Home / Animais / Lontra Doméstica Existe? Quais Cuidados Deve-se Ter?

Lontra Doméstica Existe? Quais Cuidados Deve-se Ter?

As lontras são mundialmente conhecidas por terem um carisma e uma inteligência muito acima do normal dentro do reino animal. Elas são capazes de encantar todos os amantes da natureza, pois elas habitam em diversas regiões brasileiras.

A seguir você vai aprender mais um pouquinho sobre todas as suas características, aprofundando todos os seus conhecimentos nas áreas de biologia. Além disso, você também saberá mais um pouco sobre este animal tão fascinante. Vamos lá?

Característica das Lontras

Estes animais pertencentes à família Mustelídeos são carnívoras e possuem hábitos semiaquáticos. Elas apresentam um corpo hidrodinâmico: Suas pernas são curtas, sua cauda longa e sua cabeça pequena. Tudo isso para facilitar a sua locomoção em meio à água, embora todas desenvolvam alguns hábitos terrestres.

Normalmente, estes animais possuem hábitos solitários durante todo o ano, exceto quando estão em períodos de reprodução e estão procurando seus parceiros. Sendo assim, eles podem manter as relações sexuais até o momento da amamentação do filhote da lontra.

Alimentação

Via de regra, todas as lontras preferem consumir alimentos aquáticos: Bons exemplos são os peixes e os crustáceos. No entanto, elas podem incluir na sua dieta outros animais vertebrados e invertebrados terrestres. Mas, saiba que este é um comportamento bem raro desses animais.

Habitat das Lontras

É importante você ter em mente que todas elas moram em locais semiabertos, como as florestas, matas ciliares, rios,  lagos e quaisquer outros ambientes litorâneos. O que é necessário é a presença de água limpa para que ela se desenvolva de maneira bem sucedida.

No Brasil, elas podem ser encontradas no Pantanal, Mata Atlântica, Campos sulinos e no cerrado.

Lontras: Riscos De Extinção

Lontra Fotografada de Frente
Lontra Fotografada de Frente

Nos últimos anos, esta espécie foi classificada como vulnerável. Bem, o que isso quer dizer? Então, isso significa que esta espécie está correndo risco de extinção. É como se fosse um alerta para tomarmos cuidado porque, a qualquer momento, elas podem ter risco de sumir da face do planeta.

Grande parte desta tragédia ocorre por causa da poluição das águas e o desmatamento desenfreado. Ainda, são altamente procuradas para que sejam o prato principal de algum lar ou ainda são caçadas por causa de sua pelagem, exótica para caçadores ilegais.

Lontra Doméstica Existe?

Lontra Doméstica
Lontra Doméstica

Você sabia que existe a lontra doméstica em alguns lugares do mundo? Isso é possível de ser feito. Mas, só acontece quando você solicitar um documento para que a legalização destes animais selvagens seja feita dentro da sua casa.

Desse jeito, muitas famílias adotam as lontras como os seus Pets domésticos para vivem em piscinas e tanques limpos. Mas, será que isso é saudável para este animal? Discutiremos isso no decorrer do artigo.

Dá Para Criar Lontras De Estimação?

A resposta para essa pergunta é não, mesmo que aos seus olhos  a sua domesticação possa ser possível. Por mais que sejam animais exóticos, há uma alta recomendação para que eles não sejam criados dentro de casa. Existe até um caso na China e queremos relatar um pouco sobre ele.

Uma lontra foi domesticada por um casal. Ela passeava de coleira, dormia em uma cama, brincava com brinquedos domésticos e tinha até uma pelúcia. Não era um cão, um gato, ou qualquer outro animal que passar pela sua cabeça e que, normalmente, estão nos lares.

Era uma lontra de garras pequenas: Uma espécie asiática que dentro da natureza, se alimenta de crustáceos e peixes e costuma habitar nos manguezais e riachos. Seu nome era Sakura.

Infelizmente, nos países asiáticos, as Lontras viraram um desejo de domesticação em diversas casas. O que estava acontecendo nesses países era que caçadores ilegais prendiam as lontras na Indonésia e levavam para vendê-las no Japão, China e países das fronteiras.

Uma diretora de uma ONG no sudeste da Ásia disse que a fofura desses animais é, infelizmente, um atrativo. As pessoas apenas pensam que os animais são uma espécie de status, e, por isso, desejam ter a qualquer preço um pet para domesticá-lo.

Filhotes de Lontra de Estimação
Filhotes de Lontra de Estimação

Infelizmente, este tipo de crime se tornou bem comum no Oriente. Elas são inteligentes e caçadoras, corpos pequenos e fáceis de serem colocadas em qualquer canto. Estes são alguns dos motivos pelos quais as pessoas querem pelas em casa.

Não É a Mesma Coisa Que Criar Gatos

Para que os seus animais silvestres fossem protegidos de caçadores desenfreados, existem leis para que a venda de animais selvagens seja proibida. Isso acontece na maioria dos países orientais.

Isso significa que a, para alguém que decide fazer a importação, precisa de um documento tanto do país que envia quanto do país que recebe.

Cinco Lindos Gatos
Cinco Lindos Gatos

Filhote de lobo pode ser bem lindo quando está em sua fase de crescimento. Quando pequenos, eles são dóceis, amáveis e são bem controláveis. E, quando estão crescendo, não é isso que acontece. Eles são devoradores, destrói tudo que vê pela frente caso não tenha o que querem e, se alimentam de vários quilos de carne por dia.

O animal em questão é o lobo, mais, é o mesmo que acontece com as lontras. Pode ser que você acha fofo quando ainda são filhotes, mas, terá muito trabalho quando virar um adulto. Um animal doméstico, não é para ser jogado ao relento quando cresce. Do mesmo jeito que fazemos com cães e gatos, o cuidado com uma lontra de estimação deve ser de total atenção.

Estes animais, mesmo parecendo fofos, possuem hábitos selvagens. Afinal de contas, é um animal selvagem! Caso não tenha a comida suficiente durante o dia irá atacar os moradores da casa. Quando adulto, o seu instinto não será controlado.

Elas comem sem parar  e fica uma pessoa que atende estimação gastará vários reais apenas para manter a alimentação de uma lontra. Além disso, elas precisarão de cuidados que a maioria dos Pets Shops não pode oferecer!

Não Tenha Lontras Como Animal De Estimação!

Definitivamente, ter lontras como animais de estimação não é legal. Mesmo que você tenha dinheiro para manter a sua alimentação e todos os seus cuidados higiênicos sejam tomados, a lontra não é domesticável.

Elas são seres sociais que vivem em média com 15 indivíduos em sua família (caso seja uma fêmea). Mesmo que tenha tudo que precisa para comer e viver, terá problemas de comportamento justamente por não estar com membros de seu clã.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *