Home / Plantas / Pêssego: Como Comer? Qual a Melhor Forma de Aproveitar?

Pêssego: Como Comer? Qual a Melhor Forma de Aproveitar?

Quinhentos anos antes de nossa era, o pêssego já estava presente na China. Foi um símbolo de fertilidade e imortalidade. Atravessou a Pérsia, chegou ao Egito, onde tornou-se o fruto preferido de Harpócrates, o deus do silêncio. Ela finalmente cruzou a estrada de Alexandre, o Grande, e passou a ser popularizada fora de suas terras nativas desde então. O pêssego agora é cultivado em várias partes do mundo desde a Idade Média.

Pêssego: Como Comer? Qual a Melhor Forma de Aproveitar?

Lave o pêssego antes de comer. Lave sempre o seu pêssego com água limpa, esfregue suavemente a pele das mãos ou com uma escova de vegetais antes de comer o seu pêssego. Isso remove poeira e sujeira e, possivelmente, resíduos de pesticidas. Espere para lavar o seu pêssego quando for comer. Lavar antes de refrigerar aumenta o risco de podridão e crescimento de bactérias.

Você pode mesmo comer pêssego com sua pele se desejar, ou você também pode removê-lo com uma faca, no caso de você não gostar da textura de sua casca. A pele de pêssego é rica em fitonutrientes e fibras, mas nem todo mundo gosta disso. A melhor maneira de comer um pêssego? Mastigue e deixe o suco escorrer pelo queixo. Coma como uma maçã!

Tente cortar o pêssego ao meio, girando a faca ao redor do núcleo central, depois gire suavemente para separar as duas partes. Retire o núcleo e depois coma sem se preocupar com mais nada. O aspecto suculento do pêssego maduro é o mais agradável. Alguns podem estar suculentos até demais, então tome cuidado para não manchar sua roupa. Pegue uma toalha ou lenço para enxugar as gotas.

Que tal uma outra boa maneira de desfrutar de um lanche de fatias frescas de pêssego? Usando uma faca, corte o pêssego ao meio, como já mencionamos acima. Separe as duas partes e remova o núcleo. Em seguida, corte cada parte em duas ou três fatias, dependendo do tamanho do seu pêssego.

Polvilhe suas fatias com uma pitada de canela ou açúcar mascavo para um aroma extra sutil ou escolha algum creme fresco. Se você tem um pêssego muito maduro com um núcleo pegajoso, pode ser difícil de remover. Se você não conseguir separar o núcleo, a idéia de fatiar pode falhar.

Pêssego Características

Para adicionar uma textura suave ao seu iogurte, os pêssegos são perfeitos. Além das propriedades probióticas do iogurte, você adiciona uma rica fruta de ferro, potássio, vitamina A e C, antioxidante e fitonutrientes. A propósito e melhor ainda, o sabor é excelente. Que tal a sugestão?

Escolha e Guarde seus Pêssegos com Sabedoria

Compre seus pêssegos quando for a estação. Os melhores pêssegos são aqueles que são cultivados localmente, colhidos na maturidade, prontos para cair da árvore. Dependendo de onde eles vêm, a estação pode variar um pouco. Os pêssegos geralmente são consumidos durante o verão.

Selecione pêssegos maduros. É melhor escolher pêssegos maduros e consumi-los dentro de dois a três dias. As lojas geralmente compram seus pêssegos bem firmes, mas alguns amadurecem, protegidos do sol em uma sala à temperatura ambiente por 3 a 7 dias. Se eles são refrigerados, os pêssegos vão parar de crescer.

Escolha pêssegos que são mais pesados ​​do que parecem. É um sinal de uma carne firme e suculenta. Se você os apertar, você machuca os pêssegos que apodrecem mais rápido no ponto em que você pressiona. Alguns pêssegos maduros têm um aroma forte no caule, embora algumas variedades cheiram mais que outras.

A melhor variedade? Aquele que está disponível localmente. Os pêssegos cultivados localmente proporcionam melhor frescor e suco, já que são menos danificados pelo transporte. Todos os pêssegos estão com um núcleo aderente ou não, dependendo se ele se apega à carne ou não. Variedades híbridas também existem.

Quando você comprar pêssegos, retire a cauda e coloque-os, a posição do caule para baixo, em um tecido onde eles possam respirar e terminar sua maturidade. Cubra os pêssegos com uma toalha leve para deixá-los amadurecer. Coloque-os na geladeira, com espaço suficiente em um saco de papel, até a polpa amaciar um pouco e eles começarem a aromatizar.

Uma vez refrigerados, os pêssegos devem ser ingeridos em poucos dias. Eles estarão maduros demais em menos de uma semana. Não guarde os pêssegos num saco de plástico fechado, que irá promover a podridão. Se você quiser congelar seus pêssegos, primeiro branqueie-os, então remova a pele com uma faca e corte as fatias. Guarde em sacos de congelação.

Aproveite Pêssegos Cozidos Também

Pêssego cozido, purê de framboesa e sorvete de baunilha. O que mais você quer? Veja como. Em uma frigideira, aqueça um volume de água, uma colher de sopa de suco de limão e cerca de um volume de açúcar, que você mistura para dissolver. Cozinhe rapidamente e adicione quatro pêssegos sem caroço e cozinhe até ficar macio.

Tire do fogo e deixe os pêssegos escorrendo à parte. Enquanto isso, misture três xícaras de framboesa, um quarto de xícara de açúcar refinado e uma colher de sopa de limão no processador de alimentos. Deixe os pêssegos esfriarem e despeje em uma tigela fria, cubra com sorvete de baunilha e molho de framboesa. Gostou? Que tal outra sugestão?

Outras Sugestões Deliciosas

Seja firme ou muito maduro, com um núcleo pegajoso ou não, de qualidade excelente ou média, os pêssegos são perfeitos para tortas, bolos ou semelhantes. Se você tem muitos pêssegos, use-o em seus pratos favoritos. Faça uma torta de pêssego. No final do verão, a torta de pêssego se distingue pela simplicidade e doçura. Aprenda a fazer uma massa crocante para uma deliciosa torta de pêssego.

Faça também um bolo de camadas com pêssegos cozidos. Parece uma torta, mas sem a massa e com uma camada de biscoito crocante que cobre os pêssegos e que se casa tão bem com um sorvete de baunilha que é indecente. Se você tem muitos pêssegos, cozinhe-os em uma bacia de cobre. Misture pêssegos e açúcar branco, suco de limão e pectina uniformemente para fazer um lote.

Você vai encontrar pectina no mercado com as instruções de uso e as quantidades a serem usadas, dependendo da fruta que você está cozinhando. Consulte as instruções. Experimente misturar xarope de gengibre com pêssegos para obter uma geleia de gengibre e pêssego, perfeito para grelhar ou preparar marinadas. Também vai bem com mirtilo, ameixa ou cereja.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *