Home / Plantas / Onde Encontrar Madressilva? Como Comprar?

Onde Encontrar Madressilva? Como Comprar?

Madressilva, cujo nome científico é Lonicera caprifolium, é nativa da Eurásia, mas se estabeleceu na América do Norte. Suas aglomeradas flores brancas e roxas são polinizadas principalmente por mariposas -do- mato , porque os tubos de flores são longos demais para a maioria dos outros insetos alcançarem o néctar. A fruta é uma baga vermelha-alaranjada.

A madressilva é um verdadeiro “hotel” da vida selvagem: suas flores perfumadas, ricas em néctar, atraem mariposas como a impressionante mariposa-elefante, que por sua vez é predada por morcegos; novos brotos atraem moscas negras, que trazem chapins- azuis, formigas-leão e joaninhas; suas hastes de escalada fornecem locais para ninhos e material para pássaros, como melros e papa-moscas, e pequenos mamíferos como Dormice; e suas suculentas bagas vermelhas são comidas por todos, desde sabiá até esquilos.

Madressilva é uma planta que pertence ao gênero Lonicera, que inclui cerca de 180 espécies de arbustos ornamentais e alpinistas da família Caprifoliaceae . As madressilvas são nativas das zonas temperadas dos dois hemisférios, mas também crescem no Himalaia , no sul da Ásia e no norte da África; a maioria das espécies é encontrada na China. As madressilvas florescem em qualquer solo comum do jardim , e várias são cultivadas por suas atraentes flores.

Características das Madressilvas

Plantas de madressilva podem ser sempre verdes ou decíduas, com folhas simples dispostas de maneira oposta ao longo das hastes. Os brotos de folhas de inverno têm escalas distintas. A maioria das espécies tem flores perfumadas de dois lábios com um néctar doce . As flores tubulares são comumente carregadas em pares. A fruta é vermelha,baga laranja ou preta que é atraente para a vida selvagem.

O doce e inebriante perfume da madressilva, carregado por uma brisa quente do verão, é uma das experiências mais deliciosas da temporada. Mais forte à noite, a fim de atrair mariposas polinizadoras, esse perfume é uma adição feliz a qualquer jardim. A madressilva é uma planta trepadeira, comum em sebes, matagais e bosques, onde se enrola em torno de outros arbustos e árvores.

Madressilva Amarela e Branca
Madressilva Amarela e Branca

Normalmente, as plantas  têm folhas opostas, geralmente com dentes de glândula , flores em cachos de cimose (topo plano), pétalas fundidas em um tubo de corola (regular ou bilateralmente simétrico) e ovários inferiores. Na maioria dos gêneros, as pétalas têm forma semelhante, mas alguns membros da ordem desenvolvem flores de dois lábios, nas quais metade da flor é a imagem espelhada da outra metade (simetria bilateral). A maioria dos membros da ordem é arbustiva, mas também existem alguns membros herbáceos.

A madressilva tem trepadeiras trançadas que são vermelhas quando jovens; eles escalam no sentido horário ao redor dos galhos e caules de outras plantas, às vezes distorcendo-os. Suas folhas ovais verde-acinzentadas aparecem a partir de fevereiro e permanecem na planta até o outono, ou mesmo durante o inverno. No verão, flores tubulares brancas ou amarelas, de cor vermelha, aparecem em grupos; bagas vermelhas amadurecem no outono.

Variedades de Madressilvas

Outra espécie de escalada é o gigante Madressilva birmanesa (Lonicera hildebrandiana), com folhas verdes profundas de 15 cm., flores amarelas de 17 cm. e frutas verdes;

A Madressilva japonesa (Lonicera  japonica) do leste da Ásia tornou-se uma espécie invasora em muitas áreas ao crescer sobre outras plantas, possui perfumadas flores brancas amareladas e bagas pretas;

Madressilva japonesa
Madressilva japonesa

A Madressilva trompete (Lonicera sempervirens) tem folhas ovais, às vezes unidas e sobe alto nas árvores da floresta. Seus picos escarlate-alaranjados de flores tubulares de cinco centímetros e cinco lobos e bagas vermelhas são comuns em todo o leste da América do Norte.

Madressilva trompete
Madressilva trompete

Madressilva Woodbine, ou madressilva européia (Lonicera periclymenum), é nativa da Eurásia, seus aglomerados de flores com muitas flores de tonalidades púrpuras amareladas são seguidos por bagas vermelhas. Algumas variedades de madeira do jardim são apreciadas por sua deliciosa fragrância.

Madressilva Woodbine
Madressilva Woodbine

Algumas das madressilvas de arbustos mais comuns são Madressilva tartária (Lonicera tartarica), do sudeste da Europa e Sibéria, e quatro espécies chinesas – madressilva de inverno (Lonicera fragrantissima), madressilva de alfeneiro (Lonicera pileata), madressilva de caixa (Lonicera nitida) e madressilva com flores lilás (Lonicera syringantha).

Madressilva tartária
Madressilva tartária

Curiosidades Sobre as Madressilvas

A madressilva é extremamente valiosa para a vida selvagem, suportando várias espécies, muitas das quais são raras. Borboletas, como o almirante branco (que está em declínio), dependem especificamente da madressilva, e também é valorizada pelos abelhões.

As mariposas polinizadoras são atraídas pelo doce aroma da madressilva à noite, quando é mais forte; e os pássaros, incluindo tordos, toutinegra e bullfinches, comem as frutas quando amadurecem no final do verão e no outono. Dormice também contam com madressilva para abrigo e comida. Eles usam casca de madressilva para construir ninhos para os filhotes de verão, mas também comem as flores doces e ricas em néctar como fonte de energia.

Madressilva Rosa e Branca
Madressilva Rosa e Branca

Acreditava-se que, se a madressilva crescesse em torno da entrada de uma casa, traria boa sorte e impediria a entrada de espíritos malignos. Também há muito tempo é considerado um símbolo de fidelidade e, nos tempos vitorianos, as jovens eram proibidas de trazer madressilva para dentro da casa porque acreditava-se que o cheiro forte as faria ter sonhos sugestivos!

A madressilva tem sido usada para fazer belas bengalas que antes eram populares entre os artistas do auditório escocês. Eles foram criados quando a madressilva se entrelaçava em torno dos galhos, fazendo com que os próprios galhos se torcessem.

Enquanto as bagas são venenosas, as folhas, flores e sementes foram usadas para fins medicinais em diversas condições.

Onde Encontrar Madressilva? Como Comprar?

Algumas sugestões importantes incluem:

  1. Compre localmente – é uma ótima maneira de obter madressilvas baratas ou até gratuitas. Procure por trocas de plantas, feiras de plantas ou em sites locais de reciclagem;
  2. Muitas vezes você pode encontrar sementes no supermercado local ou online;
  3. Considere as tabelas de desconto nos centros de jardinagem, onde as plantas que foram negligenciadas são vendidas mais barato. No entanto, com cuidado, eles se recuperarão;
  4. As mudas vendidas em supermercados e lojas de descontos geralmente são baratas, mas podem não ter sido bem cuidadas; portanto, fique de olho no estoque recém-chegado em boas condições;
  5. Se possível compre plantas pequenas, como plantas de bujão, para economizar dinheiro e tempo, pois o trabalho realmente duro da germinação é feito para você;
  6. Ao comprar plantas, fique atento aos sinais que indicam se são saudáveis: muitas folhas e brotos; a parte superior do composto é livre de ervas daninhas, úmida e de cor escura; e não há raízes amareladas cutucando a base da panela.

Veja também

Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar

O universo das plantas e flores pode ser muito diversificado, já que todos os detalhes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *