Home / Animais / Reprodução da Baleia: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução da Baleia: Filhotes e Período de Gestação

Quando passamos a nos aprofundar acerca do comportamento das baleias e entender mais detalhes a respeito do ciclo de vida delas, podemos ficar surpresos com a beleza que isso envolve.

Não é nenhuma novidade que esses grandes e majestosos animais são cercados de histórias e que também marcam presença no imaginário de muitos pescadores e homens que dedicam sua vida no mar desde que o mundo é mundo!

Esses gigantes, o mar e seu comportamento único é algo que sempre envolve uma dose a mais de fascinação, inclusive para os cientistas que ainda, por incrível que pareça, conhecem bem pouco a respeito de sua trajetória.

É importante destacar que esses imponentes seres do mar vieram de um ancestral terrestre, que era chamado de mesoniquídeos, muito semelhantes aos lobos, porém, com pernas mais curtas!

Sua ida para o universo aquático em detrimento da falta de alimentos, e no decorrer de centenas de anos foi se adaptando a esse novo sistema por meio de uma seleção natural.

Conheça um pouco mais sobre o ciclo reprodutivo das baleias no decorrer desse conteúdo e entenda como se dá todo esse processo de forma simples!

As Baleiras Pertencem À Ordem Dos Chamados Cetáceos!

As baleias fazem parte da ordem os cetáceos, que possuem origem nos mesoniquídeos – isso se deu a mais de 50 milhões de anos!

Essa ordem, da mesma maneira que acontece com os seres humanos, é proveniente dos cetus, que quer dizer animal marinho e ainda provém do grego ketos, que quer dizer “monstro marinho”.

Em suma, as baleias são mamíferos e também homeotermos, e isso significa que tem a elevada capacidade de manter uma regulagem assertiva de sua temperatura corporal.

Isso também implica no fato de que os filhotes mantêm um desenvolvido ainda dentro do corpo de suas mães e ainda se alimentam de leite materno logo depois que nascem!

Principais Características Das Baleias!

As baleias possuem algumas particularidades interessantes como, por exemplo, não possuírem praticamente pelos.

Elas ainda possuem incríveis adaptações para viverem no meio aquático, como um corpo fusiforme, que é bem semelhante ao de um peixe, membros anteriores que se assemelham a um remo e membros inferiores vestigiais.

Além disso, elas possuem uma cauda com lobos horizontais que também ajudam bastante a nadar.

O corpo das baleias ainda é envolto por uma camada bastante espessa de gorduras subcutâneas que ajudam bastante na sua flutuação e ainda permitem que o animal tenha a capacidade de se manter mais aquecido.

Características Das Baleias
Características Das Baleias

Suas narinas ficam posicionadas exatamente no topo da cabeça. Elas também respiram por meio dos pulmões (e, por isso, precisam emergir com frequência) – o corpo também é mais encurtado, não possuindo glândulas sudoríparas.

Diante de todas essas características, e ainda levando em conta a grande inteligência desses gigantes dos oceanos, fica realmente evidente como esses seres podem nos surpreender de fato!

O Que Mais É Importante Saber A Respeito Da Reprodução Das Baleias?

A reprodução das baleias não envolve um processo tão complexo ou grande como muitos tendem a imaginar! E isso fica evidente principalmente quando comparada à de outros mamíferos, onde se pode afirmar que se trata de um processo até mesmo relativamente simples e baixo!

Na verdade, é importante salientar que cada espécie pode agregar uma característica reprodutiva, porém, em grande parte das vezes ela leva em conta apenas uma estação do ano para sua reprodução.

Filhote de Baleia de Orca Com a Mãe
Filhote de Baleia de Orca Com a Mãe

Durante esse período, as fêmeas poderão se acasalar com mais de um macho.

Após o momento oportuno do acasalamento as fêmeas deverão dar a luz ao filhote. Outro ponto que precisa ser evidenciado, é que uma baleia somente faz a gestação de somente um único filhote por vez!

E Quanto Tempo Dura A Gestação De Uma Baleia?

A gestação das baleias dura em média entre 9 e 16 meses no máximo, sendo que a cria tende a acontecer a cada três anos.

Como o filhote fica um longo tempo dentro da baleia, ele nasce com impressionantes duas toneladas, e ainda com um tamanho que pode variar entre quatro ou cinco metros – ele também já nasce nadando!

E da mesma maneira que qualquer outro mamífero, os filhotes de baleia, logo depois do seu nascimento, passam a se alimentar do leite materno.

O leite das baleias é considerado altamente nutritivo e ainda concentra uma relevante porcentagem de gorduras saudáveis. E tal fator ajuda a justificar o fato de que os filhotes podem crescer cerca de três centímetros por dia!

A fase lactante dos filhotes de baleia se mantém pelo período de sete meses até um ano!

A vida em família também é bastante longa! Isso porque os filhotes ficam sob a proteção de suas mães (e também pelos demais membros do grupo)por um longo período.

Todos migram juntos já nos primeiros meses de vida! – já a maturidade  sexual acontece depois de alguns anos, geralmente entre os 6 e 13 anos!

O Comportamento Fascinante E O Ciclo De Vida Das Baleias Sempre Foi Alvo De Peças Cinematográficas Exageradas E Que Nem Sempre Apostavam Na Verdade!

Provavelmente todo mundo já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre o universo desses grandes seres marinhos por meio de filmes que se tornaram grandes sucessos de bilheteria, não é mesmo?

Um dos mais famosos de todos é o Moby Dick, que relatava o animal como sendo uma criatura perigosa e absolutamente agressiva, sem contar uma dose extra de loucura e crueldade na hora de matar quem estivesse diante de seus olhos.

Moby Dick
Moby Dick

Mas, se você tinha essa visão restrita a respeito das baleias, é importante repensar esse conhecimento, sabia?

Felizmente, a visão de muitas pessoas com relação a esses grandes seres está mudando positivamente!

Isso porque os estudos e analises por parte dos cientistas se tornaram mais e mais intensos e com isso foi possível compreender melhor tudo que permeia o universo desses animais.

Em linhas gerais, pode-se afirmar seguramente que as baleias são seres totalmente pacíficos, com ótimo senso de humor para realizar diversas brincadeiras e que ainda detém de um nível de inteligência realmente elevado!

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *