Home / Plantas / Para que Serve Folha de Jaca no Álcool e no Chá?

Para que Serve Folha de Jaca no Álcool e no Chá?

Ao longo da BR. 101 – Norte, nos meses do verão, principalmente  acima da divisa dos estados de Espírito Santo e Bahia, o viajante vai observar muitos pequenos agricultores vendendo, em barraquinhas improvisadas, os frutos de sua produção doméstica, entre os quais a jaca (Artocarpus heterophyllus) .

A jaca é uma fruta grande, diz-se a maior entre as frutíferas, com frutos que variam de pouco mais de 3 kg. até acima dos 40 kg.  dependendo da variedade, surgida na Ásia e introduzida em nossa terra pelos portugueses e que se adaptou muito bem por aqui.

Grande parte das jacas produzidas durante sua estação de colheita são desperdiçadas, em virtude da rapidez com que apodrecem após sua colheita, ou por se estatelarem espontaneamente de cima da árvore, geralmente muito alta, ou ainda por conta do preconceito que muitos tem com essa fruta pelo seu aroma, considerado enjoativo para alguns.

Sob o ponto de vista culinário a jaca, em qualquer uma de suas três variedades: dura, mole ou manteiga,  mostra-se um ingrediente bem eclético, podendo ser utilizada qualquer de suas partes, quer  ‘in natura’, cozido, assado e até torrado, desde a casca da árvore até as folhas, além da polpa adocicada  e suas sementes, em receitas que desafiam a criatividades de muitos gourmet. O seu consumo suscita algumas dúvidas:

Jaca Engorda?

Uma dieta bem equilibrada, recomenda uma porção diária de 5 a 7 favos de jaca ‘in natura’, que pesam em torno de 100 gr. proporcionando uma notável fonte de energia. Informativos nutricionais teorizam que as folhas das jaqueiras, promovem a tolerância a glicose, um efeito que favorece a perda de peso.

Vegetarianos e veganos preparam uma receita chamada “carne de jaca”, que é feita mais ou menos assim:  embale em papel alumínio uma jaca verde inteira e leve a cozinhar numa panela de pressão ou asse no forno, até amolecer. Neste ponto a polpa ganha consistência e adquire um sabor neutro, sendo então, possível desfiar os bagos como se fossem um peito de frango, podendo então receber temperos como cebola, alho, tomate, cheiro verde e pimenta, resultando num refogado para recheio de coxinhas e tortas. Bom apetite!

Jaca Prejudica o Diabetes?

Jaca Partida
Jaca Partida

A porção de consumo diário que mencionamos, para uma dieta equilibrada, equivalente a 100 gr. da polpa in natura, contém aproximadamente 24 gr. de carboidratos, então pessoas com distúrbio no metabolismo de açucares devem manter moderação no consumo para não ultrapassar a dose diária de açucares recomendadas. Igualmente pessoas com intolerância a lactose devem ter cuidado se decidirem incluir a jaca no cardápio, pois seu consumo pode provocar flatulência, devido a má digestão do açúcar.

Como Consumir a Jaca?

Passe suas mãos e sua faca em óleo ou azeita, para que o visgo não agarre em suas mãos, depois corte a fruta em sentido vertical, desde a coroa até o fundo à uma profundidade que a lâmina toque o umbigo da jaca, daí puxe com a mão o umbigo do fruto e este se partirá ao meio em sentido longitudional exibindo seus gomos, pronto, basta se lambuzar! Esta é a forma mais convencional de consumir a jaca, entretanto a polpa ainda manda bem em doces caramelizados, com especiarias como canela, cravo e anis-estrelado. Também saborosa em bolos e cupckes. Suas sementes tostadas  com manteiga, azeite, ervas aromáticas, pimenta do reino ou até óleo de coco são um ótimo e saudável petisco.

Benefícios da Jaca

A configuração nutricional da jaca propicia importante benefício no aumento da imunidade, melhora a aparência da pele, dos cabelos e até dos olhos, pois o fruto contem boas doses de carboidratos, proteínas e gordura de boa qualidade, macronutrientes fundamentais como fonte de energias e ação antioxidante.

Para que Serve o chá da Folha de Jaca?

A receita é muito simples. Pega-se de cinco a dez folhas secas de jaqueira, lave bem em água corrente, espere até que sequem, daí pique em pedacinhos numa vasilha com mais ou menos 200 ml. de água, deixe ferver durante uns cinco minutos, deixe repousar por 15 minutos, filtre e beba a solução 2 a 3 vezes ao dia.

Folhas de Jaca
Folhas de Jaca

Acredita-se que este chá regule a síntese da glicose no organismo, além de promover a redução do tecido adiposo, entretanto recomenda-se que diabéticos,  grávidas e lactantes busquem orientação médica antes de utilizarem esta receita, pois seu uso concomitante com outros medicamentos, inclusive com antibióticos pode apresentar complicações.

Para que Serve Folha de Jaca no Álcool?

Outra receita muito simples. Introduza algumas folhas verdes da jaqueira numa garrafa pet transparente de preferência de 2 lts, até encher a garrafa sem pressionar, complete com um litro de álcool, também pode ser utilizada aguardente, deixe curtir até que o líquido resultante se torne verde.

Esfregue este líquido nas pernas várias vezes ao dia para aliviar dores e queimação provocadas pelas varizes, além de reduzir inchações e promover relaxamento para músculos e tendões.

O Uso Medicinal da Jaca

A utilização de vegetais com fins terapêuticos é conhecido pelo termo “fitoterapia”, seja de forma natural como o chá de folhas de jaca, seja na forma de banhos como a mistura de folhas de jaca curtida no álcool, o termo inclui ainda os extratos, tinturas, pomadas e cápsulas que compramos nas farmácias que utilizam matéria prima de origem vegetal, extraídos das chamadas plantas medicinais.

Plantas medicinais não são milagrosas e nem proporcionam a cura, as vezes são até maléficas, causando danos á saúde e até a morte se utilizadas de maneira errada. A facilidade de se encontrar plantas para esta ou aquela terapia a baixo custo pode se tornar uma perigosa armadilha. Mesmo uma planta de eficácia comprovada requer cuidados: jamais as colete em locais muito sujo, próximo a fossas, esgoto, beira de estradas  e lixeiras. Utilize sempre frescas, nunca as armazenem para uso posterior e nem as misture na mesma composição evitando combinações imprevisíveis de princípios ativos.

Jamais obtenha fitoterápicos de origem duvidosa as mãos de pessoas não autorizadas. Se não foi prescrito por um médico, não utilize fórmulas mágicas de emagrecimento, mesmo “naturais”. Ao chamado grupo de risco; idosos, lactantes, gestantes, crianças menores de cinco anos e portadores de doenças imunodeficientes, jamais ministre remedinhos milagrosos sem orientação médica.

Boa saúde para todos!

By [email protected]

Veja também

Cogumelo no Forno

Como Consumir Cogumelo Desidratado? Como Secar Cogumelos?

Os cogumelos podem ser encontrados tanto na natureza, como em cultivos particulares que aliás ainda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *