Home / Animais / Melhores Criadouros de Lagartixa no Brasil

Melhores Criadouros de Lagartixa no Brasil

Lagartixas

São animais muito tranquilos e não trazem nenhuma doença e malefício para os humanos. Por se alimentarem de insetos, que esses, sim, fazem mal para nós, algumas pessoas acabam adotando uma lagartixa por conta de serem bonitinhas e por serem protetoras em relação a comer insetos.

Possuem características curiosas como soltar suas caudas como meio de se defender de seus predadores, algumas espécies conseguem se camuflar entre a paisagem, vivem em ambientes rochosos e mais úmidos, são parentes dos crocodilos, camaleões e lagartos, entre outras qualidades tão marcantes.

Embora algumas pessoas as adotem como animais domésticos, não existe nenhum criadouro de lagartixa pelo Brasil e nem sua venda é legalizada no país, pois são consideradas animais exóticos. Portanto, o modo de capturar seu réptil deve ser totalmente artesanal e manual.

Lagartixa Mostrando a Língua
Lagartixa Mostrando a Língua

Como Capturar uma Lagartixa de Forma Manual

Caso você queira realmente adotar esse bichinho e se desapontou ao saber que não existe um criadouro, nem estabelecimentos que as vendam, a gente te ensina a pega-la na sua casa.

Lembrando sempre que embora seja um animal consideravelmente mais fácil de ser cuidado, ainda assim necessita de certa responsabilidade, por conta disso, só a capture caso tenha certeza absoluta e não pense em presentear alguma criança com esse réptil sem os responsáveis saberem anteriormente.

  1. Primeiro você precisará de um aquário, de bom tamanho, um metro de tamanho, mais meio metro de largura e mais meio de comprimento.
  2. Coloque folhas de papel toalha em sua parte baixa para sugar líquidos como urina e fezes, assim fica mais fácil de limpar o recipiente e durante o processo evita que a lagartixa fuja.
  3. Coloque galhos, folhas secas, entre outros elementos que remetam ao seu habitat natural.
  4. Lembre-se de colocar um aquecedor pequeno ou uma lâmpada que forneça calor ao ambiente, pois esse é um animal que não sobrevive ao frio.
  5. Compre pequenos insetos para alimenta-la, para não precisar de ficar caçando em sua própria casa e muito menos se contaminar com baratas que comem restos e vivem em bueiros que são sujos.
  6. Também coloque pequenos potes na realidade pode ser até mesmo uma tampa de requeijão devidamente limpa  uma quantidade de água para que o réptil possa bebe-la.

  1. Para caçar a lagartixa você vai precisar de um pegador de réptil ou pega-la com sua mão.
  2. Caso opte por pega-la com os dedos, se atente que a lagartixa pode morder e tenha cuidado para não usar de muita força, nem a apertar pois tudo isso pode machucar animal.
  3. Caso opte pelo pegador, monte uma espécie de armadilha para a lagartixa e espere que ela apareça dentro dele. No caso esse processo pode demorar um pouco, mas é o mais seguro tanto para você, como para seu animal.
  4. Depois de captura-la coloque no aquário e acompanhe para que a mesma sobrevive, devido a captura, algumas se estressam ou se assustam e podem não resistir, além de claro estar atento a mudança de ambiente.

As lagartixas estão presentes nos cantos mais quentes da casa como próximo de janelas, nos quintais, locais que possuem boa ventilação e calor. No período de inverno fica difícil encontra-las pois além de não ter muitos insetos para elas comerem, também é o período que está hibernando.

Cuidados com a Lagartixa Doméstica

Após a captura desse réptil alguns cuidados devem ser tomados para mantê-lo com saúde e longe de perigos. Siga a lista que a Mundo Ecologia preparou para você e não deixe de anotar tudo pelo bem do seu novo animal!

  1. Caso tenha gatos e cachorros em casa, tome cuidado para que eles principalmente os felinos — não comam a lagartixa. Além de acabar com seu novo bichinho, a lagartixa é portadora de algumas bactérias que podem ser fatais para esses animais também. Ou seja, essa dica é primordial pois se refere a saúde de todos!
  2. Caso sua lagartixa fuja, a procure em todos os locais. No caso das lagartixas que vivem há muito tempo dentro do aquário voltar para o habitat natural pode ser fatal, já que existem felinos que as atacam e elas não estão mais acostumadas a correrem e nem se defenderem.
    Lagartixa Doméstica na Parede
    Lagartixa Doméstica na Parede
  3. Atenção caso sua casa tenha piscina: lagartixa pode entrar dentro dela por não reconhecer se tratar de ambiente feito por água e morrer afogada!
  4. Lembre-se sempre de comprar comida para ela! Embora seja um réptil pequeno, em períodos de calor como verão e primavera no Brasil, quase o ano inteiro — esses animais comem em grande quantidade.
  5. Limpe sempre seu aquário! Somente com água pois não existem estudos específicos que falem sobre a relação da pele da lagartixa com produtos de limpeza, então melhor evitar! Por isso, as folhas de papel toalha são tão importantes.
  6. Caso queira investir na procriação para revenda desses bichinhos, tenha muito cuidado e não arrisque, já que o comércio de animais exóticos é proibido no Brasil!

Razões para Adotar uma Lagartixa

Ainda não está convencido em ter uma lagartixa como seu próximo pet? Apesar das dificuldades de encontrá-la, principalmente caso você não tenha um bom jeito com insetos e repteis, existem muitas razões para tê-la em sua casa. Confira abaixo algumas delas:

  • Apesar de ter bactérias que fazem mal para os felinos, as lagartixas não transmitem nenhum tipo de doenças para os humanos.
  • Caso opte por deixa-la livre em sua casa, ela extermina e come insetos como baratas, pernilongos e moscas que são tão presentes no calor e fazem mal a nossa saúde pois se alimentam de restos, alguns do nosso sangue e ainda transmitem doenças!
  • Ela não tem nenhum odor desagradável e por conta de ter sua temperatura sempre baixa característica marcante da família dos repteis  ela não precisa tomar banhos.
    Lagartixa de Leopardo
    Lagartixa de Leopardo
  • Não precisa passear! No caso de viagens, só precisa dar a sua chave para alguém de confiança ir alimenta-la. Bom, embora seja simples, não sabemos se todos os amigos aceitariam essa missão, não é mesmo?
  • Depois de acostumarem com sua presença, elas podem até ser carinhosas, assim como os peixes, seguindo seus dedos através do vidro, comendo direto da sua mão, e até mesmo aceitando um pequeno carinho em sua cabeça.

Para saber mais sobre esse animal incrível, continue acompanhando todos os posts do Mundo Ecologia sobre lagartixas!

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *