Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. Fazem sucesso quando consumidas in natura, na forma de suco ou em sobremesas diversas.

O Brasil é um grande consumidor de frutas, assim como um grande produtor. Todavia, este mercado ainda está em expansão, e o número de pequenos produtores, assim como grandes agricultores, cresce a cada dia. As frutas mais famosas por aqui incluem a banana, laranja, coco, goiaba, abacate, maracujá, manga, mamão, limão, açaí, melancia, e outras.

Nas frutas, é possível encontrar uma variedade de vitaminas, proteínas e minerais.

Este artigo fala sobre as frutas, porém de um modo inusitado, no caso, as frutas que começam com a letra H. Você, caro leitor, pode pensar que elas não existem, mas o fato é que são extremamente raras e, definitivamente, não tão populares quanto as espécies mais consumidas no Brasil.

Então venha conosco e boa leitura.

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características- Hawthorn

Esta fruta é possui o tamanho de uma acerola ou cereja, sendo que coincidentemente também possui cor vermelha. As espécies estão distribuídas dentro do gênero Crataegus, o qual pode ser encontrado na América do Norte, Europa e Ásia.

A coloração vermelha é a mais comum, porém admite-se variação entre o amarelo e o vermelho escuro (em alguns casos, até preto).

O sabor dessas frutas pode ser descrito como azedo, mas ao mesmo tempo picante e com uma nuance adocicada.

O hawthorn possui um grande acervo de benefícios nutricionais. O site americano Health Line chega a listar um quantitativo de 9 benefícios encontrados na fruta, conforme descritos abaixo.

A fruta possui antioxidantes chamados de polifenóis, os quais auxiliam a neutralizar moléculas de radicais livres que estão instáveis, as quais, em grande concentração, poderiam prejudicar o organismo. O fato mais curioso é que essas moléculas instáveis podem ser adquiridas muito facilmente, através de uma alimentação irregular, poluição do ar e fumaça do cigarro (principalmente para fumantes passivos).

Os antioxidantes presentes na fruta podem inclusive prevenir doenças como problemas cardíacos em geral, câncer, diabetes tipo 2, asma, infecções e envelhecimento prematuro da pele.

Hawthorn

Pesquisas em ratos inclusive apontam alívio de quadros já instalados de asma, câncer, diabetes tipo 2 e afecções hepáticas. Porém, pesquisas em humanos ainda não foram realizadas.

Na medicina tradicional chinesa, a fruta é conhecida por reduzir a pressão arterial, uma vez que atua como vasodilatador. O extrato da fruta também diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos presentes no sangue.

A fruta vem sendo utilizada a séculos para tratar problemas digestivos, uma vez que contem fibras e prebióticos (os quais alimentam as bactérias intestinais saudáveis).

A fruta também ajuda a prevenir a queda de cabelo, uma vez que, na pesquisa com ratos, demonstrou estímulo aos folículos capilares; além de reduzir a ansiedade e até mesmo aliviar quadros de insuficiência cardíaca.

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características- Heisteria

A Heisteria (nome científico Heisteria silvianii) é uma fruta nativa do cerrado brasileiro e Mata Atlântica. Está distribuída, de modo endêmico, em Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

É considerada uma espécies vegetais ameaçadas de extinção na Mata Atlântica, em razão de sua distribuição rara.  No estado do Rio Grande do Sul, é classificada como criticamente em perigo.

Pode ser conhecida pelos nomes populares de casca-de-tatu, brinco-de-mulata, rapadura, umari, estrela-vermelha, pau-de-mico e gumbijova.

O vegetal como um todo possui altura média compreendida entre 8 a 15 metros. A copa é arredondada e densa, e o tronco é curto e cilíndrico, com diâmetro entre 30 a 40 centímetros.

Os frutos são descritos como drupa globosa. Embora a polpa seja suculenta, também é escassa.

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características- Hilocéreo

Esta fruta nada mais é do que a conhecida pitaya, a qual vem ganhando espaço cada vez maior na mesa dos brasileiros.

As espécies estão distribuídas dentro do gênero botânico Hylocereus e admitem 3 variações: a pitaya branca, a pitaya vermelha e a pitaya amarela.

A pitaya branca é a mais fácil de ser encontrada no Brasil. Possui polpa branca em seu interior e casca externa na cor rosa.

No caso da pitaya vermelha, esta apresenta uma coloração avermelhada no seu exterior e um tom rosa-vermelho púrpura no interior. Esta variação também é encontrada no Brasil.

Hilocéreo

Já a pitaya amarela, possui polpa branca por dentro e casca exterior amarela. Pode ser encontrada com mais facilidade no Equador, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.

A fruta mede entre 10 a 20 centímetros. Muitos descreveriam seu sabor como uma suave mistura entre o kiwi e o melão.

A fruta possui grande concentração de fibras, antioxidantes, vitaminas, água e minerais. Os benefícios nutricionais são inúmeros e incluem regularizar o intestino, ajudar na digestão, auxiliar no controle da hipertensão arterial, e aliviar quadros de anemia e osteoporose (uma vez que há concentração de minerais como Ferro e Fósforo, assim como das vitaminas B, C e E).

Tópico Bônus: Receitas Soverte de Pitaya e Sugestões para Consumo do Hawthorn

Para o sorvete de pitaya, você vai precisar de 2 xícaras de polpa de pitaya, 1 xícara de creme de leite light, 4 claras em neve e adoçante em pó a gosto. O modo de preparo é extremamente simples, e requer apenas misturar todos os ingredientes (pode ser com o auxílio de uma batedeira), colocar a mistura em uma vasilha com tampa e levar ao freezer por cerca de 2 horas.

Em relação ao Hawthorne, estas dicas funcionam mais como curiosidade adicional, uma vez que a fruta não é encontrada com tanta facilidade aqui quanto nos mercados locais dos Estados Unidos, por exemplo. A fruta pode ser consumida in natura; na forma de chá (com a compra de sachês pré-fabricados, assim como de frutas secas, flores e folhas do vegetal); geleias ou recheio de torta (bastante comuns nos Estados Unidos); suplementos (em pó, comprimido ou na forma líquida); ou na forma de bebida fermentada (vinho ou vinagre), podendo inclusive ser um ótimo ingrediente de molho para salada.

Agora que você já conhece algumas características das raras frutas que começam com a letra H, nosso convite é para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Garanto que você vai gostar do que encontrar por aqui, pois dispomos de uma ampla biblioteca de textos nas áreas de botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Divirta-se e até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Escola Educação. Frutas com H. Disponível em: < https://escolaeducacao.com.br/fruta-com-h/>;

SHOEMAKER, S. Healthline. 9 Impressive Health benefits of Hawthorn Berry- Healthline. Disponível em: < https://www.healthline.com/nutrition/hawthorn-berry-benefits>;

Toda Fruta. Heisteria. Disponível em: < https://www.todafruta.com.br/heisteria/>;

ZANIN, T. Tua Saúde. Principais benefícios da Pitaya e como comer a fruta. Disponível em:< https://www.tuasaude.com/beneficios-da-pitaya/>.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *