Home / Plantas / Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo

Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo

As flores são as estruturas do vegetal responsáveis por desempenhar função reprodutiva. Chamam atenção pela sua beleza, cores e fragrância. São muito apreciadas na forma de buquês, os quais expressam amor e gratidão a quem os recebe. Algumas espécies possuem as inflorescências menores e com cores mais discretas, ao passo que em outras a exuberância comanda.

As flores também podem ser empregadas para adornar ambientes em datas festivas, tal como casamentos.

Muitos com o intuito de manter-se sempre perto das flores, as cultivam em jardins no quintal, ou na forma de pequenos vasos na varanda ou terraço. Para os dois casos, o grande desejo é que a floração ocorra durante o ano inteiro, desejo que é perfeitamente possível, caso seja escolhida a espécie certa.

Neste artigo você conhecerá quais as espécies garantem floração tanto nas estações primavera-verão, quanto nas estações outono-inverno e gostam de sombras como condição de luminosidade.

Então venha conosco e boa leitura.

Conhecendo a Anatomia das Flores

Resumidamente, a estrutura das flores é constituída por sépalas, cuja função é proteger as flores quando ainda estão no estágio de botão; e as pétalas, as quais são elementos extremamente atrativos aos insetos, de modo que eles cumpram o seu papel de trazer o pólen de outras flores. Esse pólen é recebido por uma área denominada de estigma, a qual está situada no pistilo das flores. Após esse processo, o pólen é encaminhado para através do estilete em direção ao ovário.

Anatomia das Flores
Anatomia das Flores

A função das flores em um vegetal é a geração de sementes, no entanto, para que esse processo ocorra, é necessário que os óvulos estejam fertilizados.

Considerações Sobre o Plantio de Flores

Para plantar flores em casa, é importante que, antes do plantio, haja uma pesquisa sobre quais espécies se adaptam ao ambiente escolhido. Também é importante conhecer as necessidades de rega e poda; além dos períodos de crescimento e floração.

É importante não encarar as flores apenas como “enfeites naturais”, mas como organismos vivos que precisam de cuidados específicos. A beleza e saúde delas depende das condições ambientais adequadas à cada espécie, as quais envolvem solo, local, clima e luminosidade. Para quem julgar necessário, pode procurar a opinião de um especialista.

Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo: Maria-Sem-Vergonha

A Maria Sem Vergonha (Catharanthus roseus) é uma flor originária de Madagascar que, mesmo sendo amplamente cultivada ao redor do mundo, está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

O cultivo desta flor é mais comum em locais de clima tropical e semitropical. O solo precisa conter alguma concentração de matéria orgânica e umidade moderada, visto que a umidade maciça pode favorecer o aparecimento de fungos. No entanto, a espécie também consegue se desenvolver em solos relativamente pobres em nutrientes.

Esta espécie prefere condições de sombra ou meia-sombra, gosta de luz natural, no entanto de forma indireta, embora suas folhas tenham uma certa resistência aos raios solares.

Atinge a altura de 30 a 60 centímetros. No seu processo de desenvolvimento, possui uma grande capacidade de ultrapassar limites de muros e jardins, sendo considerada como uma espécie ‘invasora’. Em decorrência disso, o seu cultivo no Brasil é realizado de forma fiscalizada.

Outros nomes populares incluem sultana, beijo, beijo-turco e beijo-de-frade.

Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo: Lavanda

A lavanda (Lavandula dentata), também conhecida como alfazema, é uma flor extremamente perfumada, muito empregada como componente de óleos essenciais, produtos de beleza e limpeza. Desde o império romano, esta flor vem sendo empregada, período no qual a utilizavam para lavar roupas, tomar banho ou na aromatização de ambientes.

Seu aroma pode controlar o estresse, a ansiedade e a insônia. As flores de lavanda adquirem uma altura compreendida entre 60 a 90 centímetros.

Esta espécie prefere climas temperados, tornando-se ligeiramente resistente a alguns episódios de geada. Atualmente também há variedades adaptadas ao clima tropical, as quais exibem flores de coloração branca e azulada, variando a clássica paleta de cores violeta e roxa.

Poucos sabem, mas a lavanda é comestível e possui uma sabor adocicado, frequentemente empregado na aromatização comercial do mel, sorvetes, biscoitos, entre outros itens. Visto que, também pertence á mesma família do alecrim, também pode ser empregado no preparo de ensopados e pratos com carne, porém, neste caso, deve ser consumido com moderação, pois o seu cheiro forte pode prejudicar a refeição como um todo.

Para ingerir as flores de alecrim, é importante certificar-se de não haver quaisquer resquícios de pesticida no vegetal; os grãos de pólen também devem ser retirados, visto que são amargos e que podem causar alguma reação alérgica.

Florescem durante o ano inteiro, no entanto, um pouco menos durante o verão.

Flores Que Gostam de Sombra e Florescem o Ano Todo: Begônia

A begônia é uma flor bastante delicada, em decorrência disso é necessário evitar a exposição solar, além de protegê-la contra temperaturas mais frias e ventilação direta. É nativa, principalmente, das florestas tropicais ou savanas com condição de umidade.

Essas flores são coloridas e vistosas. As cores mais frequentes são brancas, vermelhas, amarelas e rosas. Podem atingir 40 centímetros de altura e largura de 45 centímetros. São flores muito encontradas em canteiros de jardins.

O gênero das Begônias abriga cerca de 1000 espécies, fato que enquadra este gênero entre os 10 maiores das angiospermas. A maioria das espécies é terrestre, no entanto, algumas podem ser consideradas epífitas, ou seja, que estabelecem relação comensal com outras plantas.

Algumas espécies possuem uma maior tolerância à radiação solar direta, enquanto que outras são mais sensíveis.

*

Agora que você já conhece quais flores que gostam de sombra e florescem o ano todo, continue conosco e visite outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cultura Mix. Espécies de plantas que florescem todo o ano. Disponível em: <https://flores.culturamix.com/flores/especies-de-plantas-que-florescem-todo-o-ano>;

I love flores. 7 flores que gostam de sombra ou meia-sombra. Disponível em: <https://iloveflores.com/flores-gostam-sombra/>;

Jardim da terra. COMO CULTIVAR: Begônias. Disponível em: <https://jardimdaterra.blogspot.com/2013/03/begonias.html>;

Minhas plantas. Lavanda. Disponível em: <https://minhasplantas.com.br/plantas/lavanda/>;

Minhas plantas. Maria-Sem-Vergonha. Disponível em: <https://minhasplantas.com.br/plantas/maria-sem-vergonha/>;

Resumo escolar. Resumo sobre flores. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/biologia/resumo-sobre-flores/>.

Veja também

Quando o Amendoim foi Introduzido no Brasil? Onde Foi?

O amendoim é originário da América do Sul, de países como o Brasil, Bolívia, Paraguai …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *