Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra J: Nomes e Características

Frutas que Começam com a Letra J: Nomes e Características

As frutas são alimentos de origem vegetal altamente apreciados no mundo todo. Existem numerosas espécies de frutas e com elas numerosos sabores, texturas e formatos.

Por definição popular, as frutas compreendem os frutos verdadeiros, assim como certos pseudofrutos e até mesmo inflorescências de um vegetal (desde que sejam considerados comestíveis).

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre algumas das frutas que começam com a letra J.

Preparando Jaca para Comer
Preparando Jaca para Comer

Então venha conosco e boa leitura.

Frutas que Começam com a Letra J: Nomes e Características – Jaca

Esta fruta é resultante do desenvolvimento da inflorescência feminina. Curiosamente, a jaca nasce diretamente do tronco de galhos mais grossos Pode atingir o peso de até 10 quilos (embora algumas literaturas mencionem 30 quilos), bem como medir até 40 centímetros de comprimento.

Foi trazida ao Brasil pelos portugueses, apresentando grande capacidade de adaptação ao nosso clima tropical.

A porção comestível da jaca são estruturas chamadas de frutícolos, as quais são encontradas no interior dos sincarpos. Esses bagos possuem coloração amarelada, bem como estão envoltos em uma camada grudenta. Seu cheiro forte é bem peculiar e reconhecível à distância. Nem todos os bagos possuem a mesma exata consistência, uma vez que enquanto alguns são completamente moles, outros podem ser um pouco endurecidos. Essa diferenciação na consistência resulta nos termos populares “jaca-mole” e “jaca-dura”.

A “carne” de jaca pode ser inclusive utilizada nas refeições veganas, em substituição à carne animal. No Reconcavo Baiano, a carne de jaca é considerada alimento básico para comunidades rurais.

Acredita-se que o país na qual a fruta seja consumida de modo mais peculiar seja a Índia, uma vez que por lá a polpa de jaca é fermentada para ser transformada em uma bebida semelhante à aguardente. As sementes da fruta também são consumidas, após assadas ou cozidas- apresentando um sabor semelhante à castanha europeia.

A jaca possui uma quantidade significativa de nutrientes. Uma quantidade equivalente a aproximadamente 10 a 12 gomos da fruta seria suficiente para alimentar alguém durante metade de um dia.

Na jaca, é possível encontrar uma quantidade significativa de fibras; bem como os minerais Potássio, Ferro, Cálcio, Magnésio e Fósforo. Em relação às vitaminas, estão presentes as vitaminas A e C; além das vitaminas do Complexo B (com destaque para a B2 e B5).

O consumo das sementes de jaca é popular na Índia, porém não tão popular por aqui. Contudo, estas estruturas são extremamente nutritivas, contando com um percentual de 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Também pode ser consumida na forma de farinha e adicionada a uma variedade de receitas.

Frutas que Começam com a Letra J: Nomes e Características – Jaboticaba

A jaboticaba ou jabuticaba é uma fruta cujo vegetal de origem é nativo da Mata Atlântica. Estes frutos possuem casca negra e polpa branca aderidos à semente (a qual é única).

Seu vegetal, a jabuticabeira (nome científico Plinia cauliflora) pode crescer até 10 metros de altura. Possui tronco dom até 40 centímetros de diâmetro. ´

É amplamente cultivada em pomares nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A jabuticaba é riquíssima em antioxidantes. Também conta com grande presença de antocianinas (substância que lhe confere coloração escura), sendo esta concentração ainda maior do que a concentração encontrada nas uvas.

Alguns estudos tem demonstrado que a fruta é capaz de reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim), bem como elevar o HDL (colesterol bom). A fruta também possui ação anti-inflamatória e é capaz de proteger o hipocampo cerebral (área relacionada à regulação e preservação da memória), sendo, portanto, uma grande aliada no combate ao Alzheimer. A redução dos níveis de glicose no sangue é outro benefício a ser considerado.

Cada parte/ estrutura da jaboticaba possui a sua importância, logo não deve ser desperdiçada. Na casca, há uma grande concentração de fibras e antocianinas. Na polpa, estão presentes as vitaminas C e complexo B; além dos minerais Potássio (mais abundante), Fósforo e Ferro (mais escassos). Até mesmo a semente carrega certo valor, por apresentar grande concentração de fibras, taninos e gorduras do bem.

Frutas que Começam com a Letra J: Nomes e Características – Jambo

O jambo (também chamado de jambolão) é uma fruta cujo vegetal pertence ao gênero taxonômico Syzygium. Atualmente, existem 3 espécies de jambos, todas nativas do continente asiáticos, sendo 2 espécies de jambo rosa e uma espécie de jambo vermelho. O jambo vermelho possui sabor adocicado e levemente ácido.

A fruta possui os minerais Ferro e Fósforo; além das vitaminas A, B1 (Tiamina) e B2 (Riboflavina).

Frutas que Começam com a Letra J: Nomes e Características – Jenipapo

O fruto do jenipaerio (nome científico Genipa americana) é classificado como uma baga subglobosa. Possui cor amarela pardacenta. A definição de baga seria um tipo de fruto carnudo simples, no qual o ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível.

Na Bahia, em Pernambuco e em algumas cidades de Goiás, o licor de jenipapo é bastante apreciado e amplamente comercializado, até mesmo em tonéis.

A partir do sumo deste fruto, quando verde, é possível extrair uma tinta capaz de pintar a pele, paredes e cerâmica. Muitas etnias da América do Sul utilizam, inclusive, este sumo como pintura corporal (a qual dura, em média, 2 semanas).

Características do Jenipapo
Características do Jenipapo

Também é possível aproveitar as casca do caule, bem como as cascas do couro verde para curtir couro- uma vez que são estruturas ricas em tanino.

*

Depois de conhecer algumas das frutas que começam com a letra J, nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ECycle. Quais os benefícios da jaca ? Disponível em: < https://www.ecycle.com.br/3645-jaca.html>;

ECycle. O que é jambo e seus benefícios. Disponível em: < https://www.ecycle.com.br/7640-jambo.html>;

NEVES, F. Dicio. Frutas de A a Z. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/frutas-de-a-a-z/>;

PEREIRA, C. R. Veja Saúde. Jabuticaba é bom pra quê ? Conheça os benefícios da nossa joia nacional. Disponível em: < https://saude.abril.com.br/alimentacao/jabuticaba-e-bom-pra-que-conheca-os-beneficios-da-fruta/>;

Wikipédia. Artocarpus heterophyllus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Artocarpus_heterophyllus>;

Wikipédia. Jenipapo. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Jenipapo>.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *