Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características

As frutas são sem dúvida uma grande dádiva nutricional que o reino vegetal nos oferece. Estas estruturas botânicas são populares como lanches ou sobremesas, podendo ser consumidas in natura ou dentro da composição de receitas.

Há uma grande variedade de frutas atualmente, as quais poderiam quase que preencher todo o abecedário, dado a grande diversidade de espécies e gêneros.

Neste artigo, em particular, você vai conhecer um pouco mais sobre as frutas que começam com a letra P, suas características e até mesmo valor nutricional.

Então venha conosco e boa leitura.

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características- Pera

A pera é uma fruta originária da Ásia, que pertence ao gênero botânico Pyrus.

Mesmo sendo mais adequada para cultivo em região temperada, a fruta esta atualmente difundida por todo o mundo. No ano de 2016, contabilizou o total de 27,3 milhões de toneladas produzidas- sendo que deste volume, a China (considerado o maior produtor mundial) respondeu por 71%.

Em relação à presença de vitaminas e minerais, na pera estão presentes algumas das vitaminas o Complexo B (como a B1, B2 e B3), as quais são essenciais para regular o sistema digestório e o sistema nervoso, além de fortalecer o músculo e favorecer a saúde da pele e cabelos.

Pyrus

Outras vitaminas presentes na fruta são a vitamina A e C.

Entre os minerais, inclui-se o Ferro, Silício, Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Sódio e Enxofre.

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características- Pêssego

O pêssego está entre as frutas mais consumidas no mundo.

Pode ser consumido in natura, assim como na forma de suco ou sobremesas (tais como recheio de bolo ou geléia em conserva).

Em razão de sua afinidade e maior probabilidade de desenvolvimento em regiões de clima temperado, os maiores produtores mundiais da fruta são a Espanha, Itália, Estados Unidos e China. Aqui no Brasil, esse plantio é realizado nos estados de clima relativamente mais frio, tais como o Rio Grande o Sul (maior produtor nacional), Paraná, Curitiba e São Paulo.

O vegetal pode atingir até 6,5 metros de altura, todavia, a maioria dos fruticultores não permite que este crescimento exceda os 3 ou 4 metros- uma vez que essa altura facilita a colheita.

Os frutos são arredondados e possuem uma casca aveludada e felpuda. A largura média é de 7,6 centímetros e as cores variam entre vermelho, amarelo, alaranjado e branco. A variedade nectarina não possui casca aveludada e sim lisa. O caroço é grande e áspero, e está posicionado bem no centro do interior da fruta.

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características- Pitanga

A pitanga (nome científico Eugenia uniflora) possui formato de bolinhas globosas e arnosas, além de uma coloração que pode variar entre o vermelho (considerada a mais comum), laranja, amarelo ou preto. O mais curioso dentro deste tópico é que em uma mesma árvore, os frutos podem variar entre o verde, o amarelo, o alaranjado e até mesmo o vermelho intenso- de acordo com o grau de maturação dos mesmos.

A pitanga não é uma espécie para ser produzida pra fins comerciais, uma vez que os frutos maduros são muito sensíveis e podem danificar-se com o transporte.

O vegetal como um todo, ou seja, a pitangueira é nativa da Mata Atlântica brasileira, sendo encontrado por aqui desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. A espécie também está presente em outros países da América Latina, América Central, América do Norte e África.

A pitangueira possui porte pequeno a médio, com altura compreendida entre 2 a 4 metros- mas que, no entanto, pode alcançar até 12 metros em condições bastante favoráveis. As folhas são pequenas e possuem coloração verde escura intensa, quando amassadas exalam um aroma forte e característico. As flores são frequentemente utilizadas pelas abelhas para a produção de mel.

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características- Pupunha

A pupunheira (nome científico Bactris gasipaes) é um tipo de palmeira nativa da Amazônia. Não apenas o seu fruto é aproveitado, como também o palmito (utilizado como alimento); as palhas (sendo utilizadas em cestarias e ‘telhado’ de algumas casa); as flores (como tempero); as amêndoas (para remoção do óleo); e as estirpes (estruturas utilizadas em construções e artesanato).

O vegetal pode crescer até 20 metros, sendo que os primeiros frutos aparecem 5 anos após o plantio.

Essa fruta possui coloração alaranjada, contando com um grande caroço em seu interior. Na pupunha, é possível encontrar uma grande concentração de proteínas, amido e vitamina A.

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características- Pitaia

As pitaias são frutas cuja popularidade cresceu no Brasil nesses últimos anos. As espécies estão distribuídas entre os gêneros botânicos Selenicereus e Hylocereus. É uma fruta nativa do México e América Central- embora também seja cultivada na China, Brasil e Israel.

As espécies são em número de 3, compreendendo a pitaia-branca, a pitaia-anarela e a pitaia-vermelha. Em termos de características, a primeira é rosa por fora e branca por dentro; a segunda é amarela por fora e branca por dentro; ao passo que, a última é vermelha por dentro e por fora.

Pitaias

Tais frutas possuem uma grande concentração de minerais (como o Ferro e o Zinco) e fibras.

Frutas que Começam com a Letra P: Nome e Características- Pistache

O pistache é considerado uma oleoginosa, assim como as nozes e amêndoas. É nativo do Sudoeste da Ásia e pode ser u ingrediente essencial para receitas incríveis- tanto doces quanto salgadas.

Possui grande concentração de antioxidantes, logo auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e até mesmo de doenças degenerativas, tal como as doenças cardiovasculares e o Mal de Alzheimer. Outros benefícios incluem ação anti-inflamatória, proteção à saúde dos olhos, equilíbrio intestinal (em razão da quantidade de fibras), assim como melhora da saúde geral do coração (em razão do Magnésio e Potássio; assim como das vitaminas K e E).

Agora que você já conhece algumas frutas que começam com a letra P, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Pêssego. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/p%C3%AAssego/482174>;

CLEMENT, C. R (1992). Frutas da Amazônia. Ciência Hoje Rev. 14. Rio de Janeiro: [s.n.] pp. 28–37;

HENRIQUES, I. Terra. Conheça os benefícios do pistache para a saúde. Disponível em: < https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/tudogostoso/beneficios-do-pistache-para-a-saude,29cd53275d099e3b5b73a6e503fb1b38m0xjhvft.html#:~:text=O%20pistache%20tem%20a%C3%A7%C3%B5es%20antioxidantes,dores%20de%20cabe%C3%A7a%20e%20enxaquecas.>;

NEVES, F. Dicio. Frutas de A a Z. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/frutas-de-a-a-z/>;

Wikipédia. Pitaia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pitaia>;

Wikipédia. Pitanga. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pitanga>;

Wikipédia. Pupunha. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pupunha>;

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *