Home / Plantas / Tudo Sobre a Viburno: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Viburno: Características e Nome Cientifico

Os viburnos são principalmente nativos da Europa, América e Norte da Ásia, mas também crescem bem nas regiões temperadas da Austrália. Existem mais de 150 espécies e o cultivo de uma delas adicionará interesse e cor ao seu jardim a maior parte do ano.

Anteriormente, viburnos foram incluídos na família de plantas Caprifoliaceae; no entanto, recentemente eles foram transferidos para a família Adoxaceae, juntamente com os sabugueiros (espécies de Sambucus).

A maioria dos viburnos são arbustos densos, formando uma massa de folhagem verde, mas algumas variedades crescem como arbustos soltos, abertos ou pequenas árvores. Viburnos são arbustos relativamente resistentes a veados.

Características dos Viburnos

Elas podem ser plantas decíduas ou sempre-verdes, mas o que torna os viburnos semelhantes é a maneira como as pequenas flores são agrupadas, como um guarda-chuva. É chamado de inflorescência, ou um corimbim, e é onde as flores rosa, brancas ou creme estão bem juntas.

A característica mais notável do viburno são as flores brancas perfumadas e intoxicantes que cobrem o arbusto na primavera. As flores brancas brotadas de rosa a vermelhas têm um blush rosa, as folhas são de um verde escuro e opaco que ficam em excelente vermelho-vinho no outono. Uma excelente escolha como amostra, em uma borda de arbusto e como planta de fundação. Coloque-o onde as flores perfumadas podem ser apreciadas.

Viburnos variam em altura de 2 a 30 pés. Suas flores variam de perfumadamente doce a perfumadas desagradáveis ​​e são principalmente brancas cremosas, mas podem variar de branco a rosa. Os floretes individuais crescem em grupos geralmente encontrados nas extremidades dos galhos.

A folhagem varia de verde brilhante a uma aparência opaca, verde escura e aveludada, a folhagem espessa e semelhante a couro. A coloração do outono é uma característica atraente dos viburnos com cores de folhas que variam de um vermelho brilhante a escarlate ou roxo. As folhas estão sempre dispostas uma contra a outra nas hastes. Frutas coloridas contribuem para a queda da cor em muitas espécies.

Os frutos de cores brilhantes são amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul ou preto. Em geral, a produção de frutos pesados ​​só é confiável quando pelo menos 2 cultivares ou mudas da mesma espécie são plantadas juntas. A fruta é uma drupa, com uma casca carnuda e um endocarpo duro, que contém uma única semente. As flores de viburno atraem muitas borboletas, e os cachos de frutas são populares entre os pássaros e outros animais selvagens.

Variedades de Viburnos

Um dos viburnos mais comuns é o laurustinus ou Viburnum tinus . É uma planta sempre resistente e sempre verde. Originou-se no Mediterrâneo e, uma vez estabelecido, pode resistir a qualquer coisa. Faz uma ótima cobertura.  Possui pequenos grupos de pequenos botões cor de rosa que se abrem para flores brancas. Faz um arbusto fino, mas é cultivado principalmente como uma grande planta de cobertura. Cresce bem no sol ou na sombra densa.

Viburnum Tinus

Outros favoritos são:

Um híbrido chamado Viburnum x burkwoodii – uma beleza por causa de seus grandes cachos de flores, que são intensamente perfumados. Tem folhas verde-limão adoráveis ​​e é um arbusto resistente. É cultivada em jardins mais antigos, mas deve ser plantada com mais frequência porque é muito resistente;

Outro viburno menos conhecido que floresce no inverno e no início da primavera é o Viburnum fragrans ou Viburnum farreri – em homenagem ao explorador chinês. Ele vem do norte da China e é mais vertical em seu hábito de crescimento. Ele tem um maravilhoso conjunto delicado de flores perfumadas e doces, que são seguidas por uma pequena baga escarlate. É uma planta muito fina;

Para algo realmente espetacular, tente Viburnum macrocephalum . “Macro” significa grande e “cefálico” significa cabeça – e as flores aumentam à medida que a estação se desenvolve para atingir quase o tamanho do basquete. Também é chamada de árvore chinesa de bolas de neve. A cor muda de verde limão para um lindo creme branco e é um dos arbustos mais espetaculares para um jardim;

O viburno coreano, Viburnum carlesii , é decíduo e, no início da primavera, possui um maravilhoso conjunto de botões de rosa e um perfume absolutamente maravilhoso. Um pedacinho de um vaso encheria a sala com perfume – é um arbusto magnífico;

O Viburnum buddlejifolium é do centro da China.  A flor não tem muita fragrância, mas a planta é semi decídua e as folhas são bastante longas, são de um verde profundo, com veias profundas na parte de baixo e feltro ao toque. Vale a pena procurar o seu jardim.

Cultivo de Viburnos

Viburnos são plantas realmente difíceis, eles se saíram bem com pouca água e cobertura morta nas raízes. Se você gosta de podar, quando as flores terminarem no final da primavera, remova-as e arrume o arbusto. Os viburnos também precisam de poda, mas na maioria das vezes não precisam de muita atenção. Viburnos são ótimas plantas que devem ser lembradas porque são úteis e frequentemente perfumadas.

A maioria dos viburnos cresce bem quando plantada em solo úmido, rico e levemente ácido (pH 5,5 a 6,5). Incorpore o condicionador de solo orgânico no plantio, para que a área raiz futura do canteiro contenha 10 a 20% de matéria orgânica. Forre o solo das plantas com 4 a 6 polegadas de palha de pinheiro ou 2 a 3 polegadas de casca. As plantas devem ser espaçadas a uma distância de pelo menos 4 a 10 pés, dependendo do tamanho maduro da cultivar.

Cultivo de Viburnos

Como na maioria dos arbustos do sudeste, o plantio de viburnos no outono é ideal. No entanto, as plantas costumam estar mais prontamente disponíveis nos viveiros na época da floração na primavera. As plantas cultivadas em contêineres podem ser plantadas nesse momento, mas será necessário prestar atenção extra à rega durante o calor do verão.

Muitos viburnos florescem melhor em pleno sol, mas as preferências de luz variam de pleno sol a principalmente sombra. Muitas espécies toleram melhor o calor do verão se plantadas onde recebem sombra ou sombra da tarde durante a parte mais quente do dia. Uma vez estabelecido em um local adequado, a maioria dos viburnos tem poucas necessidades de manutenção.

Cuidados Com a Planta Viburno

Remova periodicamente os bastões velhos e fracos. A altura e a propagação da maioria dos viburnos podem ser reguladas com poda de desbaste seletivo no início da primavera. Se uma planta coberta de vegetação precisa ser podada para renovação, isso deve ser feito no início da primavera. Algumas vibrações sempre verdes de folhas pequenas podem ser cortadas, mas lembre-se de que o corte removerá a maioria dos botões de flores ou bagas. Para preservar as flores, aguarde a poda até logo após a floração.

 

Embora a maioria das plantas não seja seriamente perturbada por doenças ou pragas, vários problemas podem ocorrer, principalmente quando as plantas estão estressadas ou em más condições de crescimento.

Uma variedade de manchas foliares fúngicas e uma mancha bacteriana são bastante comuns nos viburnos. Pulgões, tripes, ácaros, escamas, gorgulhos de raiz e nematodes parasitas de plantas também podem ser problemas.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.