Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra R: Nomes e Características

Frutas que Começam com a Letra R: Nomes e Características

O Brasil é o terceiro país com maior produção de frutas no mundo. Por aqui, algumas das frutas mais populares incluem a banana, laranja, mamão, manga, jabuticaba, e tantas outras.

A maioria das frutas pode ser consumida in natura ou adicionada para composição de receitas como vitaminas, sucos, cremes, doces, bolos e saladas de fruta.

Os sabores variam entre o doce e o azedo. Também é possível encontrar uma variedade de composição nutricional e benefícios para a saúde.

Aqui neste site há muito material sobre as frutas de modo geral, e algumas delas especificamente. Mas o que merece destaque são os nossos artigos sobre frutas iniciadas com determinada letra. Neste contexto, é chegada a hora de conhecermos as frutas que começam com a letra R.

Então venha conosco e boa leitura.

Frutas que Começam com a Letra R: Nomes e Características – Romã

O romã é uma fruta comum no Mediterrâneo Oriental, bem como no Médio Oriente.

O fruto é classificado como baláustia. Seu exterior é formado por uma casca de textura coriácea, bem como coloração castanho ou vermelho brilhante. No seu interior há várias bolsas individuais com coloração vermelho-cereja. Em cada uma dessas bolsas, está presente uma semente; e os conjuntos dessas bolsas são circundados por fibras na cor branca.

A planta romãzeira (nome científico Punica granatum) é cultivada em mais de 10 países. Locais famosos pela produção de romã incluem Malta, Provença, Itália e Espanha – sendo este último considerado como o maior produtor e exportador do mercado comum europeu.

Embora a fruta seja bastante popular entre os países do Mediterrâneo, ela acabou atravessando o Mediterrâneo e acabou chegando no Brasil trazida pelos portugueses (embora sua produção não resiste em todas as regiões, devido ao clima tropical).

Em relação à composição nutricional, a fruta conta com fibras, proteína, ácido fólico, Potássio, vitamina K, vitamina A, vitamina E e vitamina C.

Entre as propriedades da fruta (cientificamente comprovadas) estão a diminuição da pressão arterial (principalmente se 1550 ml de suco de romã for consumido diariamente durante 2 semanas); melhora do sistema renal (aliviando, inclusive, complicações decorrentes da hemodiálise); ação anti-inflamatória (devido aos antioxidantes punicalagins); prevenção à formação de placa bacteriana, gengivite e outras inflamações bucais; alívio para irritações na garganta; tratamento alternativo para desordens estomacais e intestinais (protege a mucosa gástrica e alivia diarreias); auxílio na manutenção dos bons níveis de colesterol; além da melhora da performance, bem como dos resultados, das atividades físicas.

Acredita-se que ação antibacteriana seja decorrente da presença de antioxidantes chamados de polifenóis.

O chá de romã é bem eficaz do que o chá verde e o chá de laranja na manutenção da saúde da pele e cabelos; todavia, a presença de açúcar pode cortar alguns desses benefícios. No suco de romã estão presentes fibroblastos (responsável pela produção de colágeno e elastina, assim como pela regeneração celular). O consumo contínuo deste suco favorece uma pele mais tonificada e saudável, além de também melhorar a aparência de manchas e linhas de expressão.

A romã também apresenta propriedades anti-cancerígenas. Um estudo conduzido pela UFRJ demonstrou que a fruta é capaz de inibir a manifestação e desenvolvimento de tumores em várias etapas- seja durante o processo inflamatório, seja durante a angiogênese; seja na apoptose, proliferação e invasão celular. Estudos específicos para os públicos masculino e feminino demonstraram bons resultados no controle dos cânceres de próstata e mama, respectivamente.

Frutas que Começam com a Letra R: Nomes e Características – Rambai

A fruta rambai pertence ao vegetal de nome científico Baccaurea motleyana, o qual atinge entre 9 a 12 metros de altura. O tronco do vegetal é curto, ao passo que a copa é larga. Suas folhas possuem a média de 33 centímetros de comprimento, bem como 15 centímetros de largura. A superfície superior destas folhas apresenta coloração verde-brilhante, ao passo que a coloração da parte posterior é marrom-esverdeada (sendo que esta superfície também conta com uma textura peluda).

A fruta é cultivada na Tailândia, Bangladesh e Malásia Peninsular. O fruto rambai possui entre 2 a 5 centímetros de comprimento, bem como 2 centímetros de largura. Conta com uma casca aveluda e coloração que pode variar entre o rosa, amarelo ou marrom- tal casca costuma enrugar no amadurecimento. A polpa possui uma sabor que varia entre o doce ao ácido, sua coloração é esbranquiçada e nela estão contidas entre 3 a 5 sementes.

O rambai pode ser consumido com a sua polpa crua ou cozida. Outra sugestão para consumo é na forma de geléia ou vinho.

Frutas que Começam com a Letra R: Nomes e Características – Rambutão

O rambutão ou rambutã é uma fruta extremamente abundante no Sudeste Asiático, principalmente na Malásia.

As características do fruto incluem casca dura de cor vermelha, com presença de protuberâncias que podem assemelhar-se a espinhos ou pelos. Essas protuberâncias também trazem a ideia do fruto como um pequeno ouriço. Mesmo que a coloração vermelha seja a mais frequente, existem frutos de casca amarela ou alaranjada.

O interior do rambutão conta com uma polpa translucida, de cor creme. O sabor é descrito como doce e ligeiramente ácido.

O rambutão é um fruto que muitos consideram semelhante à lichia

Possui uma grande quantidade de minerais e vitaminas, dentre eles o ácido fólico (excelente para evitar depressão e má formações durante a gravidez), a vitamina C, a vitamina A, o Cálcio, o Fósforo, o Ferro e o Mangânes.

Seu vegetal, a rambuteira, possui o nome científico de Nephelium lappaceum.

Frutas que Começam com a Letra R: Nomes e Características – Rukam

A fruta Rukam deriva de um vegetal (cujo nome científico é Flacortia rukam) nativo da Índia, China e grande parte do Sudeste Asiático. Também pode ser conhecido pelos nomes de ameixa indiana ou ameixa do governador.

O vegetal, como um todo, pode apresentar entre 5 a 15 metros de altura.

Flacortia Rukam
Flacortia Rukam

Os frutos crescem em cachos. São esféricos e possuem muitas sementes. A coloração varia entre o vermelho e o marrom-escuro brilhante. O sabor é uma mistura entre o doce e o ácido.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas das frutas que começam com a letra R, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral. Também contamos com outros temas de utilidade prática para o dia-a-dia.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Abrafrutas. Benefícios do Rambutão. Disponível em: < https://abrafrutas.org/2019/11/21/beneficios-do-rambutao/>;

Escola Educação. Frutas com R. Disponível em: < https://escolaeducacao.com.br/fruta-com-r/>;

Toda Fruta. Rambai. Disponível em: < https://todafruta.com.br/rambai/>;

VPA- Viveiro Porto Amazonas. 10 Benefícios da Romã- Para que Serve e Propriedades. Disponível em: < http://www.viveiroportoamazonas.com.br/noticias/10-beneficios-da-roma-para-que-serve-e-propriedades>;

Wikipedia in English. Flacourtia rukam. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Flacourtia_rukam>.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *