Home / Plantas / Flor Amarílis Laranja: Como Cuidar, Como Florescer e Fotos

Flor Amarílis Laranja: Como Cuidar, Como Florescer e Fotos

As flores conseguem dar um toque de elegância e delicadeza independente de onde elas sejam colocadas. Transmitem um ar de calma e alegria aos ambientes. A flor Amarílis é uma ótima opção para dar esse ar e ainda decorar o ambiente. As Amarílis possuem várias cores, porém, hoje vamos falar especificamente da flor Amarílis laranja.

Um ponto que faz com que ela seja uma planta ideal para o Brasil, é o fato de ela ser uma planta 100% tropical, até porque ela é originária do Brasil e se adapta a climas quentes, podendo assim, ser plantada em qualquer região do nosso país.

Origem do Nome Amarílis

Por que uma planta tão bonita tem um nome tão diferente e meio estranho? Bom, para essa pergunta temos a resposta. O nome dessa linda flor vem do Latim, e seu nome pode significar “frescura” e “brilho”, o elemento brilho se assimila a delicadeza que a flor transmite e a frescura seria mais por conta de ela precisa de cuidados diários e específicos.

A Amarílis faz parte da família Amaryllidaceae e seu nome científico é Hippeastrum hybridum.

Curiosidade: A Amarílis não é uma flor totalmente original, ou seja, para chegar à Amarílis que conhecemos hoje, ela foi “misturada” com uma outra flor, que é originária do Peru. Porém, as duas flores misturadas são da América Do Sul, o que ajuda a possibilitar que ela seja adapta a vários climas.

Características da Amarílis Laranja

A Amarílis laranja é uma flor bastante semelhante a açucenas, ela possui pétalas largas e grandes e caules fortes e longos. Pode medir entre 50 a 80 cm.

A cor da Amarílis laranja pode ser considerada mais chamativa que a da Amarílis vermelha, e é uma flor que reúne sutileza e delicadeza. A flor Amarílis laranja garante uma sensação de frescor e é perfeita para ser colocada em ambientes com alta iluminação, pois seu contraste com a luz a deixa mais bonita e enfeita bem o ambiente. Geralmente, as Amarílis laranjas possuem um tom de abóbora ou de coral, mas também não é muito difícil achar uma flor dessas na cor de telha. Essa variedade de cor faz com que a Amarílis seja umas das flores mais coloridas e interessantes da fauna brasileira.

Características da Amarílis Laranja

Mesmo a Amarílis sendo uma planta que se adapta melhor que as outras em qualquer clima, não é recomendado que ela se exponha diretamente ao sol e também ela fica melhor sendo exposta em temperaturas amenas, entre 22 e 30 ºC. O seu período de plantio é durante o outono, fazendo com que ela esteja floresça durante o verão.

Como Cuidar da Flor Amarílis Laranja

Como citamos a cima e o próprio significado de seu nome diz, a flor Amarílis é uma flor frescurenta, ela necessita de cuidados especiais e reforçados. Por conta desses cuidados mais específicos ela não é uma planta muito recomendada para quem está começando a entrar nesse mundo de plantas, flores e paisagismo agora.

Devido a ela ser uma planta tropical, a exposição ao sol é necessária, porém não por muito tempo. Se a exposição ao sol durar cerca de 5 horas, sua planta já irá te agradecer e não vai secar por conta de muito calor. Ela não é uma planta que precisa de muita água, precisando ser regada apenas uma vez a cada cinco dias na semana. Quando for regar sua Amarílis evite ao máximo jogar água nas flores, jogue a água na raiz, que é para onde realmente a água precisa ir. Até mesmo quando a flor ainda estiver fechada, molhe a raiz, isso será melhor para a sua flor pode ter certeza.

É essencial que a terra usada para plantar a Amarílis possua bons nutrientes, isso vai ajudar a sua planta possuir uma aparência saudável e florir com cores bem bonitas. Ela ira ficar fechada durante oito meses, enterrada no solo e se desenvolvendo por meio da mudança de temperatura. Nos tempos de frio, o bulbo fica na terra, tentando juntar energias para que a planta floresça. Na época do inverno é de extrema importância que a planta tome sol, e que não tenha praticamente nenhum contado com ventos gelados ou fortes, pois isso pode deixar sua flor ressecada, acabando com toda a sua beleza e encanto.

Como Plantar e Florescer a Amarílis Laranja

A Amarílis deve ser plantada em um vaso que contenha uma terra com bastante nutrientes e fertilizantes orgânicos, para garantir a saúde da planta. Deve ser usado pedras e areia grossa no fundo do vaso, para ajudar na drenagem de água. A drenagem da água vai ajudar tanto no desenvolvimento da planta quanto no da flor. O excesso de água pode possibilitar o aparecimento de fungos, o que pode fazer com que os botões da flor apodrecer e por fim acabe matando a planta também.

Se a planta for plantada durante o verão, o intervalo entre seu plantio e sua floração será de cerca de 20 a 30 dias. Se você estiver pensando em comprar uma muda em uma floricultura, prefira aquelas que estiverem com os bulbos separados e as que estiverem com o caule mais intacto.

Os cuidados que devemos ter com essa flor é praticamente como ter um bichinho de estimação, pois ela precisa de uma atenção especial e de carinho na hora de seus cuidados diários para que ela cresça e floresça saudável e bonita. Por isso, pense bem antes de sair comprando várias mudas de Amarílis por ai para decorar a casa toda, veja se você vai ter o tempo necessário para cuidar da planta o suficiente e se você vai ter paciência também. Mesmo com tudo isso, essa pode ser também uma boa opção para as pessoas que possuem um tempo livre, que querem plantas que cresçam rapidamente (durante o verão) e que decore o ambiente de forma elegante e delicada. Se você acertar na cor que mais combina com o seu ambiente e cuidar certinho da planta, é certeza que ficará lindo, e que tal experimentar usar a Amarílis de cor laranja?

Ficou curioso sobre o nome da Amarílis e sua origem, para ler um texto explicando tudo sobre o nome dessa linda flor, você só precisa clicar nesse link: Origem da Flor Amarilis e História da Planta

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *