (após alcança-la) e mordendo-lhe a nuca. A postura de ovos ocorre em meio às folhagens, contando com uma média de 2 a 6 ovos. Após 2 a 3 meses de incubação, os filhotes nascem.

O lagarto ameiva também conta com predadores naturais, os quais são o lagarto teiú, algumas espécies de serpentes e até mesmo algumas espécies de gaviões.

A espécie conta com uma expectativa de vida estimada em torno de 5 a 10 anos.

Lagarto Verde de Jardim: Classificação Taxonômica

A classificação científica para o lagarto verde obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Sauropsida;

Ordem: Squamata;

Família: Teiidae;

Gênero: Ameiva;

Espécie: Ameiva ameiva.

Ameiva ameiva

Gênero Taxonômico Ameiva

Este gênero abriga um total de 14 espécies encontradas nas América Central e do Sul, embora alguns exemplares também sejam encontrados no Caribe. O lagarto verde de jardim já teria sido introduzido na Flórida, nos Estados Unidos.

Entre as espécies estão obviamente o lagarto verde, o Ameiva atrigularis, o Ameiva concolor, o Ameiva pantherina, o Ameiva reticulata, entre outros.

Conhecendo Outras Espécies de Lagartos: Iguana Verde

Ok. São quase 6.000 espécies de lagartos, porém existem representantes bem conhecidos entre nós, como é o caso das lagartixas, camaleões, iguanas e do ‘famigerado’ dragão de Komodo.

Neste contexto, também está inclusa a iguana verde (nome científico Iguana iguana), espécie que pode ser conhecida como iguana-comum, senembi ou tijibu.

Iguana Verde

Um indivíduo adulto da espécie pode atingir até 180 centímetros e pesar 9 quilos. Sua crista se estende da nuca até a cauda. Nas patas, estão presentes 5 dedos, cada um dos quais com destacadas garras pontudas. Na cauda, estão presentes faixas transversais em tom escuro.

Conhecendo Outras Espécies de Lagartos: Lagarto Teiú Branco

A classificação de lagarto teiú é comum a muitas espécies. Tais indivíduos possuem certa correlação com o nosso protagonista lagarto verde de jardim, uma vez que são considerados os predadores destes.

No caso, o lagarto teiú branco (nome científico Tupinambis teguixin) é uma espécie que pode atingir até 2 metros de comprimento, sendo portanto considerado como a maior espécie do Brasil.

Possui mandíbula forte com dentes pontiagudos. Sua cabeça também é pontiaguda, assim como comprida. A língua é comprida, bífida e possui coloração rosada. Sua cauda é longa e arredondada.

Em relação à sua coloração padrão, esta é negra, contando com a presença de manchas amarelas ou brancas, sobre os membros, assim como sobre a cabeça.

É o lagarto mais frequente dentro do Brasil,  também pode ser encontrado em áreas da Argentina e proximidades. Seu hábitat inclui a Amazônia, e áreas abertas da caatinga e cerrado.

Conhecendo Outras Espécies de Lagartos: Lagartixa dos Muros

Esta espécie de nome científico Podarcis muralis possui grande distribuição na região central da Europa. Pode crescer até aproximadamente 20 centímetros de comprimento, com peso médio de 7 gramas. Sua coloração pode ser castanha ou cinza, sendo que, em alguns casos, também apresenta tons verdes. Em alguns casos, a espécie apresenta manchas escuras na garganta.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o lagarto verde de jardim, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Podarcis muralis

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Caso queira deixar o seu feedback sobre os nossos artigos, seu comentário também é bem-vindo.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

G1 Fauna. Ameiva é conhecido como bico-doce e ocorre em toda América do Sul. Disponível em: < http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2016/04/ameiva-e-conhecido-como-bico-doce-e-ocorre-em-toda-america-do-sul.html>;

Wikipédia. Lagarto. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarto#:~:text=Os%20lagartos%2C%20como%20os%20demais,Escamados%20juntamente%20com%20as%20serpentes.&text=Dentres%20os%20lagartos%20mais%20conhecidos,as%20iguanas%2C%20camale%C3%B5es%20e%20lagartixas.>;

Wikipédia. Podarcis muralis. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Podarcis_muralis>.

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Um comentário

  1. Eu vinha numa trilha e passou um desse correndo em minha frente o pulo foi grande. kkkk São lindos mais assusta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *