Home / Animais / Lagarto Marmoreado: Características, Habitat e Fotos

Lagarto Marmoreado: Características, Habitat e Fotos

Os répteis podem instigar bastante a curiosidade dos seres humanos, já que esses animais possuem um modo de vida todo especial. Assim, com um padrão de alimentação único e com a questão de terem “sangue frio”, os répteis podem fazer com que a imaginação humana seja trabalhada intensamente.

Dentro disso, os lagartos são animais que possuem características bastante interessantes e que estão sempre perto das pessoas, já que possuem inúmeras versões. Os lagartos também têm o trunfo de estarem em boa parte do mundo, já que as diferentes espécies são capazes de ocupar diferentes áreas do planeta.

Dessa forma, a América do Sul, Central e do América do Norte são locais que se destacam pela presença de lagartos em larga escala. Um grande exemplo disso é o chamado lagarto marmoreado, que vive nos Estados Unidos e também em parte do México. Esse animal é uma variação do gênero chamado de “rabo de chicote”, por terem um rabo muito grande e, por vezes, usarem a extensão do mesmo em lutas ocasionais. Em todo caso, se você quer mais informações sobre o lagarto marmoreado, descubra tudo a respeito do animal logo abaixo.

Características do Lagarto Marmoreado

O lagarto marmoreado possui cerca de 15 centímetros de comprimento, sendo um animal de porte médio. Embora as imagens a respeito do animal não sejam tão vastas, o certo é que esse lagarto é bastante comum em grande parte do México e ainda em parte dos Estados Unidos.

O animal é cinza em grande parte dos casos, mas também pode ser preto, sempre de forma a se camuflar bem em locais com pouca luz. Assim, é muito comum que o lagarto marmoreado viva perto de cavernas ou em lugares que não tenham tanta incidência do sol. O lagarto marmoreado ainda possui de 4 a 8 listras amarelas em seu corpo, além de poder ter manchas também amarelas por toda a extensão do corpo.

A parte da barriga do animal é mais clara, seja quando o lagarto é preto ou quando ele é cinza. Portanto, cria-se um contraste bastante interessante. Sua cauda é muito longa e bastante fina, como se realmente fosse um chicote. A cauda mantém a cor do corpo, algo que nem sempre acontece com as espécies de lagartos. Esse animal pode ser bastante rápido e possui muito equilíbrio ao se movimentar, pois usa o rabo para manter esse equilíbrio. Logo, é esperado que a espécie seja capaz de fugir dos principais predadores.

Onde Encontrar o Lagarto Marmoreado

O lagarto marmoreado é um animal que gosta de ambientes quentes e secos para se desenvolver com qualidade. Dessa maneira, o animal está na parte mais seca dos Estados Unidos, entre o Texas e o Novo México.

O animal, portanto, se coloca muitas vezes no deserto e pode passar bastante tempo sem entrar em contato com a água. Isso faz com que o nível de resistência do lagarto marmoreado quando em locais secos seja muito alto, sobretudo quando comparado a outros animais. No México, o animal se coloca mais perto da fronteira dos Estados Unidos, em locais também muito quentes e bastante secos na maior parte do ano.

É possível ainda encontrar pequenas populações do lagarto marmoreado na América Central, mas o animal não costuma se desenvolver bem quando nessa parte do mundo, já que os países são muito mais úmidos. Em experimentos no Brasil, o lagarto marmoreado não conseguiu sobreviver com qualidade, sempre morrendo com algumas semanas. O interior do Nordeste, talvez, seja uma área do Brasil capaz de abrigar esse tipo de lagarto, já que o local é seco e quente por quase todo o ano. No mais, outras regiões não são boas para a espécie.

Nome Científico e Comportamento do Lagarto Marmoreado

Lagarto Marmorata
Lagarto Marmorata

É muito incomum que qualquer animal seja chamado pelo seu nome científico, e não é nada diferente com o lagarto marmoreado. Assim, é raríssimo que alguém chame esse lagarto de Aspidoscelis marmorata, seja no México ou nos Estados Unidos. Ademais, o animal é chamado de marmoreado pelo contraste criado pela sua cor, já que a pele pode ter algumas manchas mais escuras.

Sobre o seu comportamento, o lagarto marmoreado é um tipo de animal que costuma reagir rapidamente quando se sente atacado, fugindo para locais seguros, como buracos, onde não mais estará acessível para os predadores. Esse anima é muito veloz em sua movimentação, o que o torna uma péssima presa, pois o trabalho de quem está atacando se torna muito mais complicado do que seria em outras condições.

O lagarto marmoreado é diurno, embora goste de andar sempre perto de possíveis locais para se esconder. Assim, é mais natural que, no deserto, o lagarto marmoreado caminhe perto das plantas, onde a sombra pode até mesmo escondê-lo de outros animais maiores e mais fortes. Por fim, o lagarto marmoreado pode colocar cerca de 4 ovos a cada novo ciclo de reprodução, tendo uma baixa taxa de mortalidade dos filhotes nos ovos.

Gênero do Lagarto Marmoreado

O gênero do lagarto marmoreado, chamado de Cnemidophorus, é muito amplo e possui uma série de outros animais de outras espécies. Dessa maneira, é muito comum que o lagarto marmoreado seja confundido com outros animais, já que existem algumas semelhanças. Para começar, o rabo de quase todos os componentes desse gênero é grande e fino.

Dessa forma, todos costumam ser chamados de “rabo de chicote”, já que a cauda realmente parece um chicote e pode ser usada também para a defesa. Ademais, as espécies desse gênero, em sua maioria, têm cores escuras e fortes na pele. Outro ponto é que o gênero costuma gostar de locais mais quentes e secos para se desenvolver, pois as áreas úmidas podem dificultar muito o modo de vida dos animais.

Um detalhe interessante é que diversas espécies do gênero se reproduzem sem a ajuda de um macho. Portanto, as duas fêmeas se juntam e acasalam, sem necessitar da participação de um macho. Em seguida, ambas as fêmeas mantêm os ovos aquecidos o bastante para que possam se desenvolver – muitas vezes são enterrados na areia para isso. Além disso, é missão de ambas proteger os futuros filhotes.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *