Home / Animais / Lagarto Chicote Xadrez: Características, Hábitat e Fotos

Lagarto Chicote Xadrez: Características, Hábitat e Fotos

O lagarto de chicote xadrez ou lagarto chicote xadrex (nome científico Aspidoscelis tesselatus) é uma espécie que pode ser encontrada no Norte do México (no caso em Chihuahua e Coahuila) e no sudoeste dos Estados Unidos (compreendendo o Colorado, Texas e Novo México).

Muitas acreditam que esta espécie tenha surgido a partir do cruzamento entre o Aspidoscelis marmoratu e o Aspidosceslis septemvittatus, admitindo também a chance de inclusão de uma terceira espécie neste contexto: o Aspidocelis sexlineatus.

Esta espécie conta com um acervo bibliográfico reduzido, contudo ainda sim é possível obter as informações básicas acerca da mesma.

Neste artigo, você conhecerá algumas das principais características do lagarto chicote xadrez, além de contar com outras informações adicionais.

Então venha conosco e boa leitura.

Lagartos: Características Gerais

Os lagartos são reptéis pertencentes à ordem dos escamados. Ao todo, são em número de mais de 3 mil espécies, as quais são agrupadas em 45 famílias. Entre essas espécies, há uma grande variação em termos de comprimento- o qual pode variar desde alguns centímetros até 3 metros (como é o caso do dragão de Komodo).

Os lagartos mais conhecidos na atualidade são as iguanas, camaleões e lagartixas.

Na qualidade de animais de sangue frio, costumam procurar locais quentes para sobreviver- dessa forma, a maioria das espécies habita áreas de clima tropical e úmido ou, até mesmo os desertos secos.

Em relação à anatomia em comum, a maioria dos lagartos possuem 4 pernas resistentes, embora também existam espécies que não possuem pernas e são bastante confundidas com cobras ou serpentes.

Lagarto Chicote Xadrez Características

Algumas espécies contam com características físicas excepcionais, tais como chifres, espinhos, pregas de pele capazes de inflar, ou ainda placa óssea ao redor do pescoço. Essas peculiaridades na verdade auxiliam a intimidar/ amedrontar possíveis predadores.

Considerando as  mais de 3 mil espécies de lagartos conhecidas, apenas 3 são consideradas venenosas- no caso, extremamente venosas: são elas o dragão de Komodo, o monstro de Gilas e o lagarto de contas.

O padrão de locomoção também é diferente entre as espécies de lagartos. É comum que a maioria seja mais veloz correndo sobre 4 patas; embora, para outras espécies, a maior agilidade seja obtida correndo sobre as patas traseiras e levantando a parte da frente do corpo (característica que inclusive renderia uma cena bem curiosa, acredito). Para os lagartos sem pernas, a locomoção ocorre da mesma forma que as serpentes.

A cauda é uma estrutura corporal de fundamental importância para fugir dos seus predadores naturais, uma vez que possui a capacidade de se desprender do corpo ao ser tocada e, curiosamente, ‘movimentar-se’ de forma independente. O movimento da cauda distrai o predador enquanto o lagarto escapa.

Muitas espécies de lagartos encontrados na natureza estão ameaçadas de extinção, em razão principalmente da perda de hábitat, resultante principalmente do desmatamento e ocupação humana desenfreada. A captura e venda ilegal dos mesmos para servirem de animais de estimação também contribui neste processo.

Lagarto Chicote Xadrez: Classificação Taxonômica

A classificação científica para esta espécie obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Reptilia;

Ordem: Squamata;

Família: Teiidae;

Gênero: Aspidoscelis;

Espécie: Aspidoscelis tesselatus.

Aspidoscelis tesselatus

Família Taxonômica Teiidae

Esta família conta com um quantitativo de 150 espécies, distribuídas em 18 gêneros.

Estes lagartos são nativos das Américas e pertencem ao grupamento evolucionário (ou clado) chamado de Autarchoglossa.

Os integrantes desta família podem ser distinguidos dos demais lagartos por possuírem em seu ventre escamas retangulares grandes, que se agrupam para formar fileiras transversais; assim como por possuírem em seu dorso escamas granulares de tamanho reduzido.

Possuem escamas na cabeça, as quais são separadas pelos ossos do crânio. Seus dentes são praticamente fixados aos ossos da mandíbula. A língua é bifurcada.

Todas as espécies são terrestres, embora algumas delas também possam ser classificadas como semi-aquáticas. Os hábitos são diurnos, e os ‘padrões’ de alimentação predominantes são o carnívoro e o insetívoro.

Gênero Taxonômico Aspidoscelis

A nomenclatura para este gênero foi atribuída pela primeira vez no ano de 2002, logo é considerada bastante recente. Anteriormente a essa data, muitas das espécies eram agrupadas no gênero Cnemidophorus.

O nome deste gênero advém do grego antigo e, em tradução literal, significa “perna de escudo”.

Cnemidophorus

Lagarto Chicote Xadrez: Características, Hábitat e Fotos

Esta espécie cresce até 10 centímetros de comprimento aproximadamente. O padrão básico de coloração pode variar entre o xadrez; entre a presença de manchas pretas ou amarronzadas; ou ainda entre a presença de listras com um fundo branco ou amarelo discreto.

Muitas vezes, as patas traseiras contam com a presença de manchas escuras, tal como na região da garganta. A porção inferior dessas patas é de cor branca na maioria dos casos.

De modo geral, o corpo é esguio e a cauda é longa.

Em relação ao seu hábitat de preferência, este envolve locais rochosos e de clima semi-árido- a exemplo de áreas montanhosas ou desfiladeiros.

Em relação aos padrões comportamentais, estes lagartos são animais de hábito diurnos e dieta insetívora. No quesito reprodutivo, são animais paternogênicos- ou seja, que realizam reprodução assexuada, com crescimento e desenvolvimento do embrião sem presença do esperma. São capazes de colocar até 8 desses ovos não fertilizados de uma só vez, sendo que os mesmos eclodem após 6 a 8 semanas.

Conhecendo Outras Espécies do Gênero Aspidoscelis

O lagarto marmoreado (nome científico Aspidoscelis marmorata) é uma espécie existente nos estados mais próximos da fronteira Estados Unidos e México, podendo ser encontrado nos dois países. A coloração é cinza ou preta, apresentando também algumas listras amareladas, na quantidade de 4 a 8. Possuem garganta em cor pêssego e barriga clara.

A espécie Aspidoscelis sexlineatus é chamada pelo curioso nome de corredor de seis linhas, uma vez que possui sua coloração predominante básica (a qual pode ser verde escuro, marrom ou preto), contando com a presença de 6 listras amarelas ou verde-amareladas, as quais se estendem da cabeça à cauda. Em relação a outras características físicas, a espécie possui o corpo muito magro e uma cauda que pode alcançar até o dobro do comprimento do corpo.

Aspidoscelis marmorata

Agora que você já conhece algumas das características do lagarto chicote zadrex, assim como de outras espécies de lagartos; nossa equipe o convida a continuar conosco para conhecer também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BAUER, A. M. (1998). COGGER, H.G.; ZWEIFEL, R.G. (eds.). Encyclopedia of Reptiles and Amphibians. San Diego: Academic Press. pp. 170–171;

LUTES, A. A.; BAUMANN, D. P.; NEAVES, W. B.; BAUMANN, P. (2011). “Laboratory synthesis of an independently reproducing vertebrate species”. Proceedings of the National Academy of Sciences. 108 (24). pp. 9910–9915;

Wikipedia in English. Aspidoscelis. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Aspidoscelis>;

Wikipedia in English. Common Checkered Whiptail. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Common_checkered_whiptail>;

Wikipedia in English. Teiidae. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Teiidae>;

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *