Home / Plantas / Como Cuidar da Madressilva, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Madressilva, Fazer Mudas e Podar

As videiras de madressilva são lindas e podem fazer qualquer jardim ou pátio ficar com a aparência muito melhor. Essas videiras são conhecidas por seu crescimento vigoroso.

Elas também são tolerantes ao calor e muito resistentes, por isso são uma boa escolha para jardineiros que vivem em climas desfavoráveis. Assim, são também ótimas para quem quer cultivar plantas de baixa manutenção.

Outra coisa boa sobre essas plantas é que suas lindas e perfumadas flores atraem borboletas e beija-flores. Isso fará com que seu jardim pareça muito mais bonito. No outono, o fruto será um deleite agradável para as aves locais.

Madressilva
Madressilva

Na maioria das vezes, as pessoas optam por cultivar sua planta de madressilva ao longo de uma:

  • Treliça;
  • Pérgola;
  • Cerca;
  • Ou outra estrutura de suporte.

No entanto, lembre-se de que as mudas podem ser cultivadas mesmo sem uma estrutura. Elas são uma perfeita cobertura do solo. Você também pode usá-las para controle de erosão.

Estas plantas florescem intensamente na primavera e no verão, para que pareçam mais agradáveis ​​em seu jardim. No entanto, isso não significa que você precise cultivar suas madressilvas ao ar livre. Na verdade, elas produzem excelentes vasos de plantas para que você também possa cultivá-las dentro de casa.

Variedades de Madressilva

Existem muitas variedades diferentes dessas plantas, de nome científico Lonicera. É importante saber o que você deseja e que tipo quer cultivar em sua casa ou jardim. Esta é a única maneira de escolher a melhor variedade, que te fará perfeitamente feliz e com o ambiente muito mais tranquilo.

Estima-se que existam cerca de 180 espécies diferentes. Algumas são sempre verdes, enquanto outras são decíduas. Esta é provavelmente uma das primeiras coisas que você vai precisar considerar ao escolher uma planta do tipo para a sua residência.

Outra distinção importante é a forma do próprio espécime. Algumas delas não são videiras. Elas realmente crescem como arbustos. Isso é algo que você precisa prestar atenção ao escolher uma madressilva para crescer em sua plantação.

Finalmente, não se esqueça do clima e das condições de crescimento. Loniceras variam muito quando se trata de zonas de resistência.

Embora os requisitos gerais de cultivo sejam semelhantes para todas as madressilvas, lembre-se de que algumas são resistentes, enquanto outras são mais sensíveis a climas mais frios. Existem também várias variedades híbridas que têm seus próprios requisitos de cultivo e clima.

É importante saber tudo isso antes mesmo de escolher sua variedade para cultivo. É interessante ser informado e escolher sabiamente, porque essa é a única maneira de ter flores belas e bem cuidadas.

Plantando Mudas de Madressilvas

É melhor época para plantar as madressilvas é no início da primavera. Espere até que o perigo do inverno tenha passado e plante-as em seu jardim. Quanto mais cedo o frio passar, melhor. Ao plantar, prepare a área de maneira semelhante à que você prepararia para qualquer outra planta perene.

Ao plantar suas mudas de madressilva, certifique-se de definir as plantas a cerca de 15 a 30 cm de distância de qualquer estrutura de suporte. Além disso, certifique-se de espaçá-las para que não fiquem superlotadas quando começarem a crescer.

É melhor plantar suas mudas com um metro de distância, se você quiser usá-las como plantas de cobertura do solo.

Uma vez plantadas, certifique-se de regá-las completamente. Acompanhe as imersões até que as mudas apresentem sinais de novo crescimento. Também é muito útil para cobrir suas plantas com uma cobertura pesada de folhas. Isso protegerá suas raízes do congelamento e ajudará a conservar a umidade durante o verão.

Cuidados Básicos Com a Espécie

Aqui estão alguns cuidados básicos que você precisa fornecer para suas madressilvas:

  • Você provavelmente encontrará mudas de madressilva vendidas em vasos pequenos no início da primavera. Você pode replantá-las em seu jardim imediatamente. Esta pode ser a maneira mais fácil de iniciar sua plantação especial, cheirosa e florida;
  • Estas plantas preferem sol pleno. No entanto, podem tolerar sol parcial ou até alguma sombra leve da tarde. Então, há muitos locais onde você pode cultivar;
  • Essas plantas nunca devem ser excessivamente regadas. Uma vez estabelecidas, precisarão apenas de rega moderada. A única exceção são os verões secos e extremamente quentes.

Como Apoiar Mudas de Madressilva

Se você deseja cultivar sua planta madressilva em uma árvore ou treliça, é importante preparar o sistema de suporte com bastante antecedência. Montar uma treliça ou outro suporte quando a espécie já estiver cultivada pode danificá-la seriamente.

Portanto, você deve evitar essa situação a todo custo. Se não quiser que isso aconteça, coloque treliça, haste ou outro sistema de suporte que você deseja usar antes de plantar suas madressilvas.

Quando o sistema de suporte estiver instalado, plante sua muda a cerca de 15 a 30 cm do suporte. Isso deve permitir que o caule em desenvolvimento tenha espaço suficiente para crescer adequadamente.

Quando crescerem bem para alcançar a treliça (ou qualquer sistema de suporte que você use), certifique-se de amarrar as trepadeiras corretamente. Você deve fazer isso usando materiais fortes e elásticos que manterão a planta devidamente amarrada, mas sem danificar os galhos. Uma boa escolha são tiras de meias de nylon velhas ou de um material semelhante.

Ao amarrar as trepadeiras ao sistema de suporte, amarre cada laço. Verifique se a parte cruzada está entre a haste e o sistema de suporte. Isso impedirá que a haste seja sufocada.

Dicas Adicionais

Aqui estão algumas dicas adicionais a serem seguidas se você deseja cultivar madressilvas em sua casa ou jardim:

  • Certifique-se de cortar e podar sua planta para dar forma a melhorar sua aparência. No entanto, lembre-se de que você deve podar somente quando sua ela terminar de florescer. Nunca pode antes disso;
  • É melhor podar a sua flor no inverno. Isso aumentará a floração na próxima temporada. Não exagere! Isso é particularmente importante para novas plantas que ainda não estão bem estabelecidas;
  • Nunca fertilize demais sua muda! As madressilvas não se sentem bem se você usar muito fertilizante;
  • Uma das pragas mais comuns para essa espécie são pulgões. Monitore sua planta de perto para observar qualquer infestação de pragas assim que aparecer. Esta é a única maneira de reagir rapidamente e controlar o mal antes que ele se torne um grande problema para a madressilva.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *