Home / Plantas / Tudo Sobre o Romã: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Romã: Características, Nome Científico e Fotos

A flora do nosso país é extremamente diversificada, principalmente porque no Brasil temos diversas plantas que existem apenas em nosso país, o que torna tudo ainda mais único e interessante.

O romã é uma fruta muito famosa em nosso país, sendo que ela possui um significado supersticioso muito interessante, além de ser bastante saborosa e ter um formato interno bem diferente das outras frutas que estamos acostumados a ver.

Apesar disso, essa é uma fruta que não pode ser encontrada tão facilmente em diversas regiões do Brasil, já que ela é típica de algumas regiões e acaba sendo vendida a preços bem altos naquelas em que ela não é típica.

Por esse motivo, o romã não é tão conhecido em todo o território nacional por todas as pessoas, sendo que muitas pessoas apenas consomem a fruta e nem mesmo entendem o que ela é, ou nem sabem que se trata de um romã.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o romã. Continue lendo o texto para saber mais sobre as características da fruta, o seu nome cientifico, e ainda ver diversas fotos dela!

Características do Romã

Conhecer as características básicas do que você está consumindo é essencial para entender um pouco mais sobre aquele alimento e também para conseguir reconhecê-lo na hora de comprá-lo no mercado ou na feira, por exemplo.

Por esse motivo, vamos conferir agora algumas características interessantes que podemos citar sobre a romã.

Em primeiro lugar, essa é uma fruta consideravelmente grande, sendo cerca de 2 vezes maior do que uma maçã comum, por exemplo, isso já faz com que ela seja reconhecida muito mais facilmente nos locais.

Em segundo lugar, o romã possui a casca amarela com tons de vermelho, e isso faz com que ele se destaque das outras frutas, já que sua casca é bem brilhante e inconfundível.

Romãs na Banca
Romãs na Banca

Em terceiro lugar, por dentro o romã é completamente constituído por suas sementes, que são justamente a parte comestível da fruta, e aquela que as pessoas gostam muito.

Por fim, podemos dizer que essas sementes possuem um envoltório (a parte comestível) molinho parecido com um gel, que é a parte mais nutritiva.

Portanto, agora você já sabe algumas outras características interessantes e até mesmo importantes sobre o romã!

Nome Científico Do Romã

Saber o nome cientifico dos alimentos é essencial para que você sempre consuma alimentos saudáveis, já que dessa forma você sabe que está comprando um produto “original” e que possui muita qualidade.

Assim, antes de mais nada é importante que você saiba que o nome cientifico dos seres vivos é constituído por 2 termos diferentes: o primeiro é o nome do gênero, enquanto o segundo é o nome da espécie.

Dessa forma, podemos dizer que os nomes científicos completos sempre possuem no mínimo 2 termos diferentes, e é exatamente por isso que o nome cientifico é conhecido como um termo binomial.

Romã no Vaso
Romã no Vaso

No caso do romã, podemos dizer que o nome cientifico dessa fruta é Punica granatum, e isso significa basicamente que o nome do seu gênero é Punica e o nome da sua espécie é granatum.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o nome cientifico dessa fruta, e pode até mesmo procurar mais informações sobre ela em outros idiomas, já que o nome cientifico é universal e não se modifica de acordo com o idioma.

A Superstição Do Romã

Como dissemos no inicio do artigo, o romã é uma fruta utilizada em diversos ritos supersticiosos, principalmente aqueles de fim de ano, já que é a época em que a fruta cresce em maior quantidade na natureza, e também a época em que as pessoas estão prontas para fazer novos planos de vida, e inspiradas na busca pela prosperidade.

Por esse motivo, é extremamente comum no período de ano novo colocar cerca de 3 sementes de romã (que você tenha comido o gomo) dentro de um pequeno saquinho vermelho costurado também com linha vermelha.

Superstição Do Romã - Simpatia
Superstição Do Romã – Simpatia

Após isso, esse saquinho é guardado na carteira e isso faz com que, de acordo com a superstição, a pessoa tenha muita prosperidade no ano seguinte, sendo que a financeira é a principal delas.

Apesar de ser apenas uma superstição, é interessante percebermos que isso é algo extremamente comum no Brasil, e por isso nas festas de fim de ano a romã costuma estar muito presente como um dos alimentos principais.

Obs: de acordo com a tradição, o saquinho deve ficar o ano inteiro dentro da carteira e deve ser renovado no ano novo seguinte, interessante, né?

Você alguma vez já colocou a superstição do romã em prática? Ou você é cético e prefere não acreditar nessas coisas? Qualquer que seja a resposta, precisamos concordar que essa é uma fruta deliciosa!

Curiosidades Sobre O Romã

Além de tudo isso que já vimos sobre a fruta, é interessante aprendermos também algumas curiosidades, já que por meio delas aprendemos de maneira muito mais rápida e interessante.

– A árvore da romã é conhecida como romãzeira;

– A romã é também muito utilizada para a produção de bebidas alcoólicas típicas, e por isso pode não ser muito conhecida em algumas regiões nas quais a fruta não é encontrada com facilidade;

– Uma unidade de romã possui cerca de 83 calorias, sendo que é praticamente impossível consumir uma romã inteira sozinho e de uma vez;

– Essa é uma fruta que apresenta diversos benefícios para a saúde, e por isso pode ser incluída na dieta facilmente, até mesmo por ter baixo teor calórico;

– A vitamina principal dessa fruta é a vitamina C, e por isso ela pode até mesmo substituir a laranja para quem não gosta muito já que a laranja é rica em vitamina C.

Portanto, essas são algumas curiosidades interessantes sobre a romã que você provavelmente ainda não sabia; o que você achou mais interessante sobre a fruta?

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos, mas não sabe exatamente onde encontrar textos de qualidade pela internet? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia temos a solução! Por isso, leia também em nosso site: Quais Os Benefícios E Malefícios Da Bardana? Para Que Ela Serve?

Veja também

Qual o Significado da Flor de Lírio? o Que Elas Representam?

Flor de Lírio Olá, você já conhece o Lírio? Já conheceu seus grandes significados? E …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *