Home / Animais / Tipos de Schnauzer: Mini, Gigante e Standard

Tipos de Schnauzer: Mini, Gigante e Standard

Os cachorros, a depender da raça, podem ter muitos detalhes únicos em seu modo de vida. Assim, esses animais podem variar bastante de acordo com o seu tipo. Esse é o caso do schnauzer, um cão que apresenta três versões: a mini, a média e a gigante. Essa raça é bastante popular em muitos locais do mundo e pode ser encontrada em larga escala também no Brasil.

Com a série de experimentos e mutações realizadas pelos cruzamentos promovidos pelas pessoas, o schnauzer foi virando um animal cada vez mais especial e diferenciado. Só o fato de possuir três versões já é muito interessante, mas não é tudo. Isso porque o animal pode ser muito carinhoso, além de bastante bonito. Com uma espécie de barba em sua face, a pelagem do schnauzer é fofa e o cão gosta de brincar a todo momento.

Ademais, essa raça é conhecida pelo fato de ser carinhosa, possuindo muitas características positivas. Se você deseja ter um schnauzer, saiba que o animal precisará passear com frequência, necessitando de atenção especial. Para saber mais sobre os tipos variados de schnauzer, veja as principais informações logo abaixo.

Schnauzer Miniatura

O schnauzer miniatura também pode ser chamado de mini. Esse cachorro é o menor tipo de schnauzer em todo o mundo. O animal pode chegar aos 38 centímetros de comprimento, embora costume ser menor. Esse tipo de schnauzer é um animal tipicamente produzido através dos cruzamentos promovidos pelas pessoas, já que houve uma enorme seleção para chegar a um cão tão pequeno a partir da versão maior.

Em todo caso, o schnauzer mini é muito atencioso e gosta de brincar. O cachorro é bastante inteligente, sobretudo considerando o seu pouco tamanho. Embora não tenha todos os detalhes do schnauzer médio, o mais conhecido, a versão mini é bastante parecida. O cão pode chegar aos 7 quilos, mas isso depende muito da sua base alimentar e de como se dá a sua rotina de atividades físicas.

Schnauzer Miniatura
Schnauzer Miniatura

O schnauzer miniatura é muito usado para ajudar crianças a socializar, já que o cachorro é calmo e atencioso com os pequenos. Assim, a partir desse animal é possível ensinar uma série de coisas para as crianças, como responsabilidades e tarefas, além do contato positivo com os seres vivos. Para muitos, pelo fato de ser a menor de todas, essa é a versão mais bonita e fofa do schnauzer.

Schnauzer Médio ou Standard

O schnauzer médio também é conhecido como schnauzer standard. Essa é a versão mais antiga do animal, que depois sofreu variações para se tornar maior ou menor em outros tipos. Logo, o schnauzer médio é, de fato, o schnauzer verdadeiro que originou os outros. O schnauzer standard é muito carinhoso e gosta bastante de brincar, tal como acontece com a versão menor.

Todavia, esse schnauzer é um cachorro muito mais eficiente quando se trata de caçar animais e de proteger o seu dono. Isso porque o senso de guarda é muito mais elevado no schnauzer standard, o que torna esse cachorro mais agressivo e forte para a proteção. Além disso, o schnauzer médio ainda pode chegar aos 20 quilos, além de medir, em média, cerca de 45 centímetros.

Schnauzer Médio
Schnauzer Médio

O cão também possui uma barba muito característica na face, que mostra que realmente se trata de um schnauzer verdadeiro. No passado, o schnauzer médio era usado para conduzir o gado e protegê-lo, por isso o animal é tão atento aos detalhes e busca sempre proteger as pessoas. Ademais, por conta do seu passado, o schnauzer médio gosta muito de caminhar e se exercitar.

Schnauzer Gigante

O schnauzer gigante é a maior versão de schnauzer em todo o mundo. Esse cachorro mantém certos detalhes que os outros também possuem, mas com alguns adicionais importantes. Antes de tudo, o schnauzer é amplamente maior que a versão mini e também maior que a média. O schnauzer surgiu de forma mais natural do que a versão mini, tendo passado vários anos fofa do foco de famílias. Assim, o schnauzer gigante era usado em fábricas e também para dominar o gado, mas não era visto como um cachorro apto a conviver com as crianças e as famílias.

Na verdade, atualmente o schnauzer gigante ainda trabalha como cão policial, mas é muito mais natural ver esse animal em uma casa. O schnauzer grande é usado pelos policiais por conta da sua ótima capacidade de resgate e ataque, sendo ainda um animal corajoso e capaz de avançar em busca do objetivo mesmo em meio a ataques ou tiros.

Schnauzer Gigante
Schnauzer Gigante

Esse tipo de schnauzer possui alguns detalhes distintos em relação às outras versões, como o fato de ser muito mais desconfiado. Assim, o cão pode ser mais atento ao domínio do território, com foco naquilo que deseja fazer ou tem de proteger. Também por isso pode ser bom ter um v gigante como cão de guarda.

Qual Schnauzer Escolher?

A escolha de um cachorro é sempre algo muito pessoal, mas no caso do schnauzer é possível enumerar algumas características que ajudam na escolha. A versão mini, por exemplo, é muito indicada para crianças, já que o cão é menos desconfiado e mais aberto ao contato com os pequenos. Além disso, a versão mini também serve muito bem para a companhia. Já o schnauzer gigante é mais indicado para o trabalho de guarda, seja para a polícia ou mesmo para as pessoas.

Em outras palavras, isso quer dizer que talvez não seja muito interessante ter um cão tão territorial e forte perto de uma criança. Por outro lado, o schnauzer médio, o standard, convive entre os dois mundos. Embora seja bom para a guarda, esse cão também pode ser usado para a companhia.

Portanto, tudo é uma questão de gostos e objetivos, pois o schnauzer possui tipos diferenciados e acaba por servir a pessoas diferentes. Todavia, vale ressaltar que apenas você será capaz de considerar aquilo que deseja em um cachorro para, de forma racional, fazer a escolha por um ou outro tipo do schnauzer. Em todo caso, seja qual for a opção, você terá um belo animal.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *