Home / Plantas / Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida pelos nomes de coerama, folha da costa, orelha de monge, eiorama-branca, erva-da-costa, kalandiva ou folha da fortuna.

É um vegetal indicado principalmente para alívio de alterações estomacais, tais como indigestão e dor no estômago. Outros mecanismos de ação incluem atividade cicatrizante, anti-inflamatória e até mesmo antimicrobiana.

As folhas de saião podem ser compradas em lojas de produtos naturais, bem como em algumas farmácias de manipulação.

Entre as variadas formas de consumo do vegetal, está o preparo de saião com leite, o qual você conhecerá um pouco mais ao longo deste artigo.

Então venha conosco e boa leitura.

Saião: Classificação Botânica

A classificação botânica para o saião obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Clado: Traqueófitas;

Clado: Angiospermas;

Clado: Eudicotidae;

Ordem: Saxifragales;

Família: Crassulaceae;

Gênero: Kalanchoe;

Espécie: Kalanchoe brasiliensis.

Kalanchoe brasiliensis

O gênero Kalanchoe é formado por cerca de 133 espécies vegetais. A maioria dessas espécies é nativa da África Tropical e de Madagascar. Grande parte desses vegetais pode ser descrito como arbustos ou plantas herbáceas perenes, embora alguns sejam anuais ou bienais. A maior espécie é a Kalanche beharensis (a qual pode ser encontrada em Madagascar), visto que alguns raros vegetais atingiram a incrível marca de 6 metros de comprimento (embora a média para a espécie seja de 1 metro).

Saião: Dicas Básicas Para o Plantio

Estas dicas de plantio são válidas para praticamente todas as espécies do gênero. O primeiro passo é adquirir mudas com folhas inteiras, brilhantes e sem manchas. Uma dica extra é observar a quantidade de botões fechados, uma vez que quanto maior esse numero, maior durabilidade a planta terá.

O cultivo pode ser realizado à meia-sombra, no entanto, não se deve esquecer de oferecer luz solar direta ao vegetal durante algumas horas por dia, e isto implicar em colocar o vaso em um local no qual incida luz e vento. Esta recomendação é válida principalmente para as espécies do gênero conhecidas por sua boa floração.

Estes vegetais pedem moderação na rega, uma vez que possuem tendência em acumular muita água. Aconselha-se que, no verão, a rega seja realizada 2 vezes por semana; ao passo que, no inverno, apenas uma e quando o substrato estiver começando a ressecar. Não recomenda-se molhar diretamente a planta (especialmente no inverno), logo a rega deve ser feita sobre o solo. Antes de regar novamente, o ideal é esperar até que o solo seque.

Saião: Benefícios

O efeito calmante e cicatrizante do saião são altamente favoráveis para a mucosa do estômago e do intestino, aliviando consideravelmente quadros como gastrite, dispepsia ou doença inflamatória intestinal.

O efeito diurético do saião auxilia a eliminar cálculos renais, bem como manter a pressão arterial sob controle e diminuir o inchaço das pernas.

O saião aplicado de forma tópica (ou seja, diretamente no local, tal como pomada) é excelente para tratar lesões de pele, tal como queimadura, erisipelas, úlceras, dermatites, verrugas e picadas de inseto.

O vegetal também oferece grande ajuda como tratamento alternativo e complementar a infecções pulmonares, tais como asma e bronquite. É muito útil no alívio da tosse.

Sugestões Para Consumo do Saião

A modalidade de consumo mais famosa sem dúvidas é o chá de saião, o qual pode ser preparado com as folhas do vegetal ou com os sachês desidratados.

No preparo do chá com as folhas, utilizam-se 3 colheres (sopa) de folha picada para 250 ml de água fervente. As folhas são colocadas na água e o tempo de repouso posterior recomendado é de 5 minutos. Após este processo, basta coar, deixar esfriar e beber. Recomenda-se, no mínimo, 2 xícaras por dia.

O saião pode ser aplicado diretamente sobre a pele para alívio de quadros como queimadura, picadas de inseto, irritações e até mesmo algumas inflamações. Para estes casos, recomenda-se utilizar folhas frescas bem lavadas e devidamente enxutas. O ideal é colocar em um pilão 3 folhas fatiadas e amassá-las até que adquiram a consistência de uma pasta. Essa pasta deve ser espalhada sobre uma gaze ou pano limpo e aplicada nos locais da pele que estejam afetados, deixando agir por 15 minutos- duas vezes ao dia.

Outra sugestão de uso tópico do saião é para alívio de inflamações e dores no ouvido. Neste caso, a dica é colocar em um pilão 2 colheres (sopa) de folha de saião faiada com 1 colher (sopa) de glicerina. Após amassar bem, a mistura deve ser coada em uma peneira. Como esta mistura é mais líquida e menos pastosa do que a anterior, ela dispensa o uso da gaze. O modo de uso é gotejando/ aplicando 2 a 3 gotas no ouvido dolorido, na frequência de 2 a 3 vezes ao dia.

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

Uma dica que pode parecer inusitada, mas que é bastante utilizada é a do saião com leite. Neste caso, a folha de saião deve ser batida no liquidificador com uma xícara de leite (tal como uma vitamina). O próximo passo é coar a mistura obtida, deixar esfriar e ingerir 2 vezes ao dia.

Muitos acreditam que a combinação das propriedades presentes no saião com os benefícios trazidos pelo leite podem ser ainda mais favoráveis para o controle da tosse, bem como para a cicatrização estomacal.

Agora que você conhece bastante sobre o saião e como consumi-lo de modo a a aproveitar/ potencializar seus benefícios; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Saião com Leite

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não ache o tema escolhido, você pode sugeri-lo em nossa caixa de comentários abaixo deste texto. Será uma grande satisfação receber sua sugestão de tema.

Caso deseje deixar o seu feedback sobre este artigo, seu comentário também será bem-vindo.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BRANCO, Green Me. Saião, uma planta medicinal para gastrite e muito mais! Disponível em: < https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/5746-saiao-planta-medicinal-gastrite-e-muito-mais/>;

Tua Saúde. Para que serve a planta Saião e como tomar. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/saiao/#:~:text=O%20Sai%C3%A3o%20%C3%A9%20uma%20planta,%2C%20anti%2Dhipertensivo%20e%20cicatrizante.>;

Wikipédia. Kalanchoe. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Kalanchoe>.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *