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Diferenças Entre Pêssego, Nectarina, Damasco e Ameixa

Elas são frutas semelhantes e com certeza já causaram muitas dúvidas na sua cabeça. São da mesma família e possuem características parecidas, mas cada uma possui suas particularidades, afinal, quais as diferenças entre o pêssego, nectarina, damasco e ameixa?

Ambas são extremamente nutritivas e devem ser consumidas por todos, já que oferecem uma enorme quantidade de benefícios para nossa saúde.

Apesar da aparência semelhante, devemos destacar as propriedades e qualidade nutricional de cada uma, para você entender melhor as principais diferenças entre elas.

Nesse post vamos mostrar as diferenças entre pêssego, nectarina, damasco e ameixa, com as principais características e especificidades de cada uma. Confira!

Pêssego, Nectarina, Damasco e Ameixa: Conheça as Frutas!

Apesar da aparência semelhante, essas quatro frutas são muito distintas quando falamos em propriedades e oferecem diferentes benefícios para nossa saúde quando falamos do consumo.

Elas estão presentes na mesma família, a  Rosaceae, onde também estão as maçãs, peras, cerejas, morangos, amêndoas, framboesas e muitos outras, incluindo plantas ornamentais.

Vale destacar que essa família é uma das mais vastas do grupo das angiospermas, com mais de 5.000 espécies divididas em cerca de 90 gêneros distintos.

O gênero que estas quatro frutas estão presentes é o Prunus.

Conheça a seguir as características específicas de cada fruta para depois analisarmos as suas diferenças!

Ameixa (Prunus Domestica)

A ameixa destaca-se pelo seu tom avermelhado, com mesclas roxas e uma casca lisa. O interior da fruta é amarelo e alaranjado, com uma quantidade significativa de fibras. O formato da fruta é mais arredondado

Prunus Domestica

Pêssego (Prunus Persica)

Já o pêssego conta com uma casca mais clara, amarelada e com diferentes tons de laranja e vermelho.

Vale destacar que uma diferença visual está na textura, enquanto a casca da ameixa é totalmente lisa, a do pêssego contém “pelos”, uma espécie de veludo em volta da fruta.

Prunus Persica

O seu formato lembra um “coração” e não é totalmente redondo como a ameixa.

Nectarina (Prunus Persica var. Nucipersica)

A nectarina é uma variação do próprio pêssego. Possui visual semelhante ao mesmo, porém, sua casca é lisa e mais avermelhada, lembrando inclusive uma mistura de ameixa com pêssego.

Seu formato lembra o do pêssego, sendo mais oval e menos arredondado.

Prunus Persica var. Nucipersica

O interior é amarelado e seu caroço é único, assim como das outras duas frutas citadas acima.

Damasco (Prunus Armeniaca)

O damasco se diferencia das outras três devido a sua casca lisa mais amarelada, com leves tons de vermelho e laranja, além de seu pequeno tamanho.

O interior da fruta é fibroso, da mesma coloração e possui caroço único (comum do gênero Prunus). Seu formato é arredondado e pode ser consumida de diferentes maneiras.

Prunus Armeniaca

Agora que você já sabe as características visuais de cada uma, vamos falar das propriedades e valores nutricionais!

Propriedades e Diferenças Entre Pêssego, Nectarina, Damasco e Ameixa

Como vimos acima, as características físicas de cada fruta são muito parecidas e facilmente podem levar à confusão. Quem nunca foi a feira e confundiu um pêssego com uma nectarina, ou mesmo com damasco?

Isso deve-se a semelhança visual de cada uma, mas quando o assunto são as propriedades e as características internas, aquelas que não “podemos ver”, que agem no nosso organismo, as quatro frutas são bem distintas. Veja abaixo as propriedades e valores nutricionais de cada uma.

Propriedades da Ameixa

A ameixa é pequena, porém seus benefícios e propriedades são muito vastos. Na fruta estão concentradas grandes quantidades de antioxidantes essenciais no combate a diferentes doenças através dos radicais livres.

Além disso, a ameixa conta com as seguintes vitaminas:

  • Vitaminas do Complexo B
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina K

E mineiras:

  • Zinco
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio

Vale destacar também a presença de um vasto número de fibras, que auxiliam na digestão e correto funcionamento do intestino.

Propriedades do Pêssego

O pêssego com sua casca aveludada e coloração viva é capaz de causar inúmeros benefícios no nosso organismo. É uma excelente opção para quem deseja perder peso, já que existem apenas 50 gramas uma unidade.

É uma fruta rica em vitaminas, minerais, fibras e uma ótima aliada do nosso sistema imunológico. Além disso, é uma delícia!

As vitaminas presentes no pêssego são:

  • Vitaminas do Complexo B
  • Vitamina A
  • Vitamina C

e minerais:

  • Potássio
  • Ferro
  • Fósforo
  • Zinco
  • Cálcio
  • Magnésio

É importante lembrar que a fruta possui uma grande quantidade de água, o que traz uma maior sensação de saciedade quando consumida.

Propriedades da Nectarina

A nectarina nos surpreende pois é uma fruta oriunda do pessegueiro, tornando-se uma variação do mesmo, porém, possui qualidades e maiores propriedades do que o próprio pêssego.

Ela é mais adocicada e sua casca lisa garantem o excelente sabor da fruta. Ela possui maior quantidade de potássio , além disso, conta com vitaminas A e C em grau mais elevado, sendo capaz de fortalecer ainda mais o sistema imunológico.

As vitaminas presentes na nectarina são:

  • Vitaminas do Complexo B
  • Vitamina A
  • Vitamina C

E minerais:

  • Potássio
  • Ferro
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Zinco
  • Magnésio

A nectarina, além de ser uma excelente opção de alimento, ainda fortalece o funcionamento do intestino, devido a grande quantidade de fibras. Experimente essa deliciosa fruta!

Propriedades do Damasco

O damasco está presente na mesma família que as outras três frutas citadas acima, e possui muitos benefícios, assim como elas. Porém suas características únicas se devem especialmente ao seu sabor, muito utilizado na culinária árabe.

Inclusive, muitos de seus benefícios estão presentes na casca.

As principais vitaminas do Damasco são:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina K
  • Vitaminas do Complexo B

e minerais:

  • Ferro
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Zinco
  • Cálcio
  • Potássio

Uma maneira muito comum de consumir o damasco é a partir da fruta ressecada, que aumenta o teor de ferro e de fibras, e consequentemente, trazendo mais benefícios ao nosso organismo.

Consumo das Frutas

A forma mais eficaz para absorver todos os benefícios proporcionados por essas incríveis frutas é consumi-las in natura.

Da forma mais natural possível, fresca, para uma melhor absorção de seus propriedades.

Desta maneira, você estará ajudando seu organismo a combater inúmeros radicais livres e possíveis doenças.

Está esperando o quê para consumir essas quatro frutas deliciosas e usufruir de todos seus benefícios?

 

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