Home / Plantas / Como Tirar Pelos e Espinhos de Cacto?

Como Tirar Pelos e Espinhos de Cacto?

Os cactos são plantas que são sempre associadas à presença de espinhos e pequenos pelos que podem causar dor quando entram em contato com a pele humana. Vamos ensinar como se livrar desse pequeno inconveniente e continuar cultivando essas plantas tão lindas! Vamos lá?

Como Tirar Espinhos de Cacto

Cuidar de cactos exige alguns cuidados bem especiais com a sua estrutura. Algumas das espécies dessa planta possuem espinhos pequenos e finos que se assemelham muito a pelinhos.

Durante o manejo da planta é comum que esses espinhos mais finos fiquem grudados com muita facilidade no nosso corpo. Já os mais densos e grossos podem causar perfurações machucando quem toca nas plantas, podendo causar até mesmo alergias caso eles não sejam retirados rapidamente.

Um dos métodos mais utilizados para a retirada dos espinhos é com o auxílio de cola escolar. A cola branca ajuda a liberá-los da pele de forma mais eficaz. Espalhe o conteúdo no local afetado, em especial, no espaço atingido pelos espinhos.

É importante aguardar cerca de dez minutos para que o líquido seque e você possa destacar os resíduos. Você perceberá que boa parte deles ficarão grudados na cola. Pode ser necessário realizar o procedimento mais de uma vez para arrancar a totalidade de espinhos grudados na pele.

Utilize Fita Adesiva ou Pinça

As fitas adesivas também podem ser bem eficazes na retirada de espinhos e pelos de cactos. Destaque um pedaço e coloque sob o local afetado e sem seguida pressione para colar. Vale a pena também esfregar um pouco para que os pelos grudem e sejam removidos com a fita. Puxe de forma rápida e faça isso até obter um resultado satisfatório.

Outra alternativa é usa simples pinça para tirar os espinhos que podem ser vistos a olho nu. Procure um local com luz favorável e use lupa ou espelhos de aumento para auxiliar a retiradas deles.

Tenha muito cuidado e procure retirar a base do espinho, já que as chances de retirada dele em sua totalidade serão ainda maiores. Lembrando que você também pode combinar todas essas técnicas para obter melhores resultados.

Meia Calça Velha

Um dos métodos mais inusitados de retirada dos espinhos é removê-los com o auxílio de uma meia- calma.  Escolha aquela que está no fundo da sua gaveta e não tem mais utilidade e utilize para retirar o incômodo promovido pelos espinhos grudados.

Você deve fazer uma bola com a meia e esfregar fazendo movimento no local afetado. Assim, os espinhos ficarão grudados à medida que você passar vigorosamente a meia. Para melhores resultados, utilize as áreas da meia que ainda não foram esfregados na pele.

Em muitos casos, a retirada de espinhos pode deixar alguns ferimentos. Nesses casos, procure lavar bem a pele, aplicar uma pomada apropriada e fazer uma espécie de proteção com um curativo.

Sempre é importante de lembrar que ferimentos devem ser manuseados após a lavagem das mãos com água e sabonete. Se ao manipular a área você verificar que ainda existem espinhos, eles podem ser retirados com uma pinça.Não esqueça de trocar semanalmente o curativo, ou à medida que sentir necessidade (caso ele fique molhado ou sujo)

Tirar Espinhos de Cacto
Tirar Espinhos de Cacto

Procure Ajuda Médica

Mas se mesmo após todas essas dicas você ainda não consegui retirar os espinhos, é indicado que um médico seja procurado para fazer a remoção de forma correta. Pernas, braços e algumas áreas do corpo são mais sensíveis e precisam de cuidados especiais.

No caso de espinhos presos em locais como a garganta, não hesite em procurar uma urgência hospitalar. Além disso, lembre-se que quando os espinhos permanecem por muito tempo grudados no corpo eles podem ocasionar infecções e problemas mais sérios de saúde. Portanto, fique atento pois uma pequena perfuração pode se transformar em um problema maior caso não seja cuidado de forma adequada.

Sobre os Cactos

Os cactos são plantas que se adaptam muito bem em desertos e locais secos com pouca incidência de chuvas. Isso acontece porque eles conseguem armazenar água na sua estrutura.

São sempre muito lembrados pelos espinhos que existem no seu corpo, o que faz com que alguns animais não o consumam, já que podem acabar sendo espetados. Existem mais de mil e quinhentas espécies dessa planta e que podem ser encontradas na América do Norte, Sul e Central. No México, as variedades de cactos são inúmeras.

Não possuem raízes profundas, mas são elas que são responsáveis por captar a água que é acumulada para que a planta sobreviva., principalmente, por meio das chuvas.

Os espinhos também são variados e crescem de acordo com a espécie da planta. Algumas delas também apresentam lindas flores, que segundo a tradição, anunciam a chegada de chuva no sertão e regiões desérticas.

Podemos encontrar cactos de tamanhos diversos e algumas espécies chegam a medir um metro e meio de comprimento. Em contrapartida, existem alguns deles que crescem de forma quase rasteira e possuem baixa estatura.

Esperamos que você tenha aprendido as melhores forma de retirar espinhos de cactos da pele. Você imaginava que uma meia-calça velha poderia auxiliar nessa situação? Não esqueça de compartilhar com amigos e nas suas redes sociais o nosso artigo. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, estamos à disposição através do nosso espaço de comentários que fica logo abaixo.

Agradecemos a visita e reiteramos o convite para que você acompanhe os novos conteúdos que o Mundo Ecologia traz todos os dias. Esperamos te encontrar por aqui novamente, ok? Até mais!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *