Home / Plantas / O Que É Cultura Temporária?

O Que É Cultura Temporária?

O dia a dia das pessoas que vivem em centros urbanos é tão corrido, que muitas vezes é comum esquecer que existe toda uma cadeia de produção rural por trás dos alimentos que são consumidos, até mesmo os alimentos mais industrializados do mundo.

Assim, é interessante saber que cada produção agrícola possui características diferentes e também meios e modos de organização diferentes, já que tudo depende do produtor e também do local em que a cultura está instalada.

Dessa forma, podemos citar duas formas de organização de culturas: a cultura temporária e a cultura permanente, ambas adotadas no território nacional com grande frequência.

Apesar de ser muito utilizada, muitas pessoas não têm nem ideia do que se trata uma cultura temporária, e é exatamente por isso que neste artigo falaremos mais profundamente sobre esse tópico. Continue lendo para entender mais!

O Que É Uma Cultura?

Antes de definirmos o que é uma cultura temporária, é importante que você primeiramente saiba exatamente o que é uma cultura, já que muitas pessoas veem esse termo e nem mesmo sabem do que ele se trata quando falamos em agricultura.

Assim, podemos dizer que a definição agrícola de cultura é: “cultivo de seres vivos do reino plantae e outros produtos dessa cultura, como grãos e frutos. Em outras palavras, cultura agrícola é o cultivo de plantas, vegetais, algas e árvores”.

Portanto, uma cultura agrícola nada mais é do que a planta que está sendo cultivada em determinado espaço geográfico; e é exatamente por isso que no território nacional temos um número enorme de culturas sendo produzidas, já que cada planta diferente também representa uma cultura diferente.

Logo, agora que você já sabe o que é uma cultura em si, vamos ver um pouco mais sobre o conceito de cultura temporária.

Cultura Temporária

Depois de ler e aprender um pouco mais sobre o que é uma cultura, você provavelmente também já entendeu o que seria uma cultura temporária, já que o termo é autoexplicativo.

Porém, vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre essa prática bem famosa no meio agrícola.

As culturas temporárias representam plantas que possuem um crescimento na maioria das vezes inferior a um ano e após o período da colheita precisam ser plantadas de novo.

Cultura Temporária
Cultura Temporária

Assim, após o fim do crescimento vegetativo e desenvolvimento completo de uma cultura, é comum que os produtores até mesmo troquem o tipo de cultura que estava sendo produzida no local.

Apesar de parecer que todas as culturas funcionam dessa forma, podemos dizer que a cultura permanente é diferente, e por isso é importante que você leia o próximo tópico para entender a diferenças.

São exemplos de culturas temporárias existentes em nossa agricultura: milho, soja, feijão e cana de açúcar.

Dessa forma, essa é uma técnica muito utilizada por agricultores que querem lucrar bastante, já que pode-se sempre plantar culturas apenas na época em que elas estão em pleno desenvolvimento, e o ciclo rotativo de culturas temporárias permite essa variedade de plantações no solo.

Cultura Temporária X Cultura Permanente

Agora que você já entende os conceitos de cultura e, mais especificamente, o de cultura temporária, com certeza fica muito mais simples entender o que seria uma cultura permanente e qual é a diferença dela para a temporária.

Como já dissemos, a cultura temporária é marcada pelo fim de um ciclo de plantio e o começo de outro igual (no caso do plantio da mesma planta) ou diferente (no caso do plantio de uma planta diferente).

Por outro lado, a cultura permanente é marcada justamente por um longo tempo de plantio; isso significa que diversas colheitas podem ser feitas sem que seja necessário replantar a planta.

A cultura permanente também é extremamente famosa em território nacional, e é mais comum em locais onde o produtor vive exatamente daquela planta, o que faz com que exista necessidade de colheitas sucessivas de apenas uma cultura, e não de várias como ocorre no plantio temporário.

Cultura Permanente
Cultura Permanente

Assim, a cultura permanente também é muito utilizada e famosa em nosso território, sendo que nada disso é exatamente uma escolha direta do produtor, mas sim o jeito que o ciclo da planta funciona, e o ser humano não pode influenciar nisso.

São exemplos de plantas que se desenvolvem em culturas permanentes: café, uva, pera, maçã, laranja, manga etc.

Obs: apesar do nome “permanente” é interessante perceber que o melhor termo a se utilizar seria “duradoura”, já que a qualquer momento o agricultor pode decidir mudar a cultura e uma hora ou outra ela vai se esgotar, não sendo algo infinito e consequentemente não podendo ser considerada permanente por total.

Principal Cultura Temporária

Após todas essas explicações você provavelmente está curioso para saber qual é a principal cultura temporária produzida em nosso território, não é mesmo?

É claro que esses dados podem variar muito de acordo com a época que está sendo levada em consideração, já que fatores ambientais como o clima e propagação de praga influenciam muito em tudo.

Apesar disso, podemos dizer que uma das culturas temporárias mais famosas em nosso território é a cana de açúcar, já que ela é uma planta muito produzida em nosso país, mas também possui seu desenvolvimento marcado por ciclos.

Portanto, agora você já sabe até mesmo qual é o tipo de ciclo vegetativo da cana de açúcar e que ela é uma das principais culturas temporárias que temos em nosso país, sendo que muitas vezes ela é sim a principal.

Após ler o texto com certeza ficou muito mais claro o conceito de cultura temporária e também o de cultura permanente, não é mesmo? É exatamente por isso que aprender e estudar mais sobre os assuntos é algo tão interessante e divertido, estudar nos agrega muitas coisas na vida!

Quer saber ainda mais informações sobre algumas espécies de plantas e ainda não sabe exatamente onde encontrar textos de qualidade pela internet? Sem problemas, aqui sempre temos os melhores artigos para você! Por isso, leia também em nosso site: Como Regar Amarilis? Como Podar e Outras Dicas de Cultivo

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *