Home / Plantas / Pêssego Branco: Calorias, Duro, Características e Fotos

Pêssego Branco: Calorias, Duro, Características e Fotos

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Orden: Rosales

Família: Rosaceae

Gênero: Prunus

Espécie: P. pérsicas

O pêssego, uma fruta oriunda da China, faz muito sucesso no Brasil. Seja pelo seu sabor exótico ou pela facilidade de encontrá-lo e plantá-lo, ele veio pro país para ficar. Quem nunca provou? Ele é inconfundível!

Aqui neste artigo você verá diversas informações a respeito do pêssego e sua variação: O pêssego branco. Continue com a leitura do artigo!

Principais Características do Pêssego Branco

A árvore que produz essas frutas se chama pessegueiro. Como foi dito no início do artigo, ela é de origem chinesa. Seu nome científico é Prunus persica.

Ao contrário de muitas outras frutas, ela possui uma grande e única semente. Ela fica envolvida dentro de uma casca bem dura. Seu aroma é delicado, não se parece com outras. Além disso, o seu sabor é bem doce.

Diferentemente da casca que envolve a semente dentro do pêssego, a casca externa é aveludada e bem fina. O pêssego mais comum possui a cor alaranjada e sua polpa com a tonalidade amarela. Já o pêssego branco possui tanto a casca quanto a polpa branca.

Prunus Persica

Essa fruta é muito utilizada para fazer compotas, doces, geleias, bolos e sucos. Sua variada utilização se deve ao sabor — obviamente — praticidade de encontrá-la e, principalmente, pela quantidade de nutrientes e baixas calorias.

E, falando sobre as calorias, cada unidade possui uma faixa de 50. Isso é ótimo para quem está realizando algum tipo de dieta ou se encontra em uma restrição alimentar.

As principais vitaminas na fruta são a vitamina C e a provitamina A. O pêssego também possui uma quantidade bem significativa de fibras, pois em cada 100 g pode-se encontrar 1,5 g de fibras.

Outros Benefícios do Pêssego Branco

Além dos nutrientes que já foram citados, o pêssego também possui quantidades bem razoáveis de cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo e potássio. Estes são oligoelementos essenciais para a nossa nutrição.

Ele possui uma suculência muito grande. Isso acontece pela quantidade de água presente na fruta: Cerca de 90% do seu peso é constituído por água.

Além das vitaminas A e C, o pêssego também possui quantidades aceitáveis de vitaminas do complexo B (Como B1, B2, B3, B5, B9 e B12), além de ter em sua composição as vitaminas E e K.

Essa fruta também é muito usada como decoração. Ela é muito usada em saladas e em pratos salgados, como carnes bovinas.

Ela flui no nosso corpo como um diurético natural. Ainda mais, ela possui um valor calórico baixíssimo, fazendo com que o pêssego se torne uma das frutas mais recomendadas pelos nutricionistas quando o assunto é perda de peso. Porém, há muitas contradições sobre assunto.

Afinal de Contas, Essa Fruta Engorda ou Emagrece?

Ela emagrece. Aqui, nós vamos explicar o porquê.

Ela é uma fruta muito doce. Por isso, o nosso organismo faz uma absorção muito rápida dela. Deste jeito, a nossa fome fica controlada e contribui para o emagrecimento. Este é apenas um dos motivos que ela é considerada uma das grandes aliadas nas dietas de perda de peso.

Obviamente, você deve consumi-la com moderação. Não adianta nada você querer emagrecer e, mesmo assim, comer uma grande quantidade de pêssego. Não é mesmo? A moderação sempre é importante. Tenha equilíbrio!

Só para você ter uma ideia, o pêssego branco (que contém, aproximadamente, 85 g) contém entre 50 e 55 calorias. O pêssego amarelo é ainda menos calórico: Uma porção de 75 g possui o equivalente a 40 calorias. E, para terminar, ainda há um meio de consumir a fruta com uma quantidade menor de calorias: Um suco de frutas de 200 ml feito naturalmente possui até 32 calorias — sem adição de açúcar!

E, apesar do suco de frutas possuir uma quantidade de calorias muito menor, ele não é a melhor opção para quem deseja emagrecer. Explicaremos para você o motivo disso.

Os benefícios que uma fruta in natura oferece são muito melhores que quando consumidas com casca e polpa. O suco também é bom, mas as propriedades não podem ser absorvidas com tanta excelência e, uma das principais características para o emagrecimento — a sensação de saciedade — não acontece de forma tão potente.

Em suma, o pêssego não engorda. Porém, sempre que possível, prefira a sua forma natural quando for consumir. Caso você não consiga, migre para o suco feito da fruta.

Receitas com o Pêssego Branco

Esta fruta pode ser inserida em diversas receitas. Entretanto, para que você aproveita ao máximo os seus benefícios, é necessário que você faça a ingestão de forma crua. Assim, as maiores recomendações são em saladas, junto com outras frutas e verduras, ou até mesmo em uma salada de frutas in natura.

Lembre-se de que o pêssego em si não engorda. Mas, se você adicionar açúcar, creme de leite, xarope caramelizado ou leite condensado, pode ter a certeza de que alguns quilos serão adquiridos rapidamente.

Talvez o sabor do pêssego não te agrade tanto. Uma opção para aqueles que sofrem com este problema é o uso do pêssego em calda. Ela é rica em vitaminas A, C e D. Esta é uma opção que pode burlar o sabor que você não se agrada.

Ela é uma ótima escolha, principalmente para aqueles que estão em dieta.

Mais uma vez, é necessário que você tenha cautela: Os frutos em calda possui açúcar, principalmente os enlatados que são vendidos nos supermercados. A metade de um pêssego branco natural tem cerca de 15 calorias e 3 gramas de açúcar. Já a metade de um pêssego em calda possui 50 calorias e 12 gramas de açúcar.

Benefícios Para o Corpo e Para a Saúde

O pêssego é um alimento hidrante, antioxidante e mineralizante. Os que possuem a polpa amarela tem uma quantidade significante de vitamina A. Este nutriente é importante para o fortalecimento das membranas mucosas e para a preservação e formação do esmalte dentário.

Além disso, a medicina chinesa diz que esta fruta é um energético poderoso. Ela aumenta o humor, tira a sensação de preguiça — principalmente no verão — e diminuir o ressecamento das mucosas. Caso você teve alguma contusão recentemente, o pêssego irá auxiliar no tratamento.

Ele se parece com algumas outras frutas. Confira aqui quais são e todas as vantagens que você pode adquirir com elas!

Ele também elimina toxinas, fungos, acnes, melhora problemas respiratórios, regula o intestino e o ácido úrico. Para terminar, a fruta também é ótima para o diabetes e o controle da obesidade.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *