Home / Animais / Ciclo de Vida do Hipopótamo: Quanto Tempo Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Hipopótamo: Quanto Tempo Eles Vivem?

O hipopótamo é um animal muito conhecido em todo o mundo por conta de seu tamanho e também de seus hábitos. Por esse motivo, ele é constantemente representado em desenhos, programas de TV e muitas outras coisas.

Ele é um dos 5 animais mais difíceis de serem caçados na África, participando do grupo dos Big Five da África, o que fez com que ele ganhasse ainda mais popularidade, mas ao mesmo tempo, fosse ainda mais caçado.

Apesar de toda essa popularidade, a grande maioria das pessoas não faz a menor ideia de como funciona o ciclo de vida do hipopótamo, mas é muito importante aprender isso para que você entenda exatamente como funciona o desenvolvimento desse animal.

Portanto, vamos falar nesse artigo sobre o ciclo de vida do hipopótamo de maneira mais profunda e específica. Portanto, continue lendo o texto para saber exatamente como funciona a vida desse animal!

Expectativa de Vida

A expectativa de vida é uma medida feita para todos os seres vivos, que serve basicamente para calcular quanto tempo aquele ser terá de vida desde o dia do seu nascimento, ou seja, desde o seu aniversário.

Assim, todas as espécies de seres vivos possuem uma expectativa de vida definida, o que basicamente significa que já conseguimos saber quanto tempo um ser viverá apenas por essa medida.

Apesar disso, é importante entendermos que a expectativa de vida muda muito de acordo com o habitat e os hábitos do animal; por isso, é extremamente comum que uma mesma espécie animal tenha expectativas de vida diferentes em locais diferentes.

Nesse caso, podemos dizer que a expectativa de vida do hipopótamo varia entre 40 e 50 anos, o que é uma média longa de vida quando comparado com outros animais.

Mesmo assim, ainda podemos afirmar que a grande maioria dos exemplares de hipopótamo acaba morrendo muito antes de atingir a sua expectativa de vida, já que essa medida leva em conta apenas os fatores naturais desse animal, e não considera os fatores externos.

Portanto, naturalmente a expectativa de vida do hipopótamo está entre 40 e 50 anos, mas logo a seguir veremos porque geralmente esse animal não atinge essa idade.

Período de Gestação

O período de gestação é uma fase muito delicada e extremamente importante para o desenvolvimento do animal. Principalmente porque é nele que o filhote é gerado e qualquer coisa que der errado irá afetar na continuação da espécie animal.

Alguns animais possuem o período de gestação mais longo e outros o possuem mais curto, mas tudo irá depender basicamente de qual espécie estamos levando em consideração.

No caso do hipopótamo, a gestação tende a durar mais do que a média para outros animais, já que ele é um animal maior e um pouco mais complexo. Assim, podemos dizer que o período de gestação desse animal varia entre 230 e 240 dias, sendo que tudo irá depender dos fatores fisiológicos, biológicos e externo na hora do nascimento.

Assim, podemos dizer que esse é um período em que a fêmea tende a repousar mais e se alimentar melhor também, para que os filhotes nasçam extremamente saudáveis e desenvolvidos, que é o que se espera.

Portanto, agora você já sabe exatamente quanto tempo dura a gestação do hipopótamo comum.

Filhotes

Os filhotes de qualquer animal são completamente importantes para a continuação da espécie, já que eles demonstram que uma espécie está se reproduzindo e dando continuidade à sua natureza.

Dessa forma, quanto mais filhotes uma fêmea consegue ter naturalmente em apenas uma única gestação, melhor; já que ela irá gerar mais filhotes e assim a espécie terá continuidade mais rapidamente.

Hipopótamo Filhote

No caso do hipopótamo, na maior parte das vezes a fêmea chega a dar a luz a apenas 1 filhote, sendo que é raro que ela tenha 2 filhotes de uma vez, por exemplo. Esses filhotes nascem a cada 2 anos, que é mais ou menos o período de separação entre uma fecundação e outra.

Portanto, com certeza podemos dizer que o hipopótamo é um animal que dá a luz a poucos filhotes, e esse com certeza é um detalhe muito importante para o fato que abordaremos no próximo tópico.

Mudança na Expectativa de Vida

Como já dissemos, a expectativa de vida é uma medida que serve para indicar exatamente quanto tempo um animal irá viver de acordo com as condições presentes em seu habitat, por exemplo.

Apesar disso, alguns fatores externos diminuem ou aumentam a expectativa de vida de um animal, já que são fatores que estão fora da natureza dele e consequentemente acabam afetando mais.

Atualmente, a caça ilegal é o fator que mais reduz a expectativa de vida dos animais que vivem livres na natureza. Isso porque ela acaba matando os animais da espécie antes que eles consigam se desenvolver e estar aptos a gerar filhotes, o que acaba com a continuação da espécie.

No caso específico do hipopótamo, a expectativa de vida dele é alta, mas poucos filhotes são gerados ao mesmo tempo. Isso basicamente significa que a caça atrapalha muito o desenvolvimento da espécie, já que os animais são mortos antes de ter filhotes; e quando tem, apenas 1 acaba nascendo.

Dessa forma, podemos dizer que a caça ilegal é o principal fator que impede o desenvolvimento pleno dos hipopótamos, já que eles viveriam por muito mais tempo se não fosse esse fator.

Isso basicamente significa que as pessoas precisam se conscientizar cada vez mais sobre a importância da fauna animal, já que ela está sendo destruída e nada está sendo feito.

Logo, agora você já sabe exatamente como funciona o ciclo de vida do hipopótamo e por que esse animal está ameaçado de extinção na natureza, apesar de – como já dissemos anteriormente, pertencer aos Big Five da África, ou seja, ser um dos 5 animais mais difíceis de serem caçados.

Quer saber mais informações interessantes e de qualidade sobre muitas outras espécies animais, mas não sabe exatamente onde procurar por artigos confiáveis na internet? Sem problema, aqui no Mundo Ecologia sempre temos os melhores textos para você. Por isso, leia também: Lista de Tipos de Rinocerontes: Espécies com Nomes e Fotos

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *