Home / Animais / Quais os Tipos de Jacaré que Existem no Brasil?

Quais os Tipos de Jacaré que Existem no Brasil?

A fauna brasileira é extremamente rica e por esse exato motivo somos conhecidos em todo o mundo por conta da imensa biodiversidade presente em nosso território tanto quando falamos de animais quanto quando falamos de plantas.

Assim, um mesmo animal pode existir nas mais diversas espécies e, consequentemente, com as mais diversas características, e isso é extremamente interessante.

O jacaré é considerado um animal assustador para muitas pessoas, mas aqui no Brasil ele faz parte da fauna típica e por isso temos algumas espécies que podem ser levadas em consideração quando falamos de jacaré no Brasil, mesmo muitas pessoas não sabendo disso.

Por isso, neste artigo falaremos especificamente sobre os tipos de jacaré existentes no Brasil. Continue lendo para saber um pouco mais sobre esses tipos e também ver algumas curiosidades interessantes sobre jacarés.

Jacaré do Pantanal

O nome científico dessa espécie conhecida popularmente como jacaré do pantanal ou jacaré do paraguai é: Caiman yacare. Isso significa que ele faz parte do gênero Caiman e da espécia yacare.

Essa espécie não é encontrada apenas no Brasil, mas também em outros países da América do Sul, como por exemplo a Argentina, a Bolívia e o Paraguai.

Uma característica interessante dessa espécie é que esse jacaré está completamente acostumada com o ambiente da água, e por isso pode ficar meio perdida em ambiente terrestre, onde todos os movimentos tendem a ser mais desengonçados.

Jacaré do Pantanal
Jacaré do Pantanal

Muitas pessoas podem não saber, mas o jacaré do pantanal tem uma importância extremamente grande para a saúde do nosso país: ele se alimenta de caramujos que transmitem a esquistossomose, o que significa basicamente que a sua extinção poderia causar um grande problema de saúde pública.

Apesar disso, esse jacaré já esteve ameaçado de extinção e campanhas de preservação precisaram ser feitas. Nos dias de hoje ele se encontra com a situação equilibrada na natureza.

Jacaré Açu

Jacaré Açu
Jacaré Açu

Outra espécie de jacaré presente em nosso território é a do jacaré açu, que também pode ser conhecido como jacaré preto, jacaré gigante, caimão preto e jacaré aruara. Apesar de todos esses nomes populares, o nome científico desse animal é Melanosuchus niger.

Esse é o maior réptil presente na América do Sul conhecido até os dias de hoje, já que ele pode pesar até 6 metros de comprimento e pode chegar a medir 300 quilos, o que é realmente um tamanho bem considerável para a proporção dos animais que temos em nosso continente, que nem sempre são tão grandes assim.

Além disso, ele possui uma aparência que pode ser considerada assustadora para muitas pessoas que nunca viram um jacaré, já que seu focinho é grande e seus olhos e o nariz são bem proeminentes, criando bastante destaque mas também assustando muito.

Por fim, podemos também dizer que essa é uma espécie muito caçada na Amazônia, já que faz parte da cultura local consumir a carne desse animal, que pode ser facilmente encontrado nessa região, principalmente nos rios igapés e nos mais diversos lagos presentes na região.

Jacaré do Papo Amarelo

Outra espécie de jacaré existente em nosso território é a do jacaré do papo amarelo, conhecido cientificamente como Caiman latirostris; o que significa que ele pertence à espécie Caiman e ao gênero latirostris.

Esse jacaré não é encontrado apenas em nosso país, já que também está presente em outros países como por exemplo a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. No Brasil, ele pode ser encontrado do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

É interessante notar que essa espécie de jacaré gosta de viver em mangues, lagoas, riachos, brejos e rios, o que significa que ele também gosta bastante do meio aquático, já que afinal se trata de um réptil.

A espécie possui esse nome pois a região do papo até a barriga do animal é amarela, e por isso o nome popular dado foi esse.

Por fim, podemos dizer que essa é uma das principais espécies de jacaré existentes em nosso território, já que ela existe em grandes quantidades e por isso está presente nos mais diversos locais, como já pudemos perceber por meio de sua distribuição geográfica.

Curiosidades Sobre Jacarés

Além de aprender um pouco mais sobre as espécies de jacaré existentes em nosso território, pode ser extremamente interessante aprender algumas curiosidades sobre os jacarés no geral, já que apenas dessa forma você conseguirá aprender mais sobre o animal de maneira dinâmica e não cansativa.

Por isso, vamos ver agora algumas características, curiosidades e fatos interessantes sobre os jacarés.

  • Apesar de ser muito confundido com o crocodilo, o jacaré na verdade possui a cabeça mais alargada e também mais curta do que o crocodilo;
  • A expectativa de vida de um jacaré varia entre 30 e 50 anos de idade, sendo que tudo depende do ambiente em que ele vive, por exemplo;
  • Ao todo existem 6 espécies diferentes de jacarés no Brasil, sendo que as principais são as que foram citadas no texto;
  • Os jacarés, apesar da aparência nada amigável, são animais extremamente sociáveis que gostam de viver em grupo com outros jacarés, e por isso é difícil encontrar um jacaré que não esteja com um grupo;
  • O sexo dos filhotes do jacaré é definido de acordo com a temperatura presente no ninho;
  • Assim, de acordo com cientistas o filhote será fêmea se a temperatura do ninho for abaixo de 28 graus, e será macho se a temperatura do ninho for acima de 33 graus;
  • Enquanto isso, temperaturas entre 28 e 33 graus resultarão em uma prole constituída de machos e também de fêmeas. Interessante isso, não é mesmo?

Portanto, essas são algumas curiosidades interessantes e também características que podemos citar sobre os jacarés de maneira geral. Você já sabia alguma dessas curiosidades ou descobriu todas elas agora? Conta para a gente pois queremos saber!

Além disso, quer saber ainda mais informações sobre outros animais, mas ainda não sabe onde encontrar textos de qualidade na internet? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia sempre temos o texto certo para você.

Para isso, leia também aqui em nosso site: Ciclo de vida do hipopótamo – quanto tempo eles vivem?

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *