Home / Animais / Ficha Técnica do Golden Retriever: Peso, Altura e Tamanho

Ficha Técnica do Golden Retriever: Peso, Altura e Tamanho

O Golden Retriever é talvez a raça de cachorro que melhor representa a imagem do “melhor amigo do homem”! Cão de estimação muito apreciado mundialmente, o Golden Retriever é originalmente um cão de caça, que não dá para esquecermos rapidamente.

Entre as raças de cães mais populares, o Golden Retriever não tem sua reputação roubada, ele realmente encarna o animal de estimação perfeito, gentil e afetuoso. É chamado de Golden, não por causa de sua cor, mas porque é considerado um cachorro de ouro, sem falhas! Vamos conhecer um pouco sobre sua ficha técnica e ele:

Ficha Técnica e Características do Golden Retriever

Origem: Grã-Bretanha.

Altura: Fêmea com até 51–56 cm e macho com 56–61 cm.

Tamanho: 56 a 61 cm para machos e 51 a 56 cm para fêmeas.

Peso: 29 a 34 kg para homens e 24 a 29 kg para mulheres.

Golden Retriever

Expectativa média de vida: 10 a 12 anos.

Pelos: Liso ou ondulado, com boas franjas. O sub-pêlo é firme e impermeável.

Cor: Todas as tonalidades que variam de dourado a creme. Não deve ser mogno ou vermelho. Ele pode ter cabelos brancos no peito.

O Golden Retriever é um cão robusto e musculoso de tamanho médio, famoso pela pelagem densa e brilhante de ouro que dá nome à raça. A cabeça larga, com olhos amigáveis e inteligentes, orelhas curtas e focinho reto, é uma marca registrada da raça.

Em movimento, Goldens se movem com uma marcha suave e poderosa, e a cauda de penas é carregada, como dizem os criadores de raças, com uma “ação alegre”.

Comportamento e Traços de Caráter do Golden Retriever

Doce, inteligente e afetuoso, o Golden Retriever é reconhecido como o companheiro ideal da família. Dotado de extrema bondade, ele é brincalhão com as crianças e ajuda os idosos. Se ele é um filhote exuberante, ele é calmo e sereno quando adulto.

O Golden Retriever não tem um instinto natural de guardião. Assim, ele facilmente estabelece contato com estranhos e outros animais. Fiel e muito apegado à sua família, ele se considera parte integrante da família. No entanto, se não houver contato humano regular, pode se tornar hostil.

A educação do Golden Retriever deve ser feita com firmeza, mas também com delicadeza, porque ele é muito sensível à violência e pode facilmente ficar traumatizado.

Rápido e ansioso para agradar, o Golden Retriever é obediente e fácil de treinar. Essa é uma das outras razões pelas quais ele é tão popular como cão de serviço.

O Golden Retriever precisa de muito exercício. Seu dono terá que lhe conceder passeios longos e frequentes. Não se deve esquecer que ele é acima de tudo um repórter de aves de caça; ele gosta de nadar e jogar bola. Contanto que ele tenha um trabalho a fazer, ele é feliz.

História do Golden Retriever

Em comparação com muitas raças, a história do Golden Retriever é relativamente nova, originária da Escócia até meados do século XIX.

A caça de aves selvagens era altamente popular entre os ricos gentios escoceses da época. Porém, devido ao fato de as áreas de caça predominantes serem muito pantanosas e salpicadas de lagoas, córregos e rios, foram encontradas raças de recuperadores existentes com as habilidades necessárias para recuperar a caça de terra e água.

E assim, para tentar criar um cão de trabalho com essa mistura especial de habilidades, os recuperadores do dia foram criados com spaniels de água, resultando no início da raça que agora conhecemos como o golden retriever.

Os registros mais antigos e mais bem guardados da história do Golden Retriever estão nos diários de Dudley Marjoribanks (também conhecido como Lord Tweedmouth) de Inverness, na Escócia, durante os anos de aproximadamente 1840 a 1890.

De acordo com algumas fontes, em meados da década de 1860, Dudley adquiriu um recuperador de revestimento ondulado amarelo, chamado ‘Nous’, de uma ninhada de recuperadores de revestimento preto com características de golden retriever.

Dudley criou Nous para um Tweed Water Spaniel com o nome de ‘Belle’, produzindo 4 filhotes amarelos que formaram a base da raça.

Esses filhotes foram então criados, ocasionalmente cruzando para outros spaniels de água, um setter irlandês, retrievers Labrador e mais alguns retrievers pretos de pelo ondulado.

Por muitas décadas, as origens exatas da raça Golden Retriever foram contestadas, com muitas pessoas afirmando que se originaram da compra e desenvolvimento de um pacote inteiro de cães pastores russos rastreadores de um circo que havia visitado.

Mas as revistas de Dudley Marjoribanks, publicadas em 1952, finalmente puseram fim a esse mito popular.

A raça foi desenvolvida principalmente longe da visão do público em geral, até que Lord Harcourt exibiu uma coleção de cães da raça no Kennel Club Show em 1908 e eles se mostraram muito populares.

Golden Retriever Características

Eles foram inscritos em uma classe disponível para ‘Qualquer variedade de recuperador’, pois ainda não estavam classificados, mas naquele momento o termo ‘Golden Retriever’ era usado pela primeira vez para descrevê-los e, portanto, a cunhagem do termo geralmente é dada a Lorde Harcourt.

Cuidados com o Golden Retriever

O pelo do Golden Retriever requer uma a duas escovas semanais para remover pelos e impurezas. Ao escovar, preste atenção especial às franjas, onde os nós se formam com mais frequência.

A muda de pelos do Golden Retriever é moderada, mas se intensifica na primavera. Ele deve ser escovado com mais frequência durante esse período. Como o Golden Retriever tem pele sensível, basta um banho a cada 6 meses.

Seus ouvidos são frágeis e precisam ser limpos regularmente para evitar infecções nos ouvidos.

Para obter mais informações, consulte Higiene e limpeza de cães.

Problemas de saúde comuns no golden retriever

Certos problemas de saúde podem afetar o Golden Retriever. Os problemas de saúde mais comuns no Golden Retriever são:

Distúrbios oculares (atrofia progressiva da retina, catarata, entrópio);

Distúrbios dermatológicos (ictiose, dermatite piotraumática, dermatite atópica);

Estenose aórtica;

Displasia da anca;

Displasia do cotovelo;

Epilepsia;

Afetar o Golden Retriever

Cauda quebrada (contração muscular dolorosa que faz com que o animal se comporte mal, como se estivesse quebrado).

O Golden Retriever é particularmente propenso a displasia da anca e defeitos oculares. Peça ao criador para ver as radiografias e os testes dos pais do filhote quanto a displasia da anca e defeitos oculares ou tente nunca deixar de se preocupar com isso levando sempre ao veterinário.

Alimentação do Golden Retriever

O Golden Retriever tem um trato digestivo relativamente pequeno. Portanto, deve ser alimentado com alimentos altamente digeríveis. Além disso, é necessária uma dieta equilibrada e adequada para manter as articulações fortes e a pelagem sedosa.

O Golden Retriever deve receber três refeições por dia até os seis meses de idade, depois duas refeições por dia até a idade de um ano e meio. Posteriormente, apenas uma refeição por dia com cerca de 500 gramas de ração * é suficiente.

Gourmand, o Golden Retriever prestes a ganhar peso,  se não estiver ativo o suficiente. Portanto, é essencial adaptar sua dieta ao seu estilo de vida e não dar muitos deleites a ele.

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *