Home / Animais / Tubarão Touro: Curiosidades, Nome Cientifico e Imagens

Tubarão Touro: Curiosidades, Nome Cientifico e Imagens

Uma das espécies mais temidas e perigosas para o homem tem nome e sobrenome – é o Tubarão Touro! E isso acaba sendo possível por conta dele se adaptar facilmente na água salgada e também na água doce!

Essa é uma criatura bastante comum no ambiente marítimo, sendo totalmente carnívora! Sua presença pode ser contatada em praticamente todas as partes do mundo, principalmente em locais que concentrem águas rasas no decorrer das costas.

E certamente, você pode estar se perguntando: mas, porque ele tem esse nome tão peculiar?

Na verdade, ele foi apelidado de “Touro” por conta de suas características físicas, sendo que seu porte é bastante encorpado, além de apresentar um comportamento extremamente agressivo!

No seu habitat natural ele pode viver uma média de 16 anos, chegando a atingir cerca de 2 metros até 3 metros de comprimento. Já o seu peso pode variar entre 93 kg até 230 kg!

Qual o Nome Científico do Tubarão Touro?

Muitas pessoas conhecem esse animal pelo nome de Tubarão Touro, mas o seu nome científico é um pouco mais complicado de memorizar: Carcharias leucas. O Tubarão Touro também é conhecido por Tubarão de Cabeça Chata.

Confira abaixo mais detalhes da sua classificação científica:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Chondrichthyes
  • Ordem: Lamniformes
  • Família: Odontaspididae
  • Género: Carcharias
  • Espécie: C. taurus
Carcharias Leucas ou Tubarão Touro

No litoral de São Paulo, muitas pessoas conhecem esse tubarão pelo nome de “Tubarão Cinza”.

A Força da Mordida Desse Tubarão é Surpreendente, Sendo Considerada Uma das Mais Fortes Entre as Demais Espécies!

Segundo estudos científicos realizados em uma universidade situada na Flórida, Estados Unidos, especialistas descobriram que esse tubarão possui uma mordida realmente arrebatadora!

Se comparada a outras espécies de tubarões, segundo os estudos e análises, a mordida do Tubarão Touro é simplesmente a mais forte!

Para poder chegar a esse resultado, os pesquisadores levam em conta alguns aspectos importantes, como o porte do animal. Sua mordida pode chegar a atingir cerca de 6 mil newtons de força, superando até mesmo tubarões muito maiores do que ele!

A comparação da força da sua mordida foi feita com outras 13 espécies e até mesmo com outros peixes com porte semelhante.

Em suma, esses tubarões têm capacidade de morder com muito mais força do que até mesmo o grande e temido Tubarão Branco e o Tubarão Martelo!

Mistérios que Rondam o Tubarão Touro! Por Que Será Que a Mordida Dele é Tão Forte Assim?

Mesmo diante de muitos estudos e análises, os pesquisadores ainda não conseguiram chegar a uma conclusão que explique efetivamente porque a mordida desse tubarão é tão forte assim.

O que se sabe até então, é que não há necessidade de a força da mordida ser tão elevada assim, uma vez que para romper a pele de outros peixes ou até mesmo quebrar seus ossos, o esforço é praticamente mínimo para um animal como esse!

Uma das suposições levadas em consideração sobre esse fato consiste nas águas que esses animais costumam habitar. De maneira geral, os tubarões Touro tendem a passar grande parte de sua vida em águas mais turvas.

Nesse caso, um ambiente que permita uma baixa visibilidade a ação de capturar outros animais pode realmente ser mais complicada do que poderia ser em um mar aberto, por exemplo.

Portanto, quando esse tubarão realiza a captura de sua presa entre as suas mandíbulas, tende a segurá-la de forma mais intensa e precisa, de forma a evitar que a mesma não se perca ou até mesmo consiga escapar.

Porém, embora isso possa fazer total sentido, trata-se apenas de uma especulação – o fato  é que a força desse tubarão faz com que ele assuma um patamar de grande ameaça, inclusive para os seres humanos!

Mais Informações Sobre a Sua Reprodução!

O Tubarão Touro ou simplesmente Cabeça Chata são considerados Vivíparos. Em uma gestação, a fêmea pode chegar a ter cerca de 13 filhotes, sendo que a sua duração é de um ano.

Os filhotes geralmente podem nascer com cerca de 70 cm de comprimento e podem ser facilmente encontrados em baías e também em boca de rios.

A expectativa de vida do Tubarão Touro é de cerca de 14 anos em média!

É Possível Evitar Ataques Desse Tubarão tão Agressivo?

Como já mencionado ao longo desse conteúdo, o Tubarão Touro é considerado um dos mais perigosos para os humanos, sendo que os ataques acabam sendo bem mais recorrentes do que se imagina!

Quem está pensando em passar férias em locais que concentram a presença desse animal ou até mesmo vive perto de águas ideais para seu habitat precisa adotar alguns cuidados realmente relevantes!

Nesse caso, uma das medidas mais cruciais é justamente evitar de realizar mergulhos sem o acompanhamento de outras pessoas. A melhor medida é fazer isso sempre em grupos, pois, isso irá inibir o ataque do tubarão.

É importante também que banhistas não fiquem demasiadamente distantes da praia, procurando sempre estabelecer como limite uma profundidade que lhe permita ficar de pé tranquilamente!

Se por ventura uma pessoa perceber que está muito longe da praia e acabar sofrendo um possível ataque poderá ser muito mais difícil realizar o socorro – por isso, essa é uma dica realmente importante!

Não somente o Tubarão Touro, como também outras espécies, possuem uma capacidade extremamente elevada de farejar sangue – uma simples gota pode ser suficiente para que ele tenha motivação para atacar!

Por isso, pessoas que estejam com algum tipo de sangramento, mesmo que mínimo, devem evitar mergulhar em locais que já tenham histórico de aparecimento de tubarões!

Mais Perto do Que Você Imagina! O Tubarão Touro Também Pode Ser Encontrado Em Águas Brasileiras, Sabia?

Achou exagero pensar em todos esses cuidados? Pois, saiba que o Tubarão Touro não está tão distante assim da nossa realidade! Tanto é que eles costumam marcar presença com frequência em praias brasileiras, como no caso da Praia de Boa Viagem.

Provavelmente você não vai querer abusar da sorte e ir conferir de perto, pois, nesse mesmo ambiente é comum avistar outra espécie bastante perigosa para os seres humanos: o Tubarão Tigre!

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *