Home / Plantas / Irrigação de Banana Gotejamento

Irrigação de Banana Gotejamento

A produção mundial anual de bananas é de mais de 100 bilhões de frutas, o equivalente a cerca de 86 milhões de toneladas, produzindo as frutas mais desejadas de todo o planeta. E com tecnologias de irrigação por gotejamento avançadas e inovadoras, os agricultores estão conseguindo produzir mais, com melhor qualidade e com menos recursos.

Se um pomar de bananeiras é plantado a 4 pés de distância em todas as direções no final da primavera, as bananeiras rapidamente começam a crescer após uma semana de transplante, e as raízes se espalham agressivamente para fora da planta-mãe, crescendo em linhas como o alinhamento dos raios, em uma circunferência de tapete.

Recapitulando Informações de Plantio

Depois de um mês ou dois de crescimento, a densa sombra de bloqueio das folhas de bananeira e a dessecação hostil de umidade pelas raízes de bananeira eliminam qualquer crescimento competitivo de ervas daninhas ou germinação de sementes.

O crescimento das bananeiras pode ser acelerado de várias maneiras. A bananeira deve ser plantada a pleno sol para gerar o máximo componente fotossintético, a clorofila. O promotor de crescimento mais importante nas bananeiras é uma inundação abundante de água. Durante o cultivo, uma bananeira pode crescer 30 centímetros de altura a cada dois dias se diariamente, múltiplas aplicações de água forem feitas.

Bananeira - Fertilização
Bananeira – Fertilização

A fertilização é extremamente importante para as bananeiras de alimentação pesada. Para aplicações pesadas de nitrogênio, o nitrato de amônio pode ser espalhado no solo e regado a cada semana. O potássio é muito benéfico para as bananeiras ao espalhar 40% de potássio sob as árvores a cada duas semanas. As plantas de banana parecem responder também às aplicações do sulfato de magnésio. A fim de evitar a perda de nutrientes dos fertilizantes convencionais,  a aplicação de fertilizantes solúveis em água ou líquidos por irrigação por gotejamento (fertirrigação) é encorajada. Um aumento de 25-30% no rendimento é observado usando fertirrigação. Além disso, economiza mão de obra e tempo e a distribuição de nutrientes é uniforme.

O que é a Irrigação por Gotejamento

Banana, uma planta que ama a água, requer uma grande quantidade de água para uma produtividade máxima. Mas as raízes da banana são gulosas na absorção de água. Portanto, a produção de banana precisa ser apoiada por um sistema eficiente de irrigação, como a irrigação por gotejamento.

Necessidade de água de banana foi elaborada para ser 2000 mm por ano. A aplicação da tecnologia de irrigação por gotejamento e cobertura morta relatou melhor eficiência no uso da água. Há economia de 56% de água e aumento do rendimento em 23-32% sob gotejamento.

Irrigue as plantas imediatamente após o plantio. Aplique água suficiente e mantenha a capacidade de campo. O excesso de irrigação levará ao congestionamento da zona de raiz devido à remoção de ar dos poros do solo, afetando assim o estabelecimento e o crescimento da planta. E, portanto, método de gotejamento é necessário para a gestão adequada da água em bananeiras.

A irrigação por gotejamento é um tipo de sistema de micro-irrigação que tem o potencial de economizar água e nutrientes ao permitir que a água goteje lentamente até as raízes das plantas, seja de cima da superfície do solo ou enterrada abaixo da superfície. O objetivo é colocar a água diretamente na zona da raiz e minimizar a evaporação. Sistemas de irrigação por gotejamento distribuem água por meio de uma rede de válvulas, tubulações e emissores.

Irrigação em Fazenda
Irrigação em Fazenda

Dependendo de quão bem projetado, instalado, mantido e operado seja, um sistema de irrigação por gotejamento pode ser mais eficiente do que outros tipos de sistemas de irrigação, como irrigação de superfície ou irrigação por aspersão. A irrigação por gotejamento é usada em fazendas , estufas comerciais e mesmo em pequenas lavouras residenciais. Irrigação por gotejamento é adotado extensivamente em áreas de aguda escassez de água e em várias culturas além de bananas.

Vantagens da Técnica por Gotejamento

Vantagens da Técnica por Gotejamento
Vantagens da Técnica por Gotejamento
  • A perda de fertilizantes e nutrientes é minimizada devido a uma aplicação localizada e redução da lixiviação.
  • A eficiência da aplicação de água é alta se gerenciada corretamente.
  • O nivelamento de campo não é necessário.
  • Campos com formas irregulares são facilmente acomodados.
  • A água não potável reciclada pode ser usada com segurança.
  • A umidade dentro da zona de raiz pode ser mantida na capacidade de campo.
  • O tipo de solo desempenha um papel menos importante na frequência da irrigação.
  • A erosão do solo é diminuída.
  • O crescimento de ervas daninhas é diminuído.
  • A distribuição de água é altamente uniforme, controlada pela saída de cada bico.
  • O custo do trabalho é menor do que outros métodos de irrigação.
  • A variação na oferta pode ser regulada pela regulação das válvulas e gotejadores.
  • A fertirrigação pode ser facilmente incluída com desperdício mínimo de fertilizantes.
  • A folhagem permanece seca, reduzindo o risco de doença.
  • Geralmente operado a baixa pressão do que outros tipos de irrigação pressurizada, reduzindo os custos de energia.

Desvantagens da Irrigação por Gotejamento

Desvantagens da Irrigação por Gotejamento
Desvantagens da Irrigação por Gotejamento
  • Custo inicial pode ser mais do que sistemas suspensos.
  • O sol pode afetar os tubos usados ​​para irrigação por gotejamento, encurtando sua vida útil.
  • Se a água não for devidamente filtrada e o equipamento não for mantido adequadamente, isso pode resultar em entupimento ou biocontagem.
  • Para o gotejamento subsuperficial, o irrigador não pode ver a água que é aplicada. Isso pode levar o agricultor a aplicar muita água (baixa eficiência) ou uma quantidade insuficiente de água, isso é particularmente comum para aqueles com menos experiência com a irrigação por gotejamento.
  • A irrigação por gotejamento pode ser insatisfatória se os herbicidas ou fertilizantes de cobertura precisarem de irrigação por aspersão para ativação.
  • A fita de gotejamento causa custos extras de limpeza após a colheita. Os usuários precisam planejar o enrolamento, descarte, reciclagem ou reutilização da fita.
  • Desperdício de água, tempo e colheita, se não for instalado corretamente. Esses sistemas exigem um estudo cuidadoso de todos os fatores relevantes, como topografia da terra, solo, água, condições agrícolas e agroclimáticas, e adequação do sistema de irrigação por gotejamento e seus componentes.
  • Em solos mais leves, o gotejamento subsuperficial pode ser incapaz de molhar a superfície do solo para germinação. Requer uma análise cuidadosa da profundidade da instalação.
  • A maioria dos sistemas de gotejamento é projetada para alta eficiência, significando pouca ou nenhuma fração de lixiviação. Sem lixiviação suficiente, os sais aplicados com a água de irrigação podem acumular-se na zona da raiz, geralmente na borda do padrão de umedecimento. Por outro lado, a irrigação por gotejamento evita o alto potencial capilar da irrigação tradicional aplicada à superfície, que pode extrair depósitos de sal dos depósitos abaixo.
  • Os canos de PVC geralmente sofrem danos por roedores, exigindo a substituição de todo o tubo e aumentando as despesas.
  • Sistemas de irrigação por gotejamento não podem ser usados ​​para controle de danos por geadas noturnas (como no caso de sistemas de irrigação por aspersão).

Veja também

Clúsia Flor Vermelha: Curiosidades, Habitat, Podar e Fotos

A clúsia é uma planta muito usada nas composições paisagísticas. Pode ser conhecida também como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *