Home / Plantas / Como Regar Amarilis? Como Podar e Outras Dicas de Cultivo

Como Regar Amarilis? Como Podar e Outras Dicas de Cultivo

Amaryllis é um gênero botânico que já foi composto por quase 100 espécies, contudo na atualidade abriga apenas duas representantes: a Amaryllis belladonna e a Amaryllis paradisicola. O gênero foi criado por Lineu no ano de 1753, contudo a segunda espécie (Amaryllis paradisicol) só foi descoberta no ano de 1990 pela botânica de nacionalidade sul africana Dierdre Snijman.

Estas espécies são nativas da África do Sul e caracterizam-se por serem bulbosas, herbáceas e perenes. A floração é vistosa e pode aparecer mais de uma vez por ano (desde que seja respeitado o período de repouso do vegetal).

Esta planta teria sofrido vários processos de melhoramento genético ao longo dos anos, sobretudo graças aos holandeses.

O bulbo da amarílis é bastante estimado entre os jardineiros, uma vez que ele oferece facilidade no plantio. Dentre os cuidados que devem ser dispensados a essa bulbo, a rega e a poda correta estão inclusas na lista.

Neste artigo, você conhecerá algumas importantes características  sobre esses vegetais, incluindo dicas para cultivo.

Então venha conosco e boa leitura.

Amarílis Classificação Botânica

A classificação científica para as amarílias (A. belladonna e a A. paradisicola.) obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Sub-reino: Tracheobinta;

Divisão: Magnoliophyta;

Clado: Angispermas/ Monocotiledôneas;

Classe: Liliopsida;

Subclasse: Liliidae;

Ordem: Asparagales;

Família: Amaryllidaceae;

Subfamília: Amaryllidoideae;

Tribo: Amaryllideae;

Subtribo: Amaryllidinae;

Gênero: Amaryllis.

Espécies: Amaryllis belladonna e Amaryllis paradisicola.

Amarílis Padrão de Florescimento

As duas espécies da planta são adaptadas a climas nos quais as chuvas se concentram no inverno. Pode apresentar dormência em seu desenvolvimento durante o verão, sendo que a floração costuma ocorrer 1 mês após o fim da dormência. Terminada a floração, quem entra em dormência é o bolbo, perdendo as folhas e flores, ou seja, a parte aérea, com retomada após as primeiras chuvas.

Amarílis Confira Algumas Dicas de Cultivo

Para plantar o vegetal, é importante comprar o bulbo do vegetal com cor à escolha (sendo que as cores disponíveis no mercado são vermelho, branco, rosa e laranja). Esse bulbo pode ser armazenado em um local seco, fresco e bem ventilado, de preferência utilizar a gaveta mais fria da geladeira, uma vez a temperatura ideal de armazenamento é de 4 a 10 graus Celsius.

Uma curiosidade extremamente relevante sobre o bulbo é que quanto maior o seu tamanho, mais flores a Amarílis irá produzir.

Caso decida plantar o bulbo durante o inverno (com temperaturas abaixo de 10°C), a dica é plantar o bulbo em um jarro, o qual deve ser mantido por certo período de tempo dentro de casa (aproximadamente 8 semanas). É importante que os vasos/recipiente de plantio contenham furos no fundo.

O recipiente deve conter metade da largura do bolbo de cada lado, com necessidade de 5 centímetros de solo entre o recipiente e o lado bulbo.

É importante que antes do plantio o bulbo fique durante 2 horas de molho.

O recipiente deve estar em contato direto com luz solar antes e após o florescimento. As flores costumam aparecer após duas semanas.

É importante que essas flores sejam regadas com regularidade, bem como que recebam fertilizantes.

A adubação pode ser realizada através do uso de fertilizantes líquidos específicos para plantas com flores destacadas. É preferível que esse adubo seja rico em Ferro e em Magnésio. A adubação deve ser realizada a cada 10 a 15 dias na altura da floração, bem como do aparecimento das folhas.

Como Regar Amarilis? Como Podar e Outras Dicas de Cultivo

Após o cultivo e antes do aparecimento da haste e das folhas, a rega deverá ser realizada com moderação, sendo que a frequência da prática poderá ser aumentada durante a floração, demandando de 2 a 3 regas semanais. É recomendável interromper as regas quando as flores murcharem, uma vez que esse sinal pode indicar estado de dormência.

O Bulbo Pode Ser Reaproveitado?

Após o plantio, florescimento e dormência, a porção bulbar pode sim ser reaproveitada.

Antes de remover o bulbo, aconselha-se diminuir a frequência na qual a planta é regada.

O ideal é remover e armazenar o bulbo antes do inverno, ou ao menos da primeira geada. Temperaturas de 10 graus Celsius, por exemplo, são altamente prejudiciais.

As folhas devem ser removidas a 5 centímetros acima do bulbo. Posteriormente esse espaço de 5 centímetros começará a amarelar, indicando necessidade de removê-lo também.

Bulbo de Amarilis
Bulbo de Amarilis

Além de cortar as folhas, gentilmente devem ser removidas as raízes e pedaços de adubo que porventura estejam aderidos.

Após a limpeza, é hora de secar o bulbo e armazená-lo em um local fresco. A sugestão é que, seguindo as normas ideias de conservação, o bulbo possa ser replantado de seis a oito semanas depois.

Em relação à poda, as flores devem ser cortadas a 2,5 centímetros do bulbo quando começarem a morrer, dessa forma, o vegetal se manterá verde durante várias semanas.

Amryllis ou Hippeastrum ?

O gênero Amaryllis pode ser confundido com frequência com o gênero Hypeastrum, o qual pertence à mesma família botânica e também produz plantas bulbosas.

No caso do gênero Hypeastrum, este não é nativo da África do Sul e sim da porção tropical e subtropical das Américas, distribuindo-se desde a Argentina até o México e às Caraíbas. Possui aproximadamente 75 a 90 espécies, muitas delas usualmente chamadas de Amarílias com frequência e até mesmo vendidas com essa denominação. A confusão entre os gêneros é decorrente disto.

Hippeastrum
Hippeastrum

Esta confusão por vezes pode atingir até mesmo os botânicos, já que o gênero Hypeastrum, assim como outros, surgiu para distribuir algumas espécies que estavam concentradas apenas no gênero Amaryllis.

*

Depois de ter acesso a bastante informação sobre a amarílis e seu processo de cultivo, nossa equipe convida você a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Sinta-se à vontade para navegar entre os nossos conteúdos. O portfólio é vasto e envolve botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Planta Sonya- O seu blog sobre cultivo de plantas e flores, pragas, adubos, jardins, enfim tudo sobre plantas. PlantaSonya- Como cuidar da planta amarílis. Disponível em: < http://www.plantasonya.com.br/cultivos-e-cuidados/como-cuidar-da-planta-amarilis.html>;

WikiHow. Como Cuidar de Amarílis. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Cuidar-de-Amar%C3%ADlis>;

Wikipédia. Amaryllis. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Amaryllis>.

Veja também

Tudo Sobre a Flor Amor-Perfeito: Características e Nome Cientifico

As flores sempre despertaram particular interesse nas pessoas, seja pela sua beleza que encanta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *