Home / Plantas / Como Fazer Para Descascar Pêssego Com Facilidade?

Como Fazer Para Descascar Pêssego Com Facilidade?

Pessoas inexperientes em culinária costumam  levar horas e horas para descascar frutas e legumes de casca fina, como os pêssegos, ao preparar receitas, como compotas e geleias. O método sugerido neste artigo também funciona bem em batatas, tomates, ameixas e quase tudo que tem uma pele fina. É rápido e fácil, e faz com que a pele de seus frutos ou vegetais praticamente caia! Veja como isso funciona:

A Escolha do Fruto

Onde lê-se pêssego, pode ser entendido como qualquer outro hortifruti com pele fina. Escolha seus pêssegos frescos e maduros. Evite aqueles que são duros ou têm pontos moles. Eles devem ser sentidos pesados ​​por seu tamanho, uma leve apalpada no fundo deve revelar sua consistência levemente amolecida, porém firme, e eles devem cheirar como pêssegos. Se você não está confiante em sua capacidade de escolher um pêssego maduro, busque orientação.

Esse método de descascar funciona mal com os pêssegos super duros que você freqüentemente compra na mercearia. Escolha pêssegos firmes, mas que ceda um pouco ao pressioná-los com o dedo; este é um sinal de que os pêssegos estão realmente maduros (e terão bom gosto) – algo que você não pode julgar apenas pela sua cor.  Além disso, você certamente pode descascar pêssegos excessivamente maduros usando esse método, mas perderá muita carne junto com a pele, exatamente como aconteceria ao descascar com uma faca.

Água Fervendo

A próxima providência, depois de levar os frutos pra casa e lavá-los em água corrente, é levar um pote de água para ferver. Se você tiver um pote grande o suficiente para armazenar todos os pêssegos, use-o; Se não, você pode facilmente trabalhar em lotes, então não precisa se preocupar.

A água fervente vai estar empalidecendo os pêssegos – mergulhando-os brevemente em água fervente, que vai separar a casca da fruta por baixo, fazendo o trabalho de remover a casca super fácil. Enquanto a água começa a ferver, use uma faca afiada para fazer um pequeno “x” através da pele na base de cada pêssego. Você está simplesmente marcando a pele aqui, então mantenha os cortes rasos.

Água Fervendo para Descascar Pêssego

Coloque os pêssegos na água fervente, certificando-se de que estejam totalmente submersos. Branqueie-os por 40 segundos. Se os pêssegos estiverem ligeiramente maduros, deixe-os permanecer um pouco mais na água quente – até um minuto -, isso ajudará a soltar a casca um pouco mais, além de melhorar seu sabor.

Água Gelada

Você também vai preparar uma tigela grande de água gelada, assim, depois que os pêssegos tiverem seu banho quente, você poderá resfriá-los imediatamente.Pêssegos descascando solta a pele e torna super fácil de descascar. O calor ajuda a separar a pele dos pêssegos para que as cascas caiam, em vez de serem cortadas.

Use uma escumadeira para transferir os pêssegos escaldados para a tigela de água gelada. Deixe esfriar por cerca de 1 minuto. Escorra os pêssegos e seque-os.Deslize a pele dos pêssegos com os dedos para simplesmente pegar e retirar a casca ou uma faca para raspar um pouco, se preferir.

Após o branqueamento, a casca realmente sairá  facilmente.  Se isso não acontecer, descasque os pêssegos de maneira normal, com uma faca; eles não estão maduros o suficiente para esse método. Pêssegos descascados são escorregadios. Faça isso em cima da pia, ou em algum lugar onde não importa se o pêssego vai escorregar das suas mãos. Teste um pêssego primeiro, para ver se seus pêssegos estão maduros o suficiente para soltar suas peles em água fervente. Se der certo, depois ferva o máximo possível de cada vez em sua panela.

Consumo

Este pêssego descascado está pronto para cravar e / ou cortar. Podem ser cortados em cruz em sentido longitudional.  Coma seus pêssegos descascados com sorvete ou chantilly, sirva-o com iogurte grosso ao estilo grego, ou adicione-os a tigelas de saladas de frutas ou cereais. Eles também são deliciosos em uma torta caseira de pêssego.

Guarde os pêssegos maduros em um saco plástico na geladeira por até 5 dias.  Para amadurecer os pêssegos, coloque em um saco de papel marrom e armazene em temperatura ambiente por cerca de 2 dias.  Congelar por até 1 ano.

Como Fazer Para Descascar Pêssego Com Facilidade?

Industrialização

Antes de serem colocados em armazenamento, os pêssegos devem ser classificados e classificados com relação à qualidade (somente produtos de alta qualidade devem entrar na instalação de armazenamento)

O produto precisa ser limpo (com água limpa para evitar a disseminação de fungos e fungos) antes de ser colocado em recipientes de armazenamento e entrar nos depósitos. Sujeira tem o potencial de introduzir pragas nas instalações de armazenamento . O intervalo de tempo entre a colheita e a colocação em armazenamento deve ser o mais curto possível.

O frutos, como damasco, pêssegos e ameixas, no processo de industrialização para produção de geleias e compotas, são inicialmente recebidos em uma esteira de um tanque lavador, onde todos os cuidados são tomados para que as frutas não sejam danificadas, inclusive com protetores de impacto emborrachadas, roletes de espuma e pequenas cortinas, nesta estrutura as frutas são lavadas e selecionadas retirando-se todas as frutas doentes.

As frutas então lavadas por duchas de água doce seguem, via elevador, para as operações de triagem subsequentes, onde são inspecionadas eficientemente, girando lentamente em uma esteira rolante sob a vista dos operadores.

Extração do Purê

Dai a fruta segue para um processador onde ocorre o descascamento e o cozimento a frio, extraindo-se o purê. Para uma perfeita separação do purê das cascas, os processadores são equipados de sistemas altamente sofisticados de despoeiradores, refinadores e turbo compressores e  dispositivo de injeção de gás inerte, para proteger o produto contra a oxidação.

O purê pode ser opcionalmente concentrado . Dependendo das características do produto e da planta, os purês podem ser concentrados pelo evaporador de circulação forçada  ou por um evaporador de superfície raspada de película fina, um evaporador projetado para concentrar em uma única passagem rápida um líquido termo-sensível ou produtos altamente viscosos.

O purê de frutos de caroço, concentrado ou simples, pode ser esterilizado ou pasteurizado, por um permutador de calor. No caso de esterilização, o produto vai ser envasado em saco asséptico em tambores ou em caixas. Purê de frutas pode ser processado para produzir geleias e bases de frutas para iogurte, padaria e sorvetes.

 

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *