Home / Animais / Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas: Características e Hábitat

Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas: Características e Hábitat

Os lagartos chicotes são répteis pertencentes ao gênero taxonômico Aspidoscelis, com distribuição geográfica envolvendo áreas específicas da América do Norte e Central (com destaque para algumas regiões dos Estados Unidos e México).

A maioria desses lagartos possui um padrão de numerosas pintas distribuídas em seus dorsos, ao passo que algumas espécies contam com a presença de listras.

De acordo com o dicionário, o termo “malhado” pode ser substituído por “manchado/pintado” ou “listrado”; logo grande parte das espécies pode ser caracterizada como lagarto-chicote-malhado-do-Texas. No entanto, a mais frequentemente associada ao termo é o Aspidoscelis gularis (espécie que também será descrita adiante).

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre essas espécies, com destaque a informações como as suas características e hábitat.

Então venha conosco e boa leitura.

Lagartos: Quem São Esses Répteis ?

Atualmente, existem mais de 3 mil espécies de animais que podem ser classificadas como lagartos. Tais espécies estão distribuídas em 45 famílias.

Algumas das espécies mais famosas incluem os camaleões, lagartixas e iguanas.

O grande quantitativo de espécies também contribui para que haja grande variação em termos de dimensão corporal. O comprimento pode corresponder desde alguns centímetros até quase 3 metros de comprimento (como é o caso do grandioso dragão de Komodo).

Algumas similaridades em relação às características físicas abrangem corpo frequentemente revestido por escamas; além da presença de 4 membros e 1 cauda. Curiosamente, existem lagartos que não possuem as 4 patas e, dessa forma, assemelham-se às serpentes (inclusive na forma como se locomovem).

Em alguns lagartos, é possível notar características diferenciadas, tais como presença de pregas de pele nas laterais do corpo (as quais podem remeter à ideia de asas, tornando possível até mesmo o ato de planar de uma árvore para outra); placas ósseas, ao redor do pescoço; bem como chifres e espinhos.

Família Teiidae / Gênero Aspidoscelis

Uma das 45 famílias taxonômicas dos lagartos é a família Teiidae, a qual contém os famosos lagartos chicote ou lagartos- corredores. Nesta família, estão presentes 150 espécies, as quais são distribuídas em 18 gêneros. Quase todas essas espécies são terrestres, sendo que algumas são consideradas semi-aquáticas.

No gênero Aspidoscelis, estão presentes 44 espécies, muitas das quais foram incluídas no ano de 2002. Tais espécies pertenciam anteriormente ao gênero Cnemidophorus.

Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas: Características e Hábitat – Aspidoscelis Tesselatus

Esta espécie é conhecida como lagarto-chicote-quadriculado. Sua distribuição geográfica envolve o sudoeste dos Estados Unidos (compreendendo Colorado, Texas e Novo México); bem como, o norte do México (envolvendo Coahuila e Chihuahua).

Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas
Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas

Sua cauda pode crescer em até 10 centímetros de comprimento. Suas manchas podem variar tanto no quesito coloração, quanto no quesito padrão (xadrez, pintas ou listras). As cores mais frequentes são o marrom e o preto, sendo que a cor de base, geralmente é bege pálido ou branco.

Em relação ao hábitat, são encontrados em locais semi-áridos e rochosos; em desfiladeiros ou áreas montanhosas.

Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas: Características e Hábitat – Aspidoscelis Marmoratus

Esta outra espécie de lagarto chicote também pode ser chamada de lagarto chicote marmoreado (em virtude do padrão peculiar assumido por suas manchas).

Também é encontra no Texas, além do sul do Novo México (EUA). No México, sua distribuição geográfica envolve os estados de Durango, Coahuila e Chihuahua.

Esta espécie possui comprimento entre 20 a 30 centímetros. Sua coloração de base é cinza ou preta; estando acompanhado por uma média de 4 a 8 listras amarelas ou brancas (muitas vezes, até mesmo pequeninas manchas escuras). Na garganta, é possível notar uma coloração laranja claro.

As características físicas dos filhotes são idênticas às dos adultos, com a exceção de que os primeiros possuem cauda de cor azul brilhante.

No quesito hábitat, o clima semi-árido é o ideal. Possuem preferência por locais arenosos com pouca vegetação.

Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas: Características e Hábitat – Aspidoscelis Sexlineatus

Esta espécie também pode ser conhecida pelo nome de lagarto corredor de 6 linhas. Está presente no Norte do México. Nos Estados Unidos, sua distribuição envolve as grandes planícies ao sul do Texas, no leste da faixa que se estende de Maryland à Florida.

Possui uma cor de fundo que pode ser verde escuro, marrom ou preta; assim como 6 listras amarelas ou verde-amareladas (as quais estendem-se da cabeça à cauda). Os machos possuem tonalidade verde-clara na garganta.

O comprimento corporal é de 15 a 24 centímetros.

A cauda corresponde a quase o dobro do comprimento do corpo.

Indivíduos desta espécie são capazes de mover-se a uma velocidade de até 29 Km/h. Possui um total de 3 subespécies reconhecidas.

Lagarto-Chicote-Malhado-do-Texas: Características e Hábitat – Aspidoscelis Gularis

Esta espécie é conhecida de fato como lagarto-chicote-malhado-do-Texas. Sua distribuição geográfica envolve, além do Texas, os estados de Novo México e Oklahoma. No México, está presente em 12 estados.

Possui 6 subespécies reconhecidas.

Em relação às características físicas, possui entre 17 a 28 centímetros de comprimento total (incluindo a cauda). Sua coloração de base é castanho-amarelada ou verde-castanho-amarelado. Ao longo do comprimento corporal, há faixas nas cores cinza ou branco. Do lado destas faixas, é possível notar manchas claras. A cauda possui coloração contínua em tom de castanho ou pêssego, sendo que tal estrutura pode ser até 3 vezes superior ao comprimento corporal.

Aspidoscelis Gularis
Aspidoscelis Gularis

A espécie conta com dimorfismo sexual, uma vez que os machos apresentam garganta vermelha, barriga azul e manchas no peito (sendo estas nas cores preta ou azul). No caso das fêmeas, estas possuem como ‘diferencial’ apenas a garganta na cor rosa.

Não possui um único hábitat, uma vez que pode ser encontrado tanto em pastagens quanto em regiões semi-áridas, terrenos rochosos e desfiladeiros. Mas, no entanto, não é encontrada muito longe de uma fonte de água permanente.

*

Depois de conhecer algumas das espécies de lagarto chicote encontrados no Texas, que tal continuar aqui conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Lagarto. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/lagarto/481760>;

Savannah River ecology Laboratory UNIVERSITY OF GEORGIA. Six-lined Racerunner- Cnemidophorus (Aspidoscelis) sexlineatus. Disponível em: < http://srelherp.uga.edu/lizards/cnesex.htm>;

Wikipedia in English. Commom checkered whiptail. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Common_checkered_whiptail>;

Wikipedia in English. Marbled whiptail. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Marbled_whiptail>;

Wikipedia in English. Texas spotted whiptail. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Texas_spotted_whiptail>;

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *