Home / Animais / Tipos de Labrador Retriever: Peludos, Americano e Inglês

Tipos de Labrador Retriever: Peludos, Americano e Inglês

Sabe aquele cão que costuma acompanhar pessoas cegas como um guia? Então, em sua maioria são labradores retriever. O labrador é uma das raças de cães mais conhecidas no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá. São um dos cães mais usados em treinamentos para auxílio aos cegos, pessoas com autismo, para fins terapêuticos, ou para funções militares. Também são estimados e valorizados em práticas esportivas como competições e caça.

Tipos De Labrador Retriever: Peludos, Americano E Inglês

Peludo? Não tem labrador peludo! Todos os labradores tem pelagem densa mas curta. Que labrador peludo é esse? Na verdade, aqui é feita uma referência a uma confusão bastante comum entre os retriever labrador e golden. Isso mesmo, o cão peludo não é um labrador retriever, mas um golden retriever. Ele também é um cão inglês e de fato com uma aparência muito semelhante ao labrador. Porém, a principal diferença é justamente essa: o golden é peludo. Mas voltemos então a falar dos labradores.

Tanto os cães golden retriever como os cães labrador retriever são originários do Reino Unido. O labrador retriever foi introduzido depois nos Estados Unidos, em 1911. Ambas as raças labrador e retriever são de fato muito semelhantes nas medidas (entre 55 a 60 centímetros em média) e nos peso (entre 28 a 38 kg em média). Ambos tem tendências a obesidade e problemas ósseos se não tiverem uma vida de atividades diárias e boa alimentação. Mas o que dizer então do labrador retriever americano? Ele existe, ou só existe o inglês?

Na verdade só existe o inglês. Dentro do tipo de raça labrador retriever existem variações no estilo do corpo que evoluíram para se adequar ao uso do cão, assim como as preferências de criadores e proprietários individuais. Nos Estados Unidos, o público em geral começou a rotular essas variações erroneamente como “inglês” ou “americano”. O estilo de cão de trabalho/campo ou “americano” é o rótulo frequentemente ligado a um labrador que possui uma estrutura óssea mais leve e exibe mais comprimento da perna, um pêlo menos denso e uma cabeça mais estreita com mais comprimento do focinho.

Aquele cujo estilo é chamado de labrador “Inglês” é geralmente considerado como um cão mais robusto, mais pesado de osso e mais curto na perna e com um casaco mais denso, e com uma cabeça muitas vezes descrita como “quadrada ou em blocos”. No entanto, as variações de trabalho/campo também ocorrem na Inglaterra, portanto, essa descrição não é necessariamente adequada. Portanto, todos os retriever, sejam eles labrador ou golden, são todos cães ingleses. O golden é o retriever peludo e não labradores que possuem pêlos densos e curtos.

Os Pelos E Cores Do Labrador Retriever

Labradores vêm em três cores primárias, preto, amarelo e chocolate. No entanto, existem algumas cores menos conhecidas e “não reconhecidas”, descritas como prata, vermelho e branco. Primeiro de tudo, os principais clubes de canil só reconhecem as três cores primárias, no entanto, os labradores Vermelho ou branco podem ser apenas uma interpretação falsa dos tons. Os labradores amarelos vêm em muitos tons diferentes, desde uma cor laranja profunda até um amarelo desbotado (quase branco). Estes são por vezes confundidos como vermelho e branco, mas são essencialmente labradores amarelos e ainda são cores reconhecidas pelos clubes oficiais.

No entanto, os labradores prateados não são reconhecidos pelos clubes e podem ser de raça cruzada. Há pouco conhecimento sobre os labradores de prata e especula-se que seja um cruzamento com cães weineremers (que têm características físicas semelhantes). Em casos muito raros, existem também labradores tigrados, novamente isso é considerado uma falha pelos padrões oficiais. Tigrado é uma marca única de cor laranja ou bege que aparece devido a um gene recessivo. Às vezes chamado de “tiras de tigre”, é como um efeito de mármore, e em alguns casos pode aparecer fracamente no casaco, focinho ou pernas da frente.

A pelagem de um labrador retriever vem com um conjunto de características fascinantes para suportar o que a natureza joga nele. Algumas dessas características podem ser frustrantes (como o famoso derramamento), mas tudo isso serve a um propósito importante. Os labradores têm um “revestimento duplo”, o que significa que eles têm duas camadas de pêlos: uma camada superior chamada de camada de proteção (às vezes chamada de camada superior) que é um pouco mais “dura” e abrasiva. Abaixo você encontrará uma camada inferior mais macia e mais clara chamada sub-pele.

Combinadas estas camadas são usadas para regular a temperatura do corpo, proteger dos raios UV prejudiciais, repelir a água e proteger a pele do animal. O sub-pêlo é um isolante fantástico, e você provavelmente adivinhou que isso é o que os mantém aquecidos nos meses mais frios. Mas essas camadas de pêlo também os mantém frescos no verão e os isolam do ar quente. É por isso que é uma prática muito ruim raspar seu labrador, pois você não estará fazendo nenhum favor ao se livrar justo daquilo que mantém a temperatura do corpo desta espécie normalizada.

Focas Evoluídas Para a Terra?

Labradores são como leões marinhos ou focas da terra. Dizemos isso porque, embora estes cães nasceram com quatro patas para andar pela terra, a verdadeira vocação do labrador é a água. Se você tiver seu labrador perto de um lago ou piscina, então você saberá o que quero dizer. Seu casaco serve a uma função importante quando eles mergulham de cabeça no rio. Você pode se lembrar da ciência da escola primária de que o petróleo e a água simplesmente não se misturam e eles naturalmente se separam. Bem, o sub-pêlo do seu labrador tem secreções naturais de óleo entre o sub-pêlo espesso que repele a água e mantém a pele seca.

Da próxima vez que você levar seu labrador para um mergulho, fique de olho em quão rápido eles secam. Você poderia pensar que o casaco grosso agiria como uma esponja, mas devido à sua natureza repelente de água, todo o excesso de água se esvai rapidamente. Esses óleos naturais são o que mantém seu pêlo liso e brilhante, então a última coisa que você quer fazer é privá-los dessa barreira natural. O que nos leva ao nosso próximo ponto importante: banho.

Cuidados Com O Pelo Do Labrador

Cuidados Com os Pelos do Labrador Retriever
Cuidados Com os Pelos do Labrador Retriever

Quantas vezes você deve dar banho no seu labrador? A resposta curta: o mínimo possível! A resposta longa: banhar seu labrador com muita frequência pode remover os óleos naturais que ajudam a protegê-los, deixando-os com uma pele seca e escamosa que se torna irritante e desconfortável. Portanto, o momento ideal para dar banho em seu cachorro é quando ela começa a ficar um pouco fedorento demais ou brinca em algo menos atraente. Mesmo assim, considere apenas enxaguá-los com água morna em vez de um banho completo, especialmente se for apenas sujeira ou lama em que eles rolaram.

Quando for realmente hora de um banho completo para remover algum fedor, use uma aveia suave ou xampu à base de coco que ajuda a manter a pele hidratada. Posso raspar o pêlo de meu labrador? Não, jamais! Raspar seu labrador pode ser prejudicial à saúde e ao conforto geral. Alguns proprietários acreditam erroneamente que raspar o cão durante o tempo quente os ajudará a ficar mais confortáveis. No entanto, os cães com revestimento duplo precisam de seu revestimento para regular a temperatura corporal, protegê-los das intempéries e agir como uma barreira natural contra os raios UV prejudiciais.

Além disso, alguns alérgicos acreditam que raspar o seu cão irá reduzir as reações alérgicas. Também não é verdade. Alergias são desencadeadas a partir de pêlos de animais, que são partículas de pele que perdem todo o ano. Na verdade, raspá-los irá piorar, à medida que você expõe sua pele ainda mais. E como uma advertência final, uma vez que você depile um cão com revestimento duplo, os pêlos de sua camada superior geralmente não crescerão da mesma maneira. Isso vai deixá-lo apenas com pêlos de proteção, que é áspero e irregular. E o belo e sedoso casaco do labrador nunca mais vai ser o mesmo novamente.

Veja também

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *