Home / Plantas / Ficha Técnica do Jamelão Árvore: Raiz, Folhas e Tronco

Ficha Técnica do Jamelão Árvore: Raiz, Folhas e Tronco

Você já experimentou um jamelão? Essas pequenas frutas estão espalhadas por várias regiões do Brasil e podem ser encontradas com facilidade. 

A fruta é oriunda da Índia, mas teve excelente adaptabilidade em solo brasileiro, onde se adaptou ao clima, as temperaturas mais quentes e disseminou-se por praticamente todo país. 

Confira a seguir as principais características do jamelão, junto com a ficha técnica e outras curiosidades que rondam essa deliciosa fruta! 

Características do Jamelão

O Jamelão é conhecido também por diferentes nomes, tudo depende da região onde ele é encontrado. Aqui no Brasil, ele está praticamente em todas as regiões. 

Ele recebe outros nomes como: Jambo, Jambolão, azeitona-preta, Baguaçu, guapê, brinco de viúva e muitos outros. 

É conhecido cientificamente como Eugenia Jambolana, está presente na família Myrtaceae, onde também estão: a pitanga, goiaba, jaboticaba, cambuí, entre outros. 

O seu fruto é delicioso e amplamente consumido em todo o Brasil, assim como os outros membros desta família. 

Quando estão maduros, os frutos são arredondados, pequenos, de coloração roxa, semelhante a uma azeitona. Vale destacar que é uma fruta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que beneficiam a saúde humana. 

A árvore do Jamelão é espessa, pode alcançar os incríveis 15 metros de altura. Seu tronco é retorcido, com folhas pequenas e esverdeadas. É uma belíssima árvore e compõe a vegetação sobretudo do Nordeste brasileiro. 

O tronco do Jamelão possui propriedades importantes para a saúde humana. Como é o caso de suas propriedades anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e anticarcinogênicas. Sendo assim, ela é muito utilizada em tratamentos de diabetes e em decorrentes inflamações. 

Seu uso medicinal é muito recomendado, pois é uma árvore dotada de compostos que auxiliam o tratado de diferentes doenças. 

Veja a seguir quais são os benefícios do Jamelão e por que você deve incluí-lo hoje na sua dieta! 

Jamelão: Benefícios

Jamelão- Benefícios
Jamelão- Benefícios

O Jamelão é rico em proteínas, vitaminas, minerais, como ferro, zinco, potássio, além de diversos antioxidantes. Veja abaixo as principais utilidades e benefícios que o Jamelão oferece à saúde humana. 

Antocianinas

Devido às antocianinas presentes em sua composição, o jamelão é dotado das propriedades antioxidantes. E desta maneira, é muito utilizado no combate aos radicais livres. A cor roxa do Jamelão também ocorre devido às antocianinas, além disso, elas combatem células leucêmicas. 

Contra o Câncer e a Leucemia

Comendo Jamelão
Comendo Jamelão

Como foi dito acima, o Jamelão é dotado de propriedades que combatem as células leucêmicas e desta maneira, possui muitos benefícios em tratamentos de câncer. 

As propriedades presentes na fruta apresentam substâncias que auxiliam no tratamento do corpo, fortalecendo-o e combatendo as células leucêmicas. 

Auxilia no Emagrecimento

Ilustração Sobre Emagrecimento
Ilustração Sobre Emagrecimento

Para quem está de dieta e deseja perder alguns quilos, o Jamelão é uma excelente alternativa. Ele possui ação adstringente, que auxilia o controle de gordura tanto no sangue, quanto na urina. É uma fruta que pode ser consumida de diferentes maneiras, ela tem um alto grau de saciedade, devido a água presente em sua polpa. Sendo assim, com apenas alguns jamelões você está satisfeito de maneira saudável. A fruta ainda apresenta baixíssimas calorias. 

Casca Poderosa

Tronco do Jamelão
Tronco do Jamelão

O tronco do jamelão possui a casca dotada de propriedades medicinais. Ela é utilizada no tratamento de diferentes dores crônicas. Ela possui em sua composição flavonóides excelentes para a saúde humana, além do ácido gálico e ainda o elágico. 

Ela pode ser consumido por via oral, é indicada também para uso tópico. E desta maneira, ela age como um anti-inflamatório. Ela traz benefícios para quem sofre com doenças respiratórias, como asma e bronquite, como também para quem possui dores ou desarranjo no intestino. 

Contra Diabetes

Ilustração de Diabetes
Ilustração de Diabetes

O jamelão é um fruto que combate diferentes níveis de auxilia o controle de açúcar no sangue e em diferentes partes do corpo humano. Desta forma, é muito indicado para o controle da diabetes. O uso medicinal é um dos mais utilizados. 

No interior do caroço do fruto, existe uma substância denominada jomboline, e ela é capaz de evitar que o amido se transforma em açúcar e assim torna-se ideal para quem possui diabetes

Evite o Excesso

Claro, como qualquer outra fruta ou alimento, que consumido em excesso traz prejuízos para o organismo. Com o Jamelão não é diferente, se você comer de maneira voraz o Jamelão os níveis de açúcar podem diminuir bruscamente, e levar a uma hipoglicemia. Por isso é fundamental ficar atento, já que os benefícios que o fruto oferece, podem se transformar em sérios prejuízos. 

Agora que você já sabe alguns benefícios e propriedades do jamelão, confira abaixo a ficha técnica da árvore, de sua família e outros componentes dessa deliciosa fruta. 

Ficha Técnica do Jamelão

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Myrtales 

Família: Myrtaceae

Nome científico: Eugenia Jambolana

Vale destacar que ela é conhecida em sinonímia com outros nomes, como é o caso de: Eugenia cumini, Syzygium cumini, Syzygium jambolanum e calyptranthes oneillii Lundell

Origem: Índia

Principal Ocorrência no Brasil: Norte e Nordeste

Pé de Jamelão
Pé de Jamelão

É uma planta extremamente poderosa, ela pode ser consumido tanto in natura, como arrancar do pé e consumi-la, como também em forma de chá. É importante destacar que ela possui propriedades medicinais, sua folha, na casca do tronco, na casca do fruto e ainda no caroço. 

Confira abaixo como fazer um delicioso chá de jamelão e consumir as principais propriedades presentes em sua composição. 

Chá De Jamelão: Como Fazer?

O chá do Jamelão é muito saboroso e fortalece o organismo contra decorrentes doenças. É importante destacar que o chá é feito apenas com as folhas da árvore. 

Para Fazer O Chá, Você Vai Precisar:

  • 20 folhas da árvore do Jamelão
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

É necessário realizar a infusão. Primeiramente coloque água para ferver e posteriormente despeje as folhas e tampe o local. espere por alguns minutos e passe em uma peneira para ficar apenas o líquido. Pronto, o chá já pode ser consumido. 

Há também a possibilidade de fazer com as sementes, o indicado são duas colheres para 1 litro de água. Você pode consumir vários vezes ao longo do dia, mas lembre-se de não exagerar. O chá auxilia no emagrecimento e fortalece o organismo. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *