Home / Animais / Porco Doméstico Raças, Tipos e Espécies

Porco Doméstico Raças, Tipos e Espécies

Os porcos são animais muito famosos no território brasileiro, principalmente porque muitas pessoas decidem criar porcos para fazer uma renda extra com a carne do animal.

Muitas pessoas criam porcos e não sabem nem mesmo quais são as raças de porcos existentes atualmente no mundo, e isso com certeza é uma coisa que precisa mudar muito.

Por esse motivo, as pesquisas com relação a esse animal deveriam ser muito maiores do que são atualmente. Antes de comprar um porco para criar, é essencial que você busque  as informações sobre a raça antes de comprar, já que assim não existirão surpresas desagradáveis no futuro.

Portanto, neste artigo falaremos mais profundamente sobre raças, tipos e espécies de porcos, algo essencial para que você entenda tudo o que há para entender sobre esse mundo. Continue lendo para saber tudo sobre isso!

Large White

Esse é um porco que tem origem no Reino Unido, e por isso é britânico. Além disso, podemos dizer que ele se originou de outra raça que já foi muito conhecida: a Yorkshire.

O seu nome é Large White pois isso é um porco inteiramente branco, sendo que suas orelhas são bem eretas e ele possui a face bem alongada também.

Nos dias de hoje, essa é uma das raças de porco mais conhecidas em todo o mundo, pois com o passar das décadas essa espécie foi se tornando cada vez mais famosa e acabou se desenvolvendo bastante em todo o mundo, conquistando cada vez mais criadores.

Large White

Toda essa fama é explicada por conta de seu rendimento muito alto. Isso porque esse é um suíno que consegue engordar rapidamente e na fase adulta pode pesar até mesmo 400kg.

Portanto, essa é  uma excelente opção de porco para quem está procurando porcos para criar, já que o rendimento da raça é alto, ela é extremamente popular, fácil de ser encontrada e ao mesmo tempo muito bonita.

Landrace

Também conhecido como Landrace Dinamarquês, esse porco é criado apenas por conta de sua carne, que é utilizada para exportação e também para importação, tudo depende da economia em que ele está inserido.

Esse é um animal de porte grande com corpo muito alongado, mesmo assim ele é baixo e por isso suas pernas são bem curtas, fazendo com que ele se pareça com um cachorro salsicha.

O mais interessante é que o Landrace é um híbrido, sendo que uma das raças pertencentes ao híbrido é a Large White, e por isso eles têm algumas características parecidas em vários sentidos.

Porém, devemos dizer que esse híbrido não ocorreu de forma natural, mas sim foi criado de maneira genética para aumentar a produção de carne e o tamanho dos porcos, já que o Landrace consegue atingir tamanhos exorbitantes, que são extremamente importantes para a produção de carne.

Portanto, basicamente todo criador de porcos possui algum Landrace em sua criação, já que eles aumentam os rendimentos de carne, são bem maiores, tendem a custar menos por seres mais populares e, consequentemente, também podem ser encontrados em qualquer lugar.

Duroc

Essa é uma espécie que teve origem nos Estados Unidos, e também pode ser chamada de Duroc Jersey exatamente por esse mesmo motivo.

O porco Duroc também possui o corpo bem alongado como as espécies que citamos anteriormente, mas é importante destacarmos que o seu pelo é bem escuro; ou seja, a sua pelagem é toda marrom e uniforme.

Além disso, podemos dizer que o ser humano já está acostumado a criar essa espécie, já que os primeiros registros que se têm datando o aparecimento dessa espécie em nosso território são do ano de 1875, período em que o Brasil passou por diversas colonizações estrangeiras.

Por esse motivo, podemos dizer que essa é uma espécie de porco que já está bem adaptada com o território brasileiro, com elementos como clima, solo, alimentação também outros elementos como a forma de cuidar dos animais.

Portanto, essa também é outra raça de porco muito interessante e rentável para quem está pensando em começar a criar porcos, pois como já dissemos, essa é uma atividade cada vez mais famosa no Brasil.

Berkshire

Por fim, podemos citar a raça Berkshire como um excelente exemplo de porco doméstico que vem ganhando cada vez mais visibilidade no mercado e por esse motivo está incluso nessa lista agora.

Essa é uma raça que também se originou nos Estados Unidos e é um híbrido entre porcos chineses, celtas e também italianos, mas especificamente napolitanos.

Uma característica importante dessa espécie é que ela se adapta facilmente a novos ambientes, além de ser extremamente robusta e, consequentemente, possuir tudo o que é necessário para fazer parte de uma criação semi-intensiva.

Algo muito interessante sobre esse porco é que 90% do seu corpo é preto, mas mesmo assim ele possui alguns locais do corpo que se destacam por serem brancos, e por isso podemos dizer que ele possui duas cores de pelagem.

Piétrain

Apesar de não ser ainda muito conhecida por conta de sua origem belga, a raça de porco doméstico Piétrain foi reconhecida como sendo realmente uma raça no ano de 1950.

Essa é uma raça que possui pelagem rosa clara, quase branca, com diversas manchas acinzentadas espalhadas por todo o corpo, dando um toque a mais ao animal.

Ela vem recebendo diversas “melhorias” ao longo do tempo para se tornar uma raça mais produtiva, apesar de o porte do animal já ser grande e ele já ser considerado um animal robusto.

Portanto, essa é uma outra raça de porco doméstico que podemos levar em consideração quando falamos sobre esse assunto.

Logo, essas são algumas raças que podemos citar que com certeza são muito interessantes para as pessoas que estão buscando espécies diferentes de porcos domésticos para criar e ainda não sabem muito bem qual escolher.

Quer saber ainda mais informações sobre outros animais interessantes e não sabe muito bem onde encontrar textos de qualidade? Sem problemas, aqui sempre temos os melhores textos para você! Confira também aqui em nosso site: Lista de tipos de rinocerontes – Espécies com nomes e fotos

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *