Home / Plantas / Flores Que Começam Com a Letra D: Nome e Características

Flores Que Começam Com a Letra D: Nome e Características

Confira nossa pesquisa de flores e plantas que começam com “D”. Na medida do possível estarão incluídas informações importantes como, características morfológicas, nome científico, benefícios e utilidades da planta, entre outras informações:

Doril

Doril
Doril

Também conhecida como Penicilina, a erva-roxa, cujo nome científico é Alternanthera brasiliana, é uma planta da família Amaranto, considerada uma erva daninha ambiental em alguns lugares do mundo. Esta espécie é muito comum no cultivo como planta ornamental de jardim e é frequentemente cultivada como planta de cobertura. Ela escapou do cultivo e se naturalizou, principalmente ao longo de cursos de água nas áreas costeiras mais quentes e úmidas do norte da Austrália.

Digital

Digital
Digital

É uma planta  do gênero das Dedaleiras, pertence a família das bananeiras (Plantaginaceae), consiste em um grupo de plantas bienais e perenes das quais a dedaleira comum (Digitalis purpurea) é mais conhecida. É originário da Europa, mas é domesticado e amplamente difundido na América do Norte.

Douradinha

Douradinha
Douradinha

Pertence à familia Rubiaceaes, seu nome científico é Palicourea rigida, também é conhecida como chapéu-de-couro, compreende cerca de 200 espécies de arbustos e pequenas árvores encontradas nos Neotrópicos úmidos. As flores têm corola tubular e são inodoras, coloridas e polinizadas por beija-flores.

Dama-Entre-Verdes

Dama-Entre-Verdes
Dama-Entre-Verdes

Seu nome científico é Nigella damascena e seu nome comum alude ao emaranhado de folhagem samambaia, semelhante a erva-doce que forma uma névoa ao redor das flores. A planta é reconhecida por sua névoa única de brácteas e folhagens arejadas. Seu nome botânico é derivado do Níger , a palavra latina para preto, que se refere às ricas sementes negras da planta, além de Damasco, uma cidade perto da qual a planta cresce na natureza. A folhagem da dama-entre-verdes é samambaia, as flores são fofas e as vagens são intrigantes. Mais conhecida pela variedade de flores azuis vivas , damas-entre-verdes também floresce em roxos, rosa e branco. As plantas florescem por várias semanas, começando no final da primavera.

Dividivi

Dividivi
Dividivi

Seu nome científico é Libidibia coriaria, é um arbusto ou uma pequena árvore com uma coroa arredondada e espalhada; geralmente cresce até 10 metros de altura, mas pode ser muito mais alto.  O tronco é curto e raramente reto; pode ter até 35 cm de diâmetro.  A árvore é especialmente propensa ao treinamento de vento em áreas expostas, dando origem a espécimes cada vez mais pitorescos com coroas de topo plano e troncos inclinados.  O divi-divi é usado na América Central há muitos séculos como material de bronzeamento e seu cultivo se espalhou por vários outros países, principalmente a Índia, antes de cair em desuso nos anos 50.  É cultivada como ornamental em muitas partes dos trópicos e, às vezes, ainda é cultivada por seus taninos.

Dong Quai

Dong Quai
Dong Quai

Seu nome científico é Angelica sinensis, a planta é um tônico feminino comum usado em diversas condições, como sangramento menstrual intenso, dismenorreia , sangramento entre períodos e várias outras condições.  Dong quai foi usada na China como a principal erva tônica para o tratamento de distúrbios femininos, como sintomas da menopausa , especialmente ondas de calor e dores de cabeça de enxaqueca . Também foi utilizado para garantir uma gravidez saudável e parto sem problemas.

Dragão Fedorento

Dragão Fedorento
Dragão Fedorento

O nome científico da planta é Monstera deliciosa, trata-se de uma trepadeira que cresce em florestas tropicais ou outras áreas úmidas e sombreadas, e na natureza as árvores crescem altas e enviam raízes aéreas para o chão onde elas se enraízam.

O dragão fedorento é nativo do sul do México, América Central e Colombia, pertence ao gênero Monstera, um gênero de 40 a 60 espécies, pertence à família Araceae, que é a família dos arums.

O dragão fedorento pode crescer até 20 metros de altura, com grandes folhas verdes escuras que têm buracos, o que levou ao nome de “planta de queijo suíço”, embora as folhas jovens não tenham buracos e são pequenas e com forma de coração.

Damiana

Damiana
Damiana

O nome cientifico da planta é Turnera diffusa,  comumente é usada como um afrodisíaco e para tratar problemas sexuais. Também é usado para tratar queixas estomacais , como dispepsia , diarreia e constipação, e para melhorar os sintomas da menopausa e da síndrome pré-menstrual (TPM). Mas há pouca evidência científica para apoiar seu uso em qualquer uma dessas condições. Damiana é um suplemento natural de ervas. O mecanismo exato de como a planta funciona não é conhecido. Acredita-se que damiana tenha propriedades estimulantes, antidepressivas , melhoradoras de humor, aumentadoras da libido, eufóricas e restauradoras do sistema nervoso. .

Dália

Dália
Dália

As dálias são consideradas uma das flores mais espetaculares de jardim. Existe uma grande variedade de formas nas dálias, desde o tamanho do prato vistoso até os pequenos e brilhantes.  As dálias são nativas das regiões montanhosas do México e, embora cresçam em um país quente, na verdade são plantas temperadas que exigem condições mais frias. Existem 30 espécies e 20.000 cultivares de dálias.  As dálias são membros da família Asteraceae , relacionadas à margarida , ao girassol e ao crisântemo. As dálias têm raízes principalmente tuberosas .

Dente-de-Leão

Dente-de-Leão
Dente-de-Leão

Taraxacum officinale é o nome científico desta planta bem conhecida porque cresce praticamente em qualquer lugar do mundo e é uma erva perene muito resistente. Cresce a uma altura de cerca de 30 cm., com folhas verdes oblongas, com dentes profundos e sem pelos e flores amarelas distintas que florescem o ano todo. A raiz principal é marrom escura por fora, branca por dentro e pode exalar uma substância leitosa, o látex, presente em toda a planta. O caule da flor surge do meio da roseta, dando origem a uma única cabeça composta de flores de raios ligulados menores. As flores se desenvolvem em papus após a floração, que é espalhada pelo vento. Quando a planta amadurece, a flor se transforma em um aglomerado nebuloso em forma de globo que contém sementes para propagação. Em muitos países, o dente -de- leão é usado como alimento.

Dormideira

Dormideira
Dormideira

Mimosa pudica é o nome científico desta planta que é classificada como espécie invasora em muitos países do mundo.  É uma erva semi-ereta ou que abraça o solo com até 80 cm. de altura, geralmente formando um pequeno arbusto. Pesadamente armado com pequenos espinhos. Apresenta flores cor de rosa pálido a lilás, em cabeças com espigas de até 2 cm. de diâmetro. Frutas semelhantes a vagens de até 18 mm. de comprimento com margens espinhosas. Polinizados pelo vento e insetos.

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *