Home / Plantas / Chá de Hibisco: Tomar Antes ou Depois das Refeições?

Chá de Hibisco: Tomar Antes ou Depois das Refeições?

O chá de hibisco é comum na dieta de pessoas que buscam emagrecer e perder alguns quilinhos. Ele é uma ótima alternativa, pois evita o acúmulo de gordura corporal e acelera o metabolismo. Engana-se quem acredita que essa é única finalidade do chá, ele ainda auxilia na pressão arterial e traz muitos outros benefícios para o nosso organismo.  

Mas será que ele deve ser consumido antes ou depois das refeições? cada pessoa consome de uma maneira, porém, qual seria o mais indicado?

Continue acompanhando para saber essa e outras questões a respeito de chá de hibisco,além de receitas e mais informações sobre o delicioso chá. Confira! 

Quando Tomar O Chá De Hibisco?

Você já pensou em incluir o chá de hibisco na sua dieta? É uma excelente opção, pois traz diversos benefícios e auxilia no controle de doenças, além de ajudar a emagrecer. Ele é consumido em grande parte do Brasil, e suas folhas e flores, para chá, podem ser encontradas facilmente em feiras, mercados, supermercados. É um chá muito conhecido e consumido no país. Não à toa, pois seus benefícios são muitos. O gosto pode não ser dos mais agradáveis, um tanto amargo, mas vale a pena fazer esse esforço, tendo em vista os fatores positivos que ele lhe proporcionará. 

Se você deseja incluir o chá de hibisco na sua dieta, é preciso saber quando e como consumi-lo e qual a quantidade ideal. Confira algumas dicas abaixo:

O chá de hibisco é consumido antes das refeições. Você deve ingeri-lo antes do café da manhã, do almoço e da janta. De preferência, beba uma xícara de chá por volta de 30 minutos antes de comer. 

Fazer o chá de hibisco é muito fácil, você vai precisar de apenas:

  • 500 ml de água
  • 1 colher de flores de hibisco

Modo de Preparo: 

  1. Leve ao fogão uma panela com água;
  2. Espere a água ferver, e quando notar que ela já está começando a borbulhar, pode desligar o fogo;
  3. Coloque uma colher de flores e folhas de hibisco e tampe a panela;
  4. Espere entre 5 a 10 minutos, retire a tampa e passe o chá em uma peneira, para que fique somente o líquido.

Pronto! Seu chá de hibisco está finalizado e já pode ser consumido. Lembre-se, antes de toda refeição, seja do café da manhã, do almoço ou da janta, você pode tomar uma xícara de chá de hibisco e usufruir dos benefícios que ele lhe proporcionará.  

Quer saber quais os benefícios do chá de hibisco? Confira a seguir! 

Benefícios do Chá de Hibisco

Ajuda a Emagrecer

O hibisco é uma flor riquíssima em fibras solúveis, sendo assim, ao entrar em contato com a água, elas absorvem-na e, quando chegam ao estômago, ocupam um grande espaço. Por isso é indicado o consumo antes das refeições, porque o chá de hibisco ocupa um lugar no estômago e dá sensação de saciedade. 

Desta maneira, a pessoa come menos, pois não há mais espaço no seu estômago. Além disso, o chá de hibisco é capaz de evitar o acúmulo de gordura corporal e é excelente diurético. É uma excelente alternativa para pessoa que procuram emagrecer. Experimente a receita do chá de hibisco!

Contra a Prisão De Ventre

O chá de hibisco é uma ótima opção para se livrar das prisões de vetores que tanto nos incomodam. Ele possui ação laxante e relaxa o intestino para que posso solucionar os problemas. 

Reduzir a Pressão Arterial

O chá de hibisco é ótimo para regular a pressão arterial. Isso porque contém anti-hipertensivo. Para quem sofre com problemas de pressão, é uma ótima opção. 

Porém, vale destacar que pessoas com a pressão baixa, não devem ingerir o chá de hibisco, já que reduziria ainda mais e piorando o quadro da doença.

Propriedades Ricas

Benefícios do Chá de Hibisco
Benefícios do Chá de Hibisco

O chá de hibisco contém propriedades ricas no combate a diferentes doenças. Propriedades antibacterianas e anti inflamatórias estão presentes na composição da flor. Além disso, ela conta com quantidade significativa de Vitamina C, responsável pela fortificação do sistema imunológico e também é rica em acida ascórbico. 

Sendo assim, o chá também é recomendado para quem deseja evitar qualquer tipo de gripe ou resfriado e também é capaz de diminuir os riscos de um possível estado febril.

Agora que você já sabe alguns benefícios que o hibisco pode lhe proporcionar, que tal saber um pouco mais a respeito da planta? Você pode cultivá-las em casa! Confira! 

Você Conhece o Hibisco?

O hibisco é uma planta conhecida cientificamente como Hibiscus Sabdariffa, presente na família Malvaceae, a mesma onde estão presentes as paineiras, o pau de balsa e também o cacau. A família é composta por muitos gêneros distintos. 

Fato é que a planta do hibisco pode alcançar os 2 metros de altura. Seu caule é ereto e suas folhas são arredondadas, divididas em lobos, também chamadas de lobadas. Suas flores são brancas ou amareladas com o interior com manchas escuras. São muito belas e causam grande impacto visual em qualquer ambiente. 

Elas são oriundas do continente africano e são cultivadas no Sudão há cerca de 6 mil anos. As tradições rondam a planta e o seu chá, já que ele é utilizada há séculos para curar doenças e recorrentes manifestações corporais negativas. A planta chegou nas Américas por volta do Século XVII, e por aqui conquistou a atenção de todos apreciadores de chás. 

Os grandes produtores da planta de hibisco, os maiores cultivadores são: a Tailândia, China, Sudão e Egito. São locais onde a planta é tratada de uma maneira diferente devido aos seus grandes poderes medicinais. Em alguns países, elas também são utilizadas na composição de temperos para carne vermelha e também em várias bebidas alcoólicas devido ao seu sabor diferenciado. 

A planta também possui uma propriedade denominada pectina, essa que torna-a ideal para a composição geleias, conservas e molhos. Através do hibisco é possível realizar diferentes receitas, sejam elas doces ou salgadas. 

Experimente o chá de hibisco! É uma delícia e cheio de benefícios para a saúde. É simples e rápido de fazer!   

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *