Home / Plantas / O Que São Plantas de Meia Sombra? Quais Espécies são?

O Que São Plantas de Meia Sombra? Quais Espécies são?

Todas as plantas não precisam da mesma quantidade de luz para crescer. Alguns preferem ambientes sombreados a situações ensolaradas. Mas devemos primeiro avaliar a intensidade da sombra: sombra leve, média ou densa.

Definindo Intensidade de Sombra

Pode ser a sombra leve e cambiante de uma árvore no topo arejado, a sombra densa de uma árvore conífera ou semelhante.

Pouca sombra ou sombra leve fornece as plantas algumas horas de sol durante o dia. Esta é, por exemplo, a sombra produzida por árvores com picos arejados, e esse tipo de claridade é ideal para a maioria das plantas de sombra.

Quando a sombra é mediana, as plantas não são expostas à luz solar direta, mas recebem muita luz refletida. Essas condições são encontradas perto de uma parede voltada para o norte. Algumas plantas se adaptam bem a esse tipo parcial de sombra.

Já quando a densidade de sombra é profunda, as plantas recebem pouca luz refletida e não têm luz solar direta. Árvores com ramos baixos e coroas densas fornecem esse tipo de sombra. A combinação de uma parede voltada para o norte com outro elemento, como uma árvore, cria substancialmente as mesmas condições. Poucas plantas crescem com tão pouca luz.

Vaso de Plantas em Sombra Intensa
Vaso de Plantas em Sombra Intensa

Entendendo os Requisitos de Sombras

A sombra de uma árvore ou estrutura artificial não é o único fator que limita o crescimento das plantas. Assim, um jardim localizado em frente à fachada de um prédio voltado para o norte por exemplo, além de estar na sombra a maior parte do dia, é submetido à ação dos ventos predominantes.

Cultivar plantas à sombra de árvores altas tem outros problemas. As raízes das árvores que crescem rapidamente, como o salgueiro ou o choupo, absorvem grandes quantidades de água e nutrientes essenciais para o desenvolvimento de outras plantas. Já sob as coníferas, por outro lado, o problema passa a ser o solo seco, ácido.

Para plantar um canteiro de flores sob o chifre de uma árvore requer certas precauções. Um ligeiro aumento do solo (menos de 15 cm) geralmente não tem importância se for tomado cuidado para não enterrar o colarinho (base do tronco) que pode apodrecer. Não ferir as raízes, cavando o solo diretamente sob os galhos. É melhor ficar longe do tronco e cavar ao redor da borda dos chifres.

Selecione espécies com raízes superficiais, de preferência plantas jovens que se adaptam mais rapidamente do que plantas maduras. Se o solo for muito ácido e compacto, você pode plantar musgo e plantas em recipientes ou instalar uma cobertura decorativa.

Condições e Manutenção sob Sombras

É melhor escolher plantas adaptadas às diferentes situações da sua terra. No entanto, é possível melhorar as condições de cultivo através da melhoria e poda do solo. Assim, a maioria das plantas sombreadas prefere solos levemente ácidos ricos em matéria orgânica. É bom emendar o solo incorporando 5 a 10 centímetros de composto.

Para criar uma nova borda ou elevar o nível do solo, use uma mistura de solo de jardim contendo matéria orgânica (terra preta, estrume, composto). Em áreas onde o solo é compacto ou mal drenado, é possível criar canteiros elevados ou instalar um sistema de drenagem subterrânea.

Finalmente, a intensidade da sombra pode ser reduzida graças a um tamanho cuidadoso das árvores. Às vezes, é suficiente eliminar alguns galhos localizados perto do solo para favorecer uma melhor penetração da luz. Também é possível afinar o topo de uma árvore quando a poda dos ramos inferiores não é suficiente.

A maioria das plantas de sombra gosta de solos húmicos. Uma boa maneira de manter uma alta taxa de matéria orgânica no solo é usar uma cobertura morta. A adição de 4 a 6 centímetros de composto na primavera ajuda a reter umidade, limitar o crescimento de ervas daninhas e aumentar a matéria orgânica no solo.

As plantas nativas estão satisfeitas com um único suprimento anual de composto. Solo muito fértil altera seu hábito natural. Para plantas mais exigentes, você pode adicionar fertilizante na primavera que funcionará por 2 ou 3 meses.

Espécies Cultiváveis em Sombra Parcial

Algumas plantas podem se desenvolver muito bem sem ter o máximo de sol durante o dia. Há plantas que adaptam-se muito bem até aos climas mais severos. Algumas espécies não gostam nada do sol e precisam de sombra para crescer.

No entanto, é necessário diferenciar entre sombra total e sombra parcial , para escolher as melhores plantas. Uma zona de penumbra ideal é uma zona úmida ou, na sua falta, uma área que pode regar regularmente. Optar por cultivar plantas à sombra também significa usar todo o potencial do seu jardim para criar um espaço florido, feliz e perfumado.

Hortênsias
Hortênsias

Antes de começar a plantação, você deve definir as áreas de sombra do seu jardim e/ou varanda. Já explicamos a definição de sombras acima. A sombra total define áreas que nunca são ensolaradas e a sombra parcial pode envolver o deslocamento do sol que cria áreas escuras em certos momentos do dia e a sombra criada pela folhagem das árvores, que é leve e arejada.

Hortênsias, azáleas, rododendros, gerânios, madressilvas, maônias, hostas, bambus, jasmins e anêmonas japonesas são alguns cultiváveis que ornamentam sombras de modo espetacular. Hostas e samambaias são as plantas mais visadas para esse tipo de cultivo, à sombra, além de servirem como vitrine para outras plantas perenes como as anêmonas japonesas com suas flores brancas.

Dicas e Considerações Finais

Antes de plantar, cave o solo e adicione composto para o solo transformado. Escolha plantas adaptadas a um sol reduzido ou a uma penumbra total.

No inverno, pense em cobertura para proteger as plantas mais frágeis. Mantenha um sistema de irrigação adequado de suas plantas, especialmente aquelas plantadas onde há pouca umidade.

A melhor época para plantar à sombra de uma árvore é no final do verão. Trabalhe bem um composto orgânico em buracos de plantio. Muitas vezes pobres, a terra será alterada para a felicidade de novas plantas de sombra.

Antes de plantar no chão, podar alguns galhos de sua árvore um pouco para que você não tenha que intervir mais tarde durante o período de cultivo.

Não ferir as raízes das árvores sob as quais você plantará suas plantações. Dependendo da idade do sujeito, as raízes podem ser densas. Mas nunca cortar uma raiz grande com o risco de ver o desenvolvimento mais importante de pequenas radículas, feliz por encontrar solo solto e lugar.

Caminhos na sombra podem rapidamente se tornar escorregadios. Por razões de segurança, evite madeira e pedra, onde musgos se desenvolvem muito rapidamente, e escolha uma cobertura como casca de pinheiro médio calibre colocado em um geotêxtil.

Além de serem agradáveis sob os pés, esses caminhos dão um aspecto de sub-bosque em adequação à sombra. Uma vez usada, a cobertura é reciclável nos canteiros de flores.

Veja também

Cajueiro Anacardium: Características, Nome Científico e Fotos

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é um vegetal pertencente à família botânica Anacardiaceae e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *