Home / Plantas / Alisso: Cores e Tipos Existentes Com Nomes, Cultivo e Fotos

Alisso: Cores e Tipos Existentes Com Nomes, Cultivo e Fotos

As plantas têm um papel todo especial para a perfumaria e para a indústria de cosméticos em todo o mundo, já que são as flores geradas a partir das plantas que marcam o perfume e o aroma de cada item.

Dessa forma, as flores são essenciais para a produção de perfumes e, sem elas, não seria possível que existissem quaisquer produtos relacionados ao universo da estética. Logo, é muito importante conhecer cada uma das flores e das suas características para entender como o mercado de perfumaria, estética e cosméticos em geral pode ser mais útil para você.

Pois, como todo utilizam todos os dias algo relacionado a esse mundo, nada mais importante que compreender o funcionamento dos itens que são utilizados como base para a fabricação de todos esses produtos. Logo, entender um pouco mais sobre o universo das flores é algo muito interessante.

Diferentes Usos das Flores

As flores, porém, não servem apenas para o uso do seu aroma. Isso porque, quando não utilizadas para o mercado de perfumaria, as flores ainda podem ser utilizadas para a confecção de jardins belos e atrativos, que podem ser usados como lar de diversos animais e servir como ponto de atração e reunião de uma diversidade de seres.

Dessa maneira, o uso das flores para o paisagismo é cada vez mais comum e mais bem visto pela sociedade, que passou a desfrutar mais da beleza dos jardins e da ornamentação desde o século XX. Isso porque, se as flores já foram usadas nesse sentido de ornamentação no passado mais afastado, em algum momento da história a beleza natural delas deixou de ser destacada pelas pessoas, que visavam apenas o uso do seu perfume.

Porém, nas últimas décadas as flores voltaram a ter também um papel central no paisagismo, servindo muito bem para a ornamentação de casas, eventos, igrejas e, sobretudo, belos jardins.

Assim, algumas flores podem ser usadas tanto para a perfumaria quanto para o paisagismo, como é o caso da flor alisso. A flor alisso, assim, é uma flor muito bela que pode ser encontrada em diversas cores e possui cheiro característico. Dessa forma, o seu aroma de mel lhe confere também o nome popular de flor-de-mel.

A flor, portanto, é conhecida pela forma como consegue atrair inúmeros pássaros e muitos insetos, que consomem o sulco da planta e ainda realizam o trabalho de polinização da flor alisso. Logo, a flor alisso deixou a Europa e as proximidades do Mar Mediterrâneo para se adaptar muito bem a distintos locais do mundo, entre eles o Brasil, que possui muitos exemplares da flor em praticamente toda a extensão do país.

Muito usada no setor de perfumaria, a flor alisso também tem o seu espaço no paisagismo nacional, que enxerga nessa flor uma beleza que pode ser usada como ponto focal da ornamentação de jardins e ambientes fechados ou então como acompanhante de outras flores e plantas. De toda forma, o certo é que a flor alisso possui todo um chame especial que a caracteriza como uma das mais amadas de todo o planeta Terra.

Veja abaixo mais características e detalhes sobre a flor alisso, entendendo melhor os tipos existentes, as cores disponíveis e o nome científico dessa flor tão bela.

Nome Científico e Características da Flor Alisso

A flor alisso atende pelo nome científico de Lobularia maritima quando estudada e debatida no meio científico. Contudo, além de flor alisso, existem também outros nomes populares da flor, que muitas vezes é conhecida em regiões do Brasil como flor-de-mel, tomelos, alisso-doce, açafate-de-prata e escudinha. Os nomes variados se devem ao também variado formato na qual a flor pode aparecer, já que as cores da flor alisso são muitas e, assim, em locais diferentes a flor assume nomes completamente distintos.

Já em relação às características, a flor alisso mede menos de 15 centímetros e se adapta bem a diferentes tipos de climas. Assim, a flor conseguiu se adaptar às mudanças geográficas que lhe foram impostas ao longo dos anos, sendo atualmente uma flor que consegue se encaixar em climas quentes, frios, úmidos e até mesmo em climas secos quando regada com alguma frequência.

Ademais, a flor alisso possui um aroma muito forte que pode ser comparado ao mel, o que atrai muitos insetos e diversas abelhas para a realização do processo de polinização. O aroma, além disso, é usado para a produção de perfumes e colônias para o uso humano, além de servir como aromatizante natural em outros itens de produção industrial.

Cultivo da Flor Alisso e Diferentes Cores

A flor alisso deve ser cultivada em pleno sol, já que essa flor necessita muito da energia luminosa do sol para produzir nutrientes e seguir forte. Dessa maneira, não é muito recomendado que a flor seja plantada em locais muito úmidos ou totalmente à sombra, já que o sol é parte importante da evolução e do amadurecimento da planta.

O solo deve ser composto por terra de boa qualidade, que pode ser terra preta ou terra roxa. O mais importante, contudo, é que haja uma boa drenagem com areia e que o material orgânico usado para servir de fertilizante seja de boa qualidade. Esses dois aspectos são muito importantes para fazer com que as plantas se desenvolvam bem e possam gerar a flor alisso.

Flor Alisso Roxa
Flor Alisso Roxa

Por fim, a flor alisso pode ser plantada em vasos, jardineiras ou até mesmo a ambientes abertos, sendo mais importante a maneira como será cuidada.

Já quanto às cores, a flor alisso possui muitas variações, podendo ser branca, roxa, vermelha e ainda mista. Porém, o mais comum é que a flor seja vista na cor branca, que aparece com mais frequência nos jardins.

Uso Culinário da Flor Alisso

No Brasil não é muito comum que se consuma flores nas refeições, sendo isso algo praticamente novo para a culinária nacional, com algumas pequenas exceções.

Porém, a flor alisso é um exemplo de como as flores podem ser usadas para o uso culinário.

A flor alisso, assim, serve muito bem para ornamentar os pratos, sobretudo aqueles em que a comida não tenha cores tão fortes e atrativas.

Veja também

Alho

Como Plantar Alho no Quintal?

Hoje vamos falar sobre o alho, esse vegetal é conhecido cientificamente como Allium sativum é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.