Home / Plantas / Melancia De Porco, O Que É? É Comestível?

Melancia De Porco, O Que É? É Comestível?

Você já ouviu falar da chamada melancia de porco? Talvez, você até a conheça por outro nome. Certo mesmo é que se trata de um tipo de fruta que, mesmo sendo uma variação da melancia tradicional, não é lá muito agradável ao nosso paladar.

Ficou curioso?

Vamos saber um pouco mais dela a seguir, então.

A Melancia De Porco E as Suas Principais Características

Esse, na verdade, é um tipo de melancia que se chama forrageira, e que pode ter os seguintes nomes populares: melancia de cavalo ou melancia do mato. De nome científico Citrullus lanatus var. citroides, essa fruta possui uma polpa toda branca (ao contrário da tradicional vermelha), sendo bem consistente e não açucarada.

Sua polpa é consistente justamente devido ao teor elevado de matéria seca. Já o fato dela não conter açúcar é devido ao seu baixo teor de sacarose. É por causa dessas questões que ela não tem uma grande aceitação para consumo humano, mas serve para a alimentação de animais. Daí vem os seus nomes mais populares.

A origem dessa melancia é africana, e foi justamente por isso que ela conseguiu se adaptar muito bem ao clima da região Nordeste do Brasil. A casca dessa fruta, geralmente, é lisa e bem dura, e uma coloração mais próxima do creme. Algumas variações, no entanto, apresentam casca rajada.

A sua composição mais importante é a seguinte: 10% de matéria seca e 9,5% de proteína bruta. Uma característica interessante, inclusive, é que as sementes desse tipo de melancia não têm período de dormência. Ou seja, se for preciso, elas podem ser plantadas imediatamente depois que a colheita é feita, o que garante uma produtividade contínua.

Qual O Melhor Método De Plantio Para a Melancia De Porco?

Geralmente, essa fruta é melhor produzida quando é plantada em solos que sejam leves, e que possuam boa fertilidade. Porém, ela também cresce de maneira positiva em solos que sejam argilosos, mas que, ainda assim, apresentem boa drenagem (osso é fundamental). Essa fruta só não se dá bem se cultivada em solos encharcados e salinos.

O cultivo dela, em si, é bem simples. Ou, pelo menos, em consócio com outras culturas, como, por exemplo, milho, mamona, etc. Em termos de espaçamento, o ideal é ter um tamanho de 3 x 2 m e 3 x 3 m entre linhas e covas, respectivamente. Cada cova tem que ter de 3 a 4 sementes.

A capinação, por sua vez, deve ser feita 1 ou 2 vezes durante o seu ciclo produtivo (que, por sinal, é de aproximadamente, 90 dias).

Produtividade E Conservação Dos Frutos

Melancia De Porco na Plantação
Melancia De Porco na Plantação

Com precipitação de chuvas de maneira correta durante o período reprodutivo (ou seja, em torno de 400 mm/ano), a produtividade tende a ser alta, passando de 10 toneladas para os maiores produtores dessa fruta. Cada uma delas, pesando em torno de 10 a 15 kg cada.

Já com relação à estocagem, a maneira mais barata de ser feita é a do campo, principalmente quando se tratar de conservar essas melancias em estações de seca. Durante esse período de conservação, o ideal é revirar os frutos no solo para evitar o ataque dos chamados gongolos (ou os populares piolhos de cobra).

Os galpões de conservação precisam ser amplos, ventilados e secos, com as frutas sendo dispostas em camadas. Porém, nesse caso, é preciso tomar cuidado com ataque de ratos que podem infestar o lugar. Estocagens debaixo de árvores próximas ou no meio do planto dessa melancia também são recomendáveis.

Utilização Prática Da Melancia De Porco

Melancia De Porco Cortada ao Meio
Melancia De Porco Cortada ao Meio

Geralmente, essa fruta é fornecida a animais de pecuária como fonte de alimento, porém, ela não deve, de forma alguma, ser a única fonte para eles. Até mesmo porque o percentual de água dessas melancias é bem alto: cerca de 90%. Além disso, a pouca quantidade de matéria seca não supre a necessidade diária deles em termos nutricionais.

Para ruminantes, essa melancia deve representar apenas 30% de sua alimentação diária. O complemento, por sua vez, deverá ser feito com outras forrageiras (preferencialmente, aquelas que apresentem uma grande quantidade de matéria seca).

Pesquisas indicam que animais que se alimentem de cerca de 25 kg dessa fruta todos os doas, podem ganhar em tono de 30 kg de peso em um período de apenas 4 meses. No caso das vacas, observou-se que a produtividade de leite é de 5 a 7 litros por dia, caso 30 kg dessa melancia seja dada para cada animal por dia.

Mas, Afinal, Essa Melancia É Boa Para O Consumo Humano Ou Não?

Na verdade, pessoas podem consumir esse tipo de melancia sem maiores problemas, porque ela não faz mal à saúde. No entanto, ela não é tão saborosa quanto as melancias mais conhecidas (até por não ter açúcar), e muitas pessoas, com razão, podem não gostar do seu sabor. Ainda assim, ela pode ser útil para dar base às geleias, já que ela é rica em pectina. Pra quem não pode comer nada com açúcar, por exemplo, é uma boa pedida.

Ainda assim, pela pequena quantidade de matéria seca, e pela grande quantidade de água (até mais do que o normal para uma melancia), o consumo dela só é amplamente recomendado mesmo parta a alimentação dos animais de pecuária, já que eles podem comer grandes quantidades dessa fruta por dia, o que fará bem a eles em todos os sentidos. Contanto, claro, que essa não seja a única fonte de alimento deles, salientando mais uma vez.

Mesmo assim, vamos a uma receita prática com essa fruta, caso você tenha se interessado em tentar saborear um pouco dela.

Doce De Melancia De Porco

Doce De Melancia De Porco
Doce De Melancia De Porco

Para a confecção desse doce, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 melancia, 2 xícaras de açúcar, água e cravo e canela a gosto.

Já o preparo desse quitute é bem simples.

Primeiro de tudo, descasque a melancia, cortando-a em pedaços. Ferva em calda dentro de uma panela. Coloque um copo de água e mais 2 xícaras de açúcar. Quando a calda estiver bem grossa, é porque o doce está pronto. Um pouco antes disso, colocar o cravo e a canela. Detalhe: não tampe a panela.

Pronto! Agora, é só se deliciar com essa iguaria bem fácil de fazer.

Veja também

O Que é Um Animal Bardoto? O Que Significa?

A mula (Latin hinnus), ou Bardoto, é o produto mestiço de híbridos de duas espécies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *