Home / Plantas / Saião: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Saião: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal frequentemente empregada no tratamento alternativo ou de alívio de alterações estomacais (assim como dor no estômago e indigestão) e até mesmo de inflamações e quadros hipertensivos (de acordo com a sabedoria popular). Na verdade, a indicação desta planta é para um acervo ainda maior de doenças, todavia, muitos benefícios ainda não forma comprovados pela ciência.

O vegetal também pode receber os nomes de coirama, orelha-de-monge, folha-da-fortuna, folha-da-costa e folha-grossa.

Neste artigo, você conhecerá algumas curiosidades e fato adicionais sobre a planta.

Então venha conosco e boa leitura.

Saião: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta- Propriedades e Constituintes Químicos

Entre os constituintes químicos do saião, estão alguns ácidos orgânicos, taninos, bioflavonóides e mucilagem.

Os bioflavonóides constituem uma grande classe de fitoquímicos poderosos. Entre os seus benefícios, está a capacidade de potencializar os efeitos da vitamina C. Estes fitoquímicos são os responsáveis pelas cores vibrantes de sementes, ervas, frutas e legumes; além de contribuírem em características como o sabor, adstringência e aroma. Foram descobertos no ano de 1930, porém, apenas em 1990 receberam o destaque e o interesse científico que mereciam. Os bioflavonóides presentes no saião chamam-se cerquenóides.

Os taninos estão presentes em muitos elementos do vegetal, tal como sementes, cascas e caules. Confere um sabor amargo e, de certa forma, ‘travoso’. A uva contém tanino, e este elemento faz total diferença no sabor dos vinhos branco e tinto, por exemplo.

Na botânica, a mucilagem é descrita como uma substância gelatinosa com estrutura complexa, a qual, após reagir com a água, aumenta o volume, formando uma solução viscosa. Tal solução pode ser encontrada em muitos vegetais. Alguns exemplos incluem os tecidos celulares das suculentas e os invólucros de muitas sementes. A função da mucilagem é conseguir reter água.

Kalanchoe Brasiliensis

Descritos os principais constituintes químicos do saião, vamos a algumas propriedades do vegetal.

O saião pode aliviar quadros de doenças gastrintestinais, tais como a dispepsia, gastrite e doença inflamatória intestinal. É benéfico em razão de seu efeito calmante e cicatrizante para a mucosa do estômago e do intestino.

Através de seu efeito diurético, pode ajudar a eliminar cálculos renais, assim como aliviar inchaço/edema nas pernas, e, até mesmo, controlar a pressão arterial.

É muito eficaz para tratar infecções de pele. Dentre elas, as queimaduras, úlceras, erisipelas, dermatites, úlceras, verrugas e picadas de inseto.

Pode complementar o tratamento e aliviar sintomas relacionados às infecções pulmonares, tais como asma e bronquite. Também diminui a intensidade das tosses.

O site Green Me cita ainda outras indicações do saião, tal como tratamento alternativo para reumatismo, hemorroidas, icterícia, inflamação nos ovários, febre amarela e frieiras.

Algumas literaturas tem apontado efeito anti-tumoral, porém é preciso comprovação específica a respeito do assunto, antes de que a informação seja confirmada.

Saião: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta- Modo de Aproveitamento

O suco da folha é de uso interno e indicado nos casos de afecção pulmonar e cálculo renal. A infusão (ou chá) pode ser utilizada para quadros respiratórios como tosse e asma. As folhas murchas podem ser aplicadas externamente em caso de verrugas, erisipelas, calos e picadas de inseto. Algumas literaturas indicam folhas frescas.

O mais indicado é que as folhas aplicadas externamente sejam na consistência de pasta. O ideal é colocar 3 folhas frescas fatiadas em um pilão, amassá-las e aplicar com gaze nos locais afetados 2 vezes ao dia. Em cada aplicação, recomenda-se deixar agir por 15 minutos.

O preparo do chá é bastante simples, basta colocar 3 colheres de folhas picadas em 350 ml de água fervente, aguardando um tempo de repouso de 5 minutos. É importante coar antes do beber. Recomenda-se consumo do mesmo 5 vezes ao dia.

Outra sugestão de aproveitamento do vegetal para alívio de tosse, assim como para cicatrização do aparelho digestivo é adicionado um folha de sopa de folhas trituradas a uma xícara de chá de leite. Esta combinação inusitada deve ser misturada e coada. A indicação de consumo é de 1 xícara de chá, 2 vezes por dia, entre as principais refeições.

Saião: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta- Contra Indicações no Tratamento Alternativo de Diabetes

Ok. Este tópico é um pouco polêmico e controverso. Um estudo divulgado em uma revista científica internacional (no caso, a International Journal of Reserch in Ayurveda and Pharmacy) apontou que o extrato da folha de saião pode contribuir para reduzir os níveis de glicose no sangue, assim como reduzir os índices de colesterol e triglicerídeos. Todavia, especialistas afirmam que estes benefícios foram observados apenas em ratos de laboratório e, dessa forma, não é possível determinar o efeito real em humanos.

Endocrinologistas e nutricionistas afirmam que muitas pessoas estão recorrendo a soluções caseiras para o tratamento do Diabetes e, até mesmo, negligenciando a terapêutica tradicional. A grande preocupação reside nos prováveis efeitos colaterais, assim como a falta de conhecimento sobre TODOS os componentes químicos. Outro perigo é a provável negativa interação de algum desses componentes químicos com os componentes da medicação tradicional para o tratamento da Diabetes.

Os poucos estudos realizados em humanos demonstraram resultados inconclusivos.

Outras Plantas Medicinais Populares no Brasil

Entre os anos de 2003 e 2010, o Ministério da saúde financiou 108 pesquisas para avaliar a eficácia de muitas plantas medicinais utilizadas por nossas avós.

Uma destas plantas é a babosa (nome científico Aloe vera), cujo uso recomendado restringe-se somente à aplicações externas em queimaduras ou irritações de pele. A ingestão da planta ainda não está cientificamente liberada.

Aloe vera

A camomila (nome científico Matricaria chamomilla) é bastante popular e possui similaridade de atuação em relação à Melissa, valeriana e erva-cidreira. É indicada para aliviar quadros de ansiedade e insônia.

Matricaria chamomilla

O boldo (nome científico Plectranthus barabatus) é conhecido de todos nós pela grande eficácia em quadros de azia, indigestão, e outros problemas gastrintestinais.

Plectranthus barabatus

Agora que você já conhece muitas peculiaridades e aplicações do sião, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ABREU, K. Mundo Estranho. Quais são as plantas medicinais mais utilizadas no Brasil? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-as-plantas-medicinais-mais-utilizadas/>;

BRANCO, A. Green Me. Saião, uma planta medicinal para gastrite e muito mais! Disponível em: < https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/5746-saiao-planta-medicinal-gastrite-e-muito-mais/>;

G1. Saião, flor de mamão, pata-de-vaca: os riscos dos tratamentos caseiros contra a diabetes. Disponível em: < https://g1.globo.com/bemestar/diabetes/noticia/2019/07/27/saiao-flor-de-mamao-pata-de-vaca-os-riscos-dos-tratamentos-caseiros-contra-a-diabetes.ghtml>;

Nutritotal. Saião para diabetes tipo 2? O poder das plantas medicinais para tratar essas e outras doenças. Disponível em: < https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/saiao-para-diabetes-tipo-2-o-poder-das-plantas-medicinais-para-tratar-essa-e-outras-doencas/#:~:text= tratamento%20de%20diabetes-,Sai%C3%A3o,sangue%2C%20dos% 20triglic%C3%A9rides%20e%20colesterol.>;

Plantamed. Kalanchoe brasiliensis Camb. SAIÃO. Disponível em: < http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Kalanchoe_brasiliensis.htm>;

Tua Saúde. Para que serve a planta Saião e como tomar. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/saiao/>.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *