Home / Plantas / Pode Tomar Chá de Barbatimão Menstruada? Tem Efeito Colateral?

Pode Tomar Chá de Barbatimão Menstruada? Tem Efeito Colateral?

Nós brasileiros herdamos dos nossos antepassados indígenas o hábito de utilizar plantas e tudo do meio natural para curarmos desde doenças até mesmo problemas estéticos que nos incomodam. Tudo isso parece bem simples à primeira vista, mas a verdade é que devemos sempre tomar cuidado com relação ao que usamos em nosso corpo.

O barbatimão é uma planta muito famosa em todo território nacional por conta de todos os efeitos benéficos e extremamente variados que ele apresenta no corpo humano, mas a verdade é que muitas pessoas ainda ficam muito em dúvida com relação a como ele deve ser utilizado.

Na verdade, a principal dúvida de grande parte das pessoas que usam a planta é: o barbartimão pode ser utilizado durante o período menstrual? Se ele for utilizado nesse período, será gerado algum efeito colateral?

Apesar de parecer uma dúvida simples, ela pode acabar gerando diversos mal entendidos e tudo isso cria ainda mais dúvidas na cabeça de quem pergunta.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o uso do barbatimão. Continue lendo o texto para saber exatamente se ele pode ser utilizado no período menstrual ou não e se ele for utilizado você terá algum tipo de efeito colateral ou não.

Para Que Serve O Barbatimão?

Como já dissemos, o barbatimão é uma planta muito utilizada no Brasil, mas não apenas nele, já que ele também é utilizado em muitas outras partes do mundo com propostas medicinais e estéticas também.

Mesmo assim, muitas pessoas se perguntam qual é a verdadeira utilidade do barbatimão, já que a sua função ainda é desconhecida por muitas pessoas que não conhecem a planta.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa planta tem um efeito cicatrizante extremamente potente e eficaz, e por isso o chá de barbatimão pode ser um excelente aliado para quem está passando por processos inflamatórios, por exemplo.

Em segundo lugar, o chá de barbatimão age em um dos maiores problemas das mulheres: a candidíase. Isso porque ele tende a reequilibrar o pH da região íntima e consequentemente reduzir os problemas de candidíase de maneira muito mais eficaz.

Por fim, podemos também dizer que o chá possui um excelente efeito antioxidante, muito bom para quem quer rejuvenescer a pele, por exemplo.

Logo, essas são as utilidades que podemos citar no momento com relação a esse chá considerado milagroso pelas mulheres.

Tomando Chá De Barbatimão No Período Menstrual

Já dissemos anteriormente os benefícios (alguns deles) apresentados pelo chá dessa planta. Assim, muito provavelmente você entende por que ele é tão utilizado por tantas pessoas.

Porém, apesar de ser muito utilizado por todos, muitas pessoas se preocupam e acabam ficando na dúvida com relação ao uso do chá durante o período menstrual. Isso porque existe uma cultura popular em acreditar que esse chá não pode ser tomado durante a menstruação.

A verdade é que esse mito é tão verdade quanto aquele que a nossa avó nos dizia na hora de lavar o cabelo menstruada. Isso porque tanto lavar o cabelo durante a menstruação quanto tomar chá de barbatimão não fazem mal. Pelo menos, não existe nenhum estudo científico no mundo mostrando que isso é verdade.

Assim, isso significa basicamente que você pode tomar o seu chá à vontade durante o período menstrual, pois não há nenhum problema nisso e muito provavelmente ele vai ajudar a reduzir (e muito) as contrações de cólica e, consequentemente, o mal estar e a sensação de dor!

Efeitos Colaterais

Muito provavelmente você leu rapidamente o tópico anterior e veio correndo aqui ver quais são os efeitos colaterais apresentados por esse chá quando usado no período menstrual.

Porém, se você leu com atenção o tópico anterior com certeza está se questionando: afinal, o barbatimão apresenta efeitos colaterais quanto tomado durante o período de menstruação ou não?

Para essa pergunta podemos der uma resposta curta, simples e grossa: não. Não existem efeitos colaterais apresentados ao se tomar o chá de barbatimão durante o período menstrual, o que basicamente significa que você pode tomar o chá à vontade e aproveitar muito.

Além de tudo isso, como já dissemos anteriormente ainda nesse texto, muitas vezes o chá de barbatimão pode ser um grande aliado no período menstrual, já que ele equilibra o pH da região íntima e ao mesmo tempo é excelente para alguns tipos de dor.

Portanto, pode sim apostar no barbatimão durante esse período, com certeza ele não irá te decepcionar de forma alguma e muito menos fazer mal, desde que você não consuma em excesso!

Chá De Barbatimão – Receita

Depois de fazermos tanta propaganda desse chá e depois de você entender que não há necessidade para temê-lo, chegou a hora de te ensinarmos uma receita perfeita de chá de barbatimão para você fazer em casa!

Logo, já se prepara para anotar essa receita e fazer hoje mesmo na sua casa!

Chá de Aroeira com Barbatimão
Chá de Aroeira com Barbatimão

Ingredientes:

  • – 20g de casca ou das folhas do barbatimão seco;
  • – 1 litro de água filtrada;
  • – Açúcar à gosto.

Modo de Fazer:

  • – Ferva a água filtrada normalmente em uma chaleira ou um bule, até começar a fazer pequenas bolhas;
  • – Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e coloque o barbatimão na água. Não coloque o barbatimão enquanto o fogo está ligado para que ele não queime;
  • – Deixe em infusão por um tempo entre 5 e 10 minutos, de forma que seja possível aproveitar bem do barbatimão;
  • – Coe e adoce do jeito que preferir, caso queira adoçar.

Viu como é simples fazer a receita? Basta seguir o passo a passo utilizando ingredientes de qualidade e ter paciência para esperar o período de infusão correto antes de beber!

Pronto! Essa é a receita perfeita de chá de barbatimão para você fazer na sua casa de maneira bem simples e rápida! Pode tomar em qualquer período, inclusive no menstrual.

Gostou do artigo e quer ler ainda mais informações de qualidade sobre outros temas relacionados à Biologia? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia sempre temos os melhores textos para você!

Logo, leia também aqui mesmo em nosso site: Quais são os predadores do golfinho? E seus inimigos naturais?

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

2 comentários

  1. Amei . Fiquei muito feliz em saber que posso tomar meu chá tranquila no meu periodo
    mestrual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *